RÁDIO REGIONAL
MARCELO TRANQUILIZA PORTUGUESES
NACIONAL

MARCELO PROMULGA LEI DA PARIDADE

Numa nota publicada hoje no `site` da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa recorda que o novo regime legal, aprovado pelo parlamento em Junho, “corresponde a medidas tomadas em vários outros países da União Europeia, com resultados significativos num maior equilíbrio de género nos órgãos de gestão de empresas”.

A nota sublinha que o novo quadro legal traduz uma “orientação há muito preconizada pelo Presidente da República, pelo que, apesar de se poder invocar poder haver uma excessiva intervenção e voluntarismo do Estado e de eventuais objecções de técnica jurídica quanto a remissões entre preceitos”, decidiu promulgar o diploma do parlamento.

Aquando da aprovação da proposta em Conselho de Ministros, o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, realçou que o diploma “dá cumprimento ao objectivo do programa de Governo que estabelece como objectivo uma representação equilibrada de ambos os sexos nos órgãos de gestão das empresas de sector público e nas empresas cotadas em bolsa, estabelecendo como objectivo 33% como representação mínima de cada um dos sexos”.

No caso dos órgãos de administração de fiscalização das empresas do sector público empresarial, o limiar mínimo estabelecido pelo Governo a partir de 01 de Janeiro de 2018 é de 33,3% para as novas administrações.

Já no caso das empresas cotadas em bolsa, a proposta do executivo prevê um mecanismo gradual, uma vez que a partir de 01 de Janeiro de 2018 fixou os 20% como limite mínimo, sendo os 33,3% de representação equilibrada só obrigatórios a partir de 01 de Janeiro de 2020.

Questionado pelos jornalistas sobre os mecanismos de penalização em caso de incumprimento destas cotas, Eduardo Cabrita explicou que no caso do sector público haverá uma “invalidade da nomeação”.

“Nas empresas cotadas em bolsa há um mecanismo de acompanhamento e de notificação por parte da CMVM que não sendo corrigida a falta de representação de género determinará que num primeiro semestre a empresa pague como sanção o equivalente à totalidade das remunerações do órgão social em que é violada esta disposição”, revelou.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou também o diploma que estabelece métodos de cálculo e requisitos de relatórios relativos a combustíveis e emissão de gases com efeito de estufa, transpondo assim uma directiva da União Europeia.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

PORTUGAL CONQUISTA O BRONZE NO MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS

Rádio Regional

IMI SOBE 3% NA HABITAÇÃO E 4% NO COMÉRCIO E INDÚSTRIA EM 2027

Rádio Regional

PORTO: VALOR DAS RENDAS DISPAROU MAIS DE 76% EM CINCO ANOS

Rádio Regional

CHAVES: AUTARQUIA INDIGNADA COM AUSÊNCIA DE ANA PAULA MARTINS

Rádio Regional

RISCO DE POBREZA PERSISTENTE ATINGIA 9,5% DA POPULAÇÃO PORTUGUESA EM 2025

Rádio Regional

ZERO APONTA DESCALABRO NA RECICLAGEM DE RESÍDUOS ELÉTRICOS NACIONAIS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.