Connect with us

REGIÕES

MATOSINHOS QUER STCP EM TODA A ÁREA METROPOLITANA

A Câmara Municipal de Matosinhos defende que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) seja a operadora interna dos transportes públicos em Matosinhos, tal como nos restantes municípios em que opera, a partir de 2020.

Datas:

em

A Câmara Municipal de Matosinhos defende que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) seja a operadora interna dos transportes públicos em Matosinhos, tal como nos restantes municípios em que opera, a partir de 2020.

Matosinhos, no distrito do Porto, defende que a STCP seja o operador interno do concelho fazendo corresponder a essa gestão uma “rede única, otimizada, coerente e servida com idêntica qualidade por todo o território”, adiantou hoje à Lusa o vereador do PCP, com os pelouros da Mobilidade e Proteção Civil, José Pedro Rodrigues.

Esta recomendação, que obteve consenso de todas as forças com assento na câmara, defende que a rede de transportes públicos deve aumentar na sua extensão total e contemplar o reforço de serviço em zonas carenciadas.

Outra das anotações é que a futura frota incorpore veículos alimentados com fontes de energia mais sustentáveis do que a atual e que o futuro tarifário mantenha o passe Andante em toda a rede, eventualmente a par ou complementada por outras opções, em debate, como o passe único metropolitano, diminuindo os atuais custos de acesso ao transporte público.

A evolução positiva nos horários, sobretudo noturnos, no serviço aos polos de concentração de emprego é outra das necessidades expressas na proposta.

“Há condições para que a STCP seja a operadora interna dos seis municípios da Área Metropolitana do Porto e que vá o mais longe possível”, frisou José Pedro Rodrigues.

Na recomendação recorda-se que o Município de Matosinhos tem responsabilidades enquanto autoridade de transportes e entidade cogestora da operação da STCP até 2024.

Atualmente, a Resende é a operadora responsável pela cobertura do concelho de Matosinhos, contudo, face aos acidentes/incidentes dos últimos tempos, o vereador do PCP adiantou que a licença não deverá ser prorrogada, sendo esta válida até 31 de dezembro, estando já em negociações para a substituir.

Na fotografia, Luísa Salgueiro, a Presidente da Autarquia de Matosinhos, que em virtude dos acidentes recentes tem manifestado preocupações relativamente à qualidade do serviço prestado pela Resende.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JUSTIÇAPublicado há 13 horas

BRUNO DE CARVALHO CONHECE AMANHÃ AS MEDIDAS DE COAÇÃO

A leitura da decisão de aplicação de medidas de coação ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá será...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

FENPROF ENTREGA PRÉ-AVISO DE GREVE E JUNTA-SE À CGTP NOS PROTESTOS

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) junta-se na quinta-feira à manifestação nacional da CGTP, em Lisboa, tendo entregue um pré-aviso...

INTERNACIONALPublicado há 16 horas

DESCOBERTO UM NOVO PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra...

REGIÕESPublicado há 21 horas

GREVE DOS ESTIVADORES PARALISOU 90% DO PORTO DE SETÚBAL

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, António Mariano, disse hoje que 90% dos trabalhadores do Porto...

REGIÕESPublicado há 22 horas

CASAS EM RISCO JUNTO AO MAR SERÃO DEMOLIDAS

O Ministro do Ambiente afirmou hoje que quatro núcleos habitacionais de Esposende e Espinho, em perigo por causa da subida...

JUSTIÇAPublicado há 22 horas

GREVE DOS FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS REGISTA 95% DE ADESÃO

A greve dos funcionários judiciais fechou hoje tribunais em todo o país, com uma adesão global que ronda os 95%,...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

BRUNO DE CARVALHO ESTÁ A SER OUVIDO NO TRIBUNAL DO BARREIRO

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho já começou hoje a ser interrogado pelo juiz Carlos Delca, no âmbito da...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

GREVE ATRASA INTERROGATÓRIO A BRUNO DE CARVALHO

O interrogatório ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, no Tribunal do Barreiro, poderá prolongar-se para além de hoje devido...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

PORTAGENS VÃO FICAR MAIS CARAS EM 2019

Os preços das portagens nas autoestradas vão aumentar 0,88% em janeiro de 2019, tendo em conta a taxa de inflação...

INTERNACIONALPublicado há 3 dias

FRANÇA QUER REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA INTERNET

O governo francês tentou hoje relançar as negociações globais para um código internacional de conduta na Internet, com um manifesto...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS