Ligue-se a nós

REGIÕES

MISERICÓRDIA DE BRAGANÇA COMEMORA 500 ANOS

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) comemora 500 anos de existência com atividades de janeiro a dezembro e o “momento alto” agendado para julho, com a presença do Presidente da República, divulgou hoje a instituição.

Online há

em

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) comemora 500 anos de existência com actividades de Janeiro a Dezembro e o “momento alto” agendado para Julho, com a presença do Presidente da República, divulgou hoje a instituição.

A partir da próxima semana e até dezembro, todos os meses haverá atividades abertas à comunidade e representativas de todas as valências que a instituição disponibiliza aos mais de 1.200 utentes atendidos diariamente por cerca de 340 colaboradores.

Institucionalmente, como indicou hoje o provedor Eleutério Alves, “o momento alto vai ser em Julho”, quando a instituição completa os 500 anos, e contará com a presença do Presidente da República, faltando confirmar se será no dia 05 ou 06, o que vai depender da agenda de Marcelo Rebelo de Sousa.

A Misericórdia é o maior empregador privado do concelho de Bragança, como realçou, na apresentação do programa das comemorações, o provedor, salientando que “transfere anualmente mais de 4,5 milhões de euros, através dos recursos humanos que tem ao seu serviço”.

“Significa que tem um peso económico grande, para além de tudo aquilo que induz a montante da instituição, de outras empresas que são criadas para responder às necessidades da instituição”, acrescentou.

A instituição tem respostas sociais em áreas que vão dos idosos, infância e juventude, educação, família, deficiência, ação social, cultura ou saúde e criou a única casa abrigo para vítimas de violência doméstica, nesta região.

A área da saúde mental faz parte dos desafios futuros, já que, segundo o provedor, é uma das necessidades que a comunidade local apresenta.

O provedor adiantou, que a Misericórdia já se encontra como “entidade disponível” para ser parceira no Plano Nacional da Saúde Mental que está a começar a ser implementado em Portugal.

Em Bragança, a instituição mostra-se disponível para criar, em parceria com o Estado, respostas para doentes com patologias como as demências.

O programa das comemorações, sob o lema “500 anos a fazer bem”, arranca na segunda-feira e todo o mês de janeiro será dedicado aos idosos.

Cada mês do ano abordará e divulgará as práticas e serviços prestados pela instituição, como explicou Ana Paula Pires, da comissão organizadora.

Fevereiro será o mês dedicado ao social, Março à vertente religiosa da “semana santa”, Abril à infância, maio ao desporto e Junho terá jornadas museológicas.

Julho é o ponto alto das comemorações que prosseguem em agosto com atenção aos cuidados continuados, para setembro há rastreios de saúde para a comunidade, outubro é o mês da cultura, novembro dedicado à violência contra as mulheres e dezembro à inclusão.

Do programa fazem parte palestras com oradores a abordarem as diferentes temáticas, o lançamento de livros e exposições sobre os 500 anos da Misericórdia de Bragança.

LUSA

REGIÕES

PORTO: TINO DE RANS CONFIRMA NOVA CANDIDATURA À AUTARQUIA

O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, é candidato à Câmara Municipal do Porto para trazer frescura e movimento à cidade e dar voz às pessoas.

Online há

em

O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, é candidato à Câmara Municipal do Porto para trazer frescura e movimento à cidade e dar voz às pessoas.

“O Porto precisa de movimento, precisa de frescura e é isto que esta candidatura vai trazer”, afirmou Tino de Rans na Estação de São Bento, no Porto, a segurar uma mala de viagem onde se lia o lema da campanha “Porto a Bom Porto”.

O candidato à autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira que não pode recandidatar-se devido à limitação de mandatos, disse pretender ainda dar voz às pessoas, fixar os jovens e respeitar os idosos.

Na sua opinião, o Porto tem coisas “muito importantes”, mas falta-lhe algo simples que é fixar as pessoas na cidade.

“Fico triste quando um concelho com este potencial tem vindo a perder muita gente”, referiu.

Segundo Tino de Rans, é importante criar condições, nomeadamente habitação a preços acessíveis, para fixar os jovens no Porto.

Além disso, acrescentou, é necessário ouvir as pessoas para saber o que estas veem, querem e pensam para a cidade.

“O Porto tem potencial e futuro”, atirou o candidato, de 53 anos.

Tino de Rans, que diz conhecer o Porto muito bem fruto da sua profissão, assumiu que também quer voltar a ver as pessoas felizes com a cidade.

Entretanto, a Direção Política Nacional do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), partido fundado por Tino de Rans, manifestou “enorme surpresa” pela candidatura deste às eleições autárquicas.

O RIR revelou que Tino de Rans nunca apresentou à direção do partido qualquer projeto de candidatura à Câmara do Porto, nem expressou interesse nisso.

Considerando-se “totalmente desrespeitado” pelo fundador do partido, o RIR vincou que “não tem donos, nem pode ficar manietado à vontade e à vaidade do seu fundador”.

Motivo pelo qual irá reunir, a seu tempo, para decidir se apoiará ou não a candidatura de Tino de Rans às eleições autárquicas de 2025.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

LER MAIS

REGIÕES

LEÇA DA PALMEIRA: PERNAS HUMANAS DERAM À COSTA NA PRAIA DO ATERRO

As pernas de um cadáver deram à costa da praia do aterro, em Leça da Palmeira, esta quinta-feira, avançou o Notícias ao Minuto, que cita fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.

Online há

em

As pernas de um cadáver deram à costa da praia do aterro, em Leça da Palmeira, esta quinta-feira, avançou o Notícias ao Minuto, que cita fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.

A parte do corpo foi removida do local e enviada para o Instituto de Medicina Legal do Porto para autópsia.

O alerta aos meios de socorro foi dado pelas 13h26.

De acordo com a mesma fonte, estiveram no local os Bombeiros Voluntários de Leixões, a Polícia Marítima e a Polícia Judiciária.

LER MAIS

MAIS LIDAS