RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

MICHELIN E GENERAL MOTORS APRESENTAM O NOVO PNEU SEM AR COMPRIMIDO

A Michelin e a General Motors, apresentaram hoje, no primeiro dia da conferência Movin’On Mobilidade Sustentável, que decorre em Montreal, no Canadá até quinta-feira, o protótipo Uptis, uma nova geração de pneus sem ar comprimido para veículos automóveis.

O Uptis (na sigla original Unique Puncture-proof Tire System) foi apresentado por Eric Vinesse, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Michelin, para quem o protótipo representa a visão que a empresa tem “a favor da mobilidade durável” e garantiu que, apesar de ser hoje “um conceito, será um dia realidade”.

A tecnologia hoje apresentada é o resultado de um trabalho de 10 anos de estudo, de acordo com o responsável, que revelou que o protótipo é “uma estrutura única que junta componente de borracha, alumínio e resina, além de alta tecnologia (não especificada)” o que o torna “extremamente leve e resistente”.

Segundo Eric Vinesse, a Michelin, em parceria neste projeto com a General Motors, pensa poder equipar as viaturas com aqueles pneus “em 2024”.

A nova tecnologia permite, de acordo com os responsáveis, eliminar o risco de perfurações, “deixando de haver viaturas estacionadas na beira da estrada para trocar o pneu furado”, além de reduzir a poluição ambiental dado que atualmente são dispensados “mais de 250 milhões de pneus no mundo”.

De acordo com Eric Vinesse, o Uptis irá permitir “mais mobilidade, mais segurança, com um menor impacto ambiental”.

O protótipo Uptis representa, de acordo com Eric Vinesse, “um passo decisivo na realização do conceito Vision da Michelin”, que foi apresentado na edição de 2017 do Movin’On.

Este conceito é baseado em quatro pilares principais de inovação: “Airless” (sem ar), “connected (conectados), “3D printable” (impressão a três dimensões) e “100% sustainable” (materiais totalmente renováveis ou de base biológica).

A terceira edição da conferência Movin’On Mobilidade Sustentável, sob o mote “passar da ambição para a ação”, junta a partir de hoje em Montreal, no Canadá, mais de 5.000 participantes entre empresas, representantes governamentais e académicos.

A edição de 2019 — Soluções para Ecossistemas Multimodais, centra-se em cinco grandes temáticas: economia circular, transporte de mercadorias e multi-mobilidade, tecnologias inovadoras, descarbonização e qualidade do ar e trânsito urbano multimodal e a sociedade.

Durante três dias, os participantes podem ouvir os especialistas falar sobre como irá desenhar-se o futuro da mobilidade nos transportes e as soluções que podem ser apresentadas em termos de ecossistemas multimodais.

São esperados mais de cinco mil participantes, representando 67 países, delegações de 25 cidades, 155 parceiros e 40 ‘startups’.

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

NOVO REGIME DE TESTES PARA VEÍCULOS AUTÓNOMOS ENTRA EM VIGOR EM PORTUGAL

Rádio Regional

MERCADO AUTOMÓVEL CRESCE 9,4% ATÉ MAIO COM DOMÍNIO DE ELETRIFICADOS

Rádio Regional

TRANSIÇÃO PARA CARROS ELÉTRICOS ENFRENTA ESCASSEZ DE MINERAIS

Rádio Regional

VILA REAL ANUNCIA 55.ª EDIÇÃO DO CIRCUITO INTERNACIONAL EM JULHO

Rádio Regional

THIERRY NEUVILLE VENCE RALLY DE PORTUGAL E QUEBRA JEJUM DA HYUNDAI

Rádio Regional

BRAGANÇA: BUSCAS EM CENTROS DE INSPEÇÃO AUTOMÓVEL POR FRAUDE E CORRUPÇÃO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.