DESPORTO
MORREU MONIZ PEREIRA
Foi uma das figuras maiores do desporto português e o grande responsável pelo nascimento de um Portugal campeão no atletismo. Deixou fisicamente o país que tanto amou, mas a sua memória será para sempre recordada. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !
![MORREU MONIZ PEREIRA](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2016/08/moniz_pereira.jpg)
Portugal está de luto. Mário Alberto Freire Moniz Pereira faleceu este domingo, aos 95 anos, e deixou o mundo do desporto mais pobre. O ‘Senhor Atletismo’ era um verdadeiro homem dos sete ofícios, tendo sido atleta em várias modalidades, treinador, selecionador e compositor.
Recordado por muitos pelo impulso que deu não só ao atletismo mas aos desportistas em si, são muitos os que o descrevem como o responsável pelo desenvolvimento da modalidade em Portugal e por uma época dourada do atletismo.
“Devemos-lhe o legado de acreditar que é possível fazer e ter resultados no atletismo. Foi um grande exemplo, não só para o atletismo como para toda a sociedade”, afirmou, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, dá conta A Bola.
Um “fazedor de campeões”:
O atletismo confunde-se com o nome desta personagem incontornável, tal como acontece com o Sporting. Durante várias décadas, Moniz Pereira – que para sempre será uma inspiração para os portugueses – foi visto como um homem dedicado às suas paixões e foi assim que conseguiu tornar-se numa figura determinante tanto a nível nacional como internacional.
O atletismo ficou mais pobre sem uma figura que sempre reclamou maior protagonismo para as modalidades, sendo voz crítica pelo destaque dado ao futebol.
Esteve em 12 Jogos Olímpicos, 13 Europeus e 21 Mundiais de corta-mato, entre outras provas e foi o responsável pela glória de figuras como Carlos Lopes ou Fernando Mamede. Qualquer triunfo na modalidade irá ter sempre como pano de fundo o homem descrito como um ‘fazedor de campeões’. Carlos Lopes, o primeiro atleta luso a conseguir a primeira medalha olímpica e o primeiro ouro de sempre numa prova do género, destaca as suas capacidades enquanto homem. Porque o homem é que faz o atleta.
Um “senhor de paixões”:
“Ele acreditou que era possível eu tornar-me campeão. A medalha de prata em 1976, mesmo antes do ouro de 1984, foi o indício de que estava a nascer uma era dourada no atletismo nacional”, disse.
Moniz Pereira é o maior símbolo do atletismo nacional e Bruno de Carvalho, presidente dos ‘leões’ descreve-o como “criador de campeões e senhor de paixões” já Vicente Moura, ‘vice’ do Sporting para as modalidades lembra que este “amava o atletismo”, explicando que “foi uma figura muito grande do desporto nacional”.
As manifestações de pesar multiplicam-se quase à velocidade com que este sonhava e conduzia os atletas a conquistas douradas, que enriqueciam um Portugal pouco crente do seu valor. Vieram de todos os quadrantes e nem as cores clubísticas bloquearam o sentimento de pesar que se vai sentindo. “Perdeu-se uma grande referência do atletismo português e do pensamento desportivo”, disse Luís Filipe Vieira, presidente do grande rival, Benfica.
Moniz Pereira será sempre recordado como o maior símbolo do ecletismo do século XX e também o Primeiro-Ministro, António Costa, fez questão de assinalar o momento: “As minhas condolências à família do Prof. Moniz Pereira, grande atleta, recordista, dirigente e treinador de campeões”.
O desporto estava-lhe no sangue e será impossível a cada português descolar-se da triste ideia de ter perdido uma das figuras mais importantes do desporto luso.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2024/06/radioregional-logo-275-70-site.png)
DESPORTO
VINHAIS: AUTARQUIA AUMENTOU O VALOR DAS BOLSAS DE ESTUDO
A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2025/02/vinhais-autarquia-aumentou-o-valor-das-bolsas-de-estudo.jpg)
A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.
Esta medida visa dar resposta ao crescente custo de vida, em particular no que diz respeito ao alojamento, que tem impactado o orçamento dos estudantes e das suas famílias.
Segundo nota da autarquia, o objetivo deste aumento é proporcionar um apoio financeiro mais significativo às famílias dos estudantes, ajudando a diminuir os seus encargos. Esta ação demonstra o compromisso do município com a educação e com o bem-estar dos seus cidadãos, através da atribuição de 40 bolsas de estudo, um número considerado relevante.
O reajuste do valor das bolsas abrange tanto as bolsas destinadas a estudantes com dificuldades financeiras como as bolsas de mérito académico, garantindo que 5 alunos com desempenho académico excecional também sejam beneficiados com o montante de 1000 euros.
DESPORTO
PRIMEIRA LIGA: JOÃO PINHEIRO APITA O CLÁSSICO “PORTO X SPORTING”
O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela nona vez um clássico entre FC Porto e Sporting, na sexta-feira, na 21.ª jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2025/02/primeira-liga-joao-pinheiro-apita-o-classico-porto-x-sporting-2.jpg)
O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela nona vez um clássico entre FC Porto e Sporting, na sexta-feira, na 21.ª jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 16.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu nono embate entre ‘dragões’ e ‘leões’, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes para a Supertaça Cândido Oliveira, que terminou com uma vitória dos ‘azuis e brancos’, por 4-3, após prolongamento.
No jogo ‘grande’ da 21.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser David Silva, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar Tiago Martins, coadjuvado por Hugo Ribeiro (AVAR).
O Sporting, campeão em título e líder do campeonato, com 50 pontos, visita o FC Porto, terceiro classificado, com 42, a dois pontos do Benfica, segundo classificado, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto.
- DESPORTO DIRETO3 dias atrás
DIRETO: RIO AVE FC X FC PORTO (20:45)
- REGIÕES4 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
- DESPORTO4 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE SPORTING NA FINAL PELA MARCAÇÃO DE PENÁLTIS (VÍDEO)
- DESPORTO4 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: JOÃO PINHEIRO NOMEADO PARA A FINAL “SPORTING X BENFICA”
- DESPORTO DIRETO3 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
- DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X CD SANTA CLARA (18:00)
- NACIONAL3 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
- DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)