ACABOU O MAIOR SITE PIRATA DE MÚSICA

Uma operação policial desta semana tirou do ar o What.CD, o maior site de partilha de músicas via torrent do mundo. Há dez anos no ar, o portal era ponto de encontro para quem buscava música pirata para “sacar” online.

No Twitter, os administradores do site confirmaram o fim das actividades. “É improvável que voltemos em breve no nosso formato actual”, explicaram. “Todos os dados do site foram destruídos. Até logo e obrigado por tudo”.

O ARS Technica relata que o fim do site ocorreu após uma operação policial na França para apreender toda a infraestrutura do What.CD. Por outro lado, os operadores do portal alegam que o fim das actividades foi uma decisão deles e que a polícia não tem nada a ver com isso e jamais chegou a se apropriar dos servidores. Tanto é que o site do What.CD continua online com uma mensagem de despedida – o que não seria possível caso todos os computadores tivessem sido apreendidos.

Polémicas a parte, o What.CD fez história entre os piratas. Fundado em 2007, aos poucos o site se consolidou como o maior do género no segmento de partilha de músicas. Novos usuários só tinham acesso ao conteúdo por convite, o que ajudou a formar um senso de comunidade entre os participantes. Tanto é que o What.CD se mantinha de dinheiro doado pelos utilizadores, que, segundo os administradores, era todo revertido em melhorias para o tracker.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.