INTERNACIONAL

MÉXICO: FORTE SISMO COM ALERTA TSUNAMI

O México está em alerta, depois de um forte sismo ter atingido a costa Sul do país. O abalo, com uma magnitude de 8,1 escala de Richter, foi registado na região de fronteira com a Guatemala pouco depois da meia-noite, hora local (6h em Lisboa), precisa o Instituto Geológico norte-americano. Já de acordo com o Serviço Sismológico Nacional Mexicano, a magnitude do sismo chegou aos 8,4 na escala de Richter.

Foi confirmada a formação de um tsunami, para o qual estão previstas ondas de 0,7 até três metros acima do nível médio da água do mar, que poderá afectar toda a América Central. Há registo de pelo menos seis mortos, entre eles duas crianças no estado de Tabasco, informou o governador Arturo Nunez, citado pela Reuters.. Outras duas vítimas foram registadas no sul do país, no estado de Chiapas, informou o ministro do Interior (Administração Interna). O abalo provocou também feridos, mas ainda não existem números oficiais.

O sismo ocorreu 200 quilómetros a Sudoeste de Tuxtla Gutiérrez, cidade que por sua vez fica a 830 quilómetros da Cidade do México e a quase 600 quilómetros da Cidade da Guatemala, as capitais de ambos os países, onde o abalo também foi sentido. É o sismo mais forte registado desde 1985. A população está a receber indicações para se afastar das zonas costeiras.

Segundo o New York Times, as populações saíram em pânico para a rua. As autoridades mexicanas emitiram logo depois um alerta de tsunami e deram ordem de evacuação das zonas costeiras.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico confirma a formação de tsnuami. Depois de admitir que ondas perigosas podiam atingir as costas de México, Guatemala, El Savador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador, durante nas próximas três horas, o instituto confirmou a formação de ondas até cerca de três metros.

Não há para já registo de danos maiores provocados pelo sismo, mas existem algumas janelas partidas no aeroporto. Alguns bairros da capital ficaram ainda sem energia. Foram ainda sentidas réplicas com magnitude superior a 5 na escala de Richter. As autoridades alertam para a probabilidade de continuarem a ser sentidas durante as próximas 24 horas.

VEJA AINDA:

ALARMANTE: ‘A VERDADEIRA PANDEMIA SÓ AGORA COMEÇOU’ DIZ ESPECIALISTA

Lusa

EMPRESA JAPONESA LANÇA LÂMPADA UV INÓCUA PARA HUMANOS QUE INATIVA CORONAVÍRUS

Lusa

ISABEL DO SANTOS E MARIDO FORAM ALVO DE RELATÓRIOS SOBRE ATIVIDADES SUSPEITAS EM 2013 NOS EUA

Lusa

PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL ALERTA QUE A FOME ATINGIU O MAIOR NÚMERO DE SEMPRE

Lusa

FIFA ESTIMA PREJUÍZOS DE 12 MIL MILHÕES E LANÇA APOIOS ÀS FEDERAÇÕES

Lusa

RUI VITÓRIA: AL NASSR VENCEU A ‘LIGA DOS CAMPEÕES’ ASIÁTICA

Lusa