RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA RÚSSIA NEGA QUE PUTIN ESTEJA DOENTE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, negou, este domingo, que o Presidente russo, Vladimir Putin, esteja doente, assegurando que não mostra sinais disso.

A saúde de Putin e sua vida privada são assuntos tabus na Rússia, quase nunca discutidos em público.

Mas, este domingo, em resposta a uma pergunta do canal de televisão francês TF1, Lavrov referiu: “Não acredito que alguém com a cabeça clara possa ver nesta pessoa [Putin] sinais de qualquer doença ou enfermidade”.

Num comunicado, o chefe da diplomacia russa realçou que Vladimir Putin, que completa 70 anos em outubro, aparece em público “diariamente”.

“Podem vê-lo no ecrã, ler ou ouvir os seus discursos”, acrescentou.

“Deixo que aqueles que espalham tais rumores resolvam isso com a sua consciência, apesar das oportunidades diárias que têm para verificar o que está acontecendo”, insistiu.

Há duas semanas, em entrevista à Sky News, o chefe da inteligência ucraniana, Kyrylo Budanov, afirmou que o Presidente russo “está numa condição física e psicológica muito má”.

Na entrevista, Budanov disse ainda acreditar que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia poderá ficar resolvido até ao final do ano.

Vladimir Putin está no poder há mais de duas décadas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa

CRESCIMENTO DA AQUICULTURA LEVA PRODUÇÃO A NÍVEL RECORDE EM 2020

Lusa