RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

MARTE: SONDA DA NASA DETETA POSSÍVEIS DEPÓSITOS DE GELO

Uma câmara de alta resolução a bordo da missão Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA detetou pequenos e disseminados pontos brilhantes nas vastas planícies que rodeiam o Polo Norte de Marte, que se acredita serem depósitos de geada ou gelo resistentes ao calor do verão.

A observação, noticiada esta terça-feira pela agência Europa Press, foi realizada pela câmara HiRISE, um dos instrumentos mais potentes a orbitar o planeta vermelho. As imagens, captadas a uma latitude de 75 graus norte, mostram estes pontos que parecem persistir até ao verão e, em alguns casos, durante toda a estação.

A imagem foi adquirida durante o solstício de verão do hemisfério norte marciano, o equivalente ao início de julho na Terra, o período de maior insolação na região.

Segundo um comunicado divulgado no site oficial do instrumento, operado pela Universidade do Arizona, nos EUA, a persistência destes pontos é um forte indício. “Isto demonstra que o gelo é perene ou quase perene, o que significa que o ambiente está a aproximar-se de condições nas quais o gelo à superfície pode acumular-se e sobreviver”, pode ler-se na nota.

Esta descoberta é significativa, pois, embora a imagem original tivesse como objetivo monitorizar depósitos perenes de gelo já conhecidos e de maiores dimensões, a análise revelou a presença destes inúmeros pontos brilhantes mais pequenos e dispersos.

A existência de gelo de água estável à superfície ou a baixa profundidade é um dos focos principais da exploração de Marte, não só para compreender a história climática do planeta, mas também como um recurso potencialmente vital para futuras missões tripuladas. A confirmação de que existem zonas onde o gelo pode ser perene, mesmo em planícies expostas, abre novas perspetivas para a ciência planetária..


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CHAVES: 80 ESPECIALISTAS EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA

Rádio Regional

BRAGANÇA: GOVERNO FORMALIZA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE

Rádio Regional

UTAD CRIA BIOESTIMULANTES NATURAIS PARA AUMENTAR PRODUÇÃO DE CEREJA

Rádio Regional

CHAVES: III JORNADAS DA EDUCAÇÃO DEDICADAS À NEUROCIÊNCIA E INOVAÇÃO

Rádio Regional

LUÍS MONTENEGRO ANUNCIA A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRAGANÇA

Vítor Fernandes

HOSPITAL DE AVEIRO REALIZA PIONEIRA MASTECTOMIA ENDOSCÓPICA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.