RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

MATOSINHOS: JUNTA DE FREGUESIA ‘VERIFICA’ 200 IDOSOS POR DIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Junta de Freguesia de Matosinhos – Leça da Palmeira, em Matosinhos, contacta diariamente cerca de 200 idosos para conversar, partilhar informação e saber das suas necessidades em termos de alimentação e medicação face à pandemia da covid-19.

O projeto “Linha de Apoio + 65 anos”, que passa pela realização de chamadas telefónicas aos idosos, é dinamizada por uma rede de psicólogos voluntários e técnicos desta freguesia, no distrito do Porto, disse à Lusa o presidente, Pedro Sousa.

“Todos sabemos que a população idosa deve estar mais protegida face à Covid-19. A Junta de Freguesia tem feito um trabalho intensivo e de sensibilização para a necessidade de permanecer em casa neste período crítico, contudo, também precisamos de levar uma palavra de afeto e carinho a esta população, daí que os telefonemas diários são muito importantes”, afirmou o socialista.

O objetivo é estar “presente no dia-a-dia” dos idosos para que não se sintam sós e isolados e possam receber todos os cuidados necessários”, sublinhou.

Pedro Sousa comentou ter sido aprovado um “Programa de Emergência Social” que envolve várias ações, além desta, para “ajudar quem mais precisa” para fazer face à pandemia.

O orçamento da junta está centrado nas medidas de apoio social, em detrimento das atividades culturais, desportivas e recreativas, frisou.

Os reforços das medidas de apoio social são “fundamentais” para garantir a segurança e bem-estar da população inserida nos denominados “grupos de risco”, adiantou.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado no dia 02 de abril na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

VEJA AINDA:

VILA NOVA DE FOZ CÔA: ARQUEÓLOGOS DESCOBREM NOVAS GRAVURAS COM 12 MIL ANOS

Lusa

PORTO: HOSPITAL DE SÃO JOÃO DUPLICA COLHEITA DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE

Lusa

VIANA DO CASTELO: EM CINCO MESES ARDEU TANTO QUANTO TODO O ANO DE 2021

Lusa

PORTO: METRO ALARGA LINHA DO AEROPORTO E REFORÇA FREQUÊNCIAS

Lusa

VISEU: PADRE ACUSADO POR TENTATIVA DE COAÇÃO SEXUAL E ALICIAMENTO DE MENOR

Lusa

ARMAMAR: MULHER GRAVEMENTE FERIDA EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Lusa