MAIS DE 20 CONCELHOS EM RISCO MUITO ELEVADO DE INCÊNDIO

Mais de duas dezenas de concelhos de oito distritos do continente estão hoje em risco muito elevado de incêndio, que deverá aumentar nos próximos dias acompanhando uma pequena subida da temperatura máxima, segundo o IPMA.

Mais de duas dezenas de concelhos de oito distritos do continente estão hoje em risco muito elevado de incêndio, que deverá aumentar nos próximos dias acompanhando uma pequena subida da temperatura máxima, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco máximo de incêndio estão hoje 24 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu e Bragança.

Até sexta-feira, o risco de incêndio vai aumentar e abranger cada vez mais área de Portugal continental, segundo as previsões do IPMA disponíveis.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado até meio da manhã no litoral a norte do Cabo Raso, onde há possibilidade de ocorrência de chuvisco, podendo a nebulosidade persistir na faixa costeira até final da manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, vento em geral fraco, predominando de noroeste durante a tarde, e sendo moderado na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral, e pequena subida da temperatura máxima no interior.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro e no Porto) e os 34 (em Évora e Beja).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.