Connect with us

MOTORES

MITO: AQUECER O MOTOR NO “RELENTI”

Era prática comum há alguns anos e ainda existe quem o faça nos dias que correm: ligar o motor do carro de manhã, sobretudo em dias de frio mais intenso, e deixá-lo aquecer parado durante largos minutos. Vamos esclarecer o mito. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Datas:

em

Era prática comum há alguns anos e ainda existe quem o faça nos dias que correm: ligar o motor do carro de manhã, sobretudo em dias de frio mais intenso, e deixá-lo aquecer parado durante largos minutos. Vamos esclarecer o mito.

Contudo, se em carros mais antigos com carburadores essa noção pode ainda ter alguma validade, na modernidade da indústria automóvel, o aquecimento prévio dos motores com o veículo parado pode ser prejudicial em duas vertentes.

A primeira prende-se com a própria longevidade dos motores. Atualmente, grande parte das unidades instaladas nos automóveis recorre a sistemas de injeção mais elaborados em que a eletrónica de gestão é mais avançada e competente, já bem diferente dos motores de carburador como os que eram prática corrente até meados da década de 1990.

Nestes, como os carburadores recorrem a uma mistura menos controlada entre gasolina e ar para providenciar a combustão (devido à ausência de sensores que controlem a quantidade de combustível para a mistura de combustão a frio), o aquecimento do motor com o carro parado logo ao dar à chave era algo corrente e com alguma validade.

Porém, nos veículos modernos, os cilindros e os pistões acabam por ser prejudicados pelo aquecimento antes de se começar a andar. A razão é simples: a mistura de ar e combustível que é possibilitada dentro do cilindro pelos pistões torna-se desequilibrada na medida em que os sensores dos veículos modernos ‘leem’ a temperatura ambiente e conseguem adicionar mais combustível à mistura, tornando-a mais rica na fase inicial da condução, até que o motor atinja a temperatura ideal – usualmente, nos 90º C.

Ora, quando o veículo está parado e no ralenti por um longo período de tempo (e é esta a principal questão), a mistura mais rica de combustível com o ar torna mais difícil que o mesmo evapore, acabando por ‘limpar’ o óleo lubrificante protetor dos cilindros, também ele mais evoluído e mais ‘fino’. Ou seja, a forma mais eficiente e correta de ‘aquecer’ um motor até ao seu registo térmico ideal é conduzindo-o para que mais depressa atinja a fase de mistura normal.

Se vive no Norte do país ou em regiões de maior altitude, poderá ter de lidar com questões como gelo ou neve no para-brisas, pelo que convém limpá-lo previamente e não deixar o veículo estar mais do que 30 segundos ou um minuto parado.

Naturalmente, encetar uma condução acelerada logo desde o arranque também é contraproducente, pelo que o ideal é começar a conduzir de forma normal, evitando também os trajetos mais curtos, nos quais o motor não chega à temperatura ideal

Por outro lado, a segunda razão prende-se com a questão do consumo suplementar de combustível e pelas emissões que gera enquanto está parado.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.


INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHAVES BATEU E CONVENCEU O PORTIMONENSE

O Desportivo de Chaves regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Portimonense,...

DESPORTOPublicado há 22 horas

SALVIO “SALVA” BENFICA JÁ NOS DESCONTOS (vídeo)

Já nos descontos, Salvio "salvou" o Benfica e mantém a chama do título viva. Com esta vitória o benfica regressa...

DESPORTOPublicado há 24 horas

BARCELONA CONQUISTA TAÇA DO REI

O FC Barcelona conquistou hoje a sua 30.ª Taça do Rei de Espanha em futebol, a quarta consecutiva, após golear...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

TRABALHADORES DA “ÁGUAS DE PORTUGAL” EM GREVE A 24 DE ABRIL

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) marcaram greve nacional para a próxima terça-feira, 24 de abril, pelo aumento...

DESPORTOPublicado há 1 dia

MÁRIO PATRÃO LIDERA RALI MOROCCO DESERT CHALLENGE

O motard Mário Patrão (KTM) manteve hoje a liderança do Rali Morocco Desert Challenge em todo o terreno, enquanto o...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

DBRS SOBE RATING A PORTUGAL

A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspectiva estável,...

MÚSICA & CINEMAPublicado há 2 dias

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS