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ECONOMIA & FINANÇAS

MÁRIO CENTENO CONFIRMA CINCO NOVOS HOSPITAIS

Mário Centeno, em conferência de imprensa esta terça-feira de manhã, anunciou mais cinco grandes unidades de saúde em Portugal. “A saúde é a maior das prioridades”, frisou.

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Mário Centeno, em conferência de imprensa esta terça-feira de manhã, anunciou mais cinco grandes unidades de saúde em Portugal. “A saúde é a maior das prioridades”, frisou.

O ministro das Finanças, que esta terça-feira apresentou as principais propostas para o Orçamento de Estado para 2019, diz que este é um Orçamento “histórico para Portugal”, com um défice de 0,2% do PIB “pela primeira vez em 40 anos”.

“Este Orçamento de Estado tem um enquadramento macroeconómico caracterizado por um crescimento sustentado, marcado por aumentos na produtividade e nos salários”, começou por dizer Mário Centeno, no início da conferência de imprensa, desta terça-feira de manhã.

“Na área da saúde, os investimentos são múltiplos, com a construção de cinco novos hospitais. Nos cuidados de saúde primária com a abertura ou valorização de muitas dezenas de centros de saúde. A saúde é e sublinho mais uma vez, a maior das prioridades naquela que é a acção do Governo nas políticas sociais”, disse.

A proposta de Orçamento do Estado prevê, assim, o investimento em cinco novos hospitais: Évora, Lisboa Oriental, Madeira, Seixal e Sintra, investimentos que o antigo ministro Adalberto Campos Fernandes vincava com frequência.

Mais 523,3 milhões de euros para a Saúde:

Ainda na área da saúde, Mário Centeno referiu esta manhã o projeto-piloto para a gestão dos hospitais.

O Ministério da Saúde vai ter mais 523,3 milhões de euros para gastar em 2019, num total de 10.922 milhões de euros.

Trata-se de um acréscimo de 5% relativamente ao estimado para 2018, especifica a proposta do Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano entregue na noite de segunda-feira.

“Satisfeito”, mas “insatisfeito”:

Ontem, Adalberto Campos Fernandes, de saída do Governo, diz que a saúde é “um setor muito difícil, que tem de ser salvo”.

O médico e ex-ministro da Saúde confirmou que saiu a seu pedido para dar lugar a “outro jogador, com mais energia”. Garantiu que sai “satisfeito” com o seu trabalho, mas ao mesmo tempo “insatisfeito, porque podia ter feito muito mais, com certeza”.

O ex-ministro prometeu ainda ajudar a sua sucessora, Marta Temido, que convidou para a Administração Central do Sistema de Saúde em 2016, instituto do ministério de onde esta saiu no final de 2017.

Nuno Noronha

ECONOMIA & FINANÇAS

BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

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O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

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PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE

O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

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O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.

O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.

Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.

O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.

O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.

Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.

Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.

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