DESPORTO
MUSEU DEDICADO AO CICLISTA JOAQUIM AGOSTINHO ABRE EM AGOSTO EM TORRES VEDRAS
O Museu Joaquim Agostinho, em homenagem ao ciclista, abre ao público em 05 de agosto em Torres Vedras, de onde vai partir a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, disse hoje a presidente deste município.

O Museu Joaquim Agostinho, em homenagem ao ciclista, abre ao público em 05 de agosto em Torres Vedras, de onde vai partir a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, disse hoje a presidente deste município.
“É um espaço interativo, que explora muito os conteúdos multimédia”, adiantou Laura Rodrigues à agência Lusa.
Com o museu, este município do distrito de Lisboa quer atrair visitantes nacionais e internacionais, pela importância que o ciclista teve para a modalidade a nível nacional e internacional.
Depois de adquirir o antigo refeitório da Casa Hipólito, a autarquia efetuou aí obras de reabilitação do espaço e instalou o museu, um investimento de cerca de 600 mil euros.
O interior do edifício é composto por um espaço para exposições temporárias e permanentes, não só com informação e espólio de Joaquim Agostinho, mas também de outros ciclistas do concelho, como João Roque, camisola amarela na Volta a Portugal de 1963, Joaquim Gomes, camisola amarela da Volta a Portugal em 1989 e 1993, ou Marco Chagas, vencedor da Volta em 1982, 1983, 1985 e 1986.
A coleção integra bonés, canetas, porta-chaves, copos, relógios, cinzeiros, postais e calendários de várias equipas, galhardetes e camisolas assinados por Joaquim Agostinho e outros ciclistas, recortes de jornais, fotografias, medalhas de campeonatos do mundo, bicicletas em miniatura, postais enviados por ciclistas e respetivas equipas, cartazes de equipas, azulejos e cerâmica alusiva ao ciclismo, ferramentas, camisolas usadas por Joaquim Agostinho e outros ciclistas, livros de provas e revistas e jornais das décadas de 60 a 80 do século XX.
O ‘designer’ português Henrique Cayatte foi responsável pelo circuito expositivo do museu.
A recolha de espólio decorre desde 2013, tendo sido cedido espólio por particulares e pela família do ciclista, como troféus, camisolas amarelas ganhas e a bicicleta com a qual sofreu a queda que lhe causou a morte.
No exterior do museu foi criada uma zona de lazer dedicada à bicicleta, não só com esplanada e café, mas também com exposição de bicicletas de várias épocas, pista de obstáculos e zona lúdica.
Joaquim Agostinho, natural do concelho de Torres Vedras, nasceu em 07 de abril de 1943 e morreu em 10 maio de 1984, na sequência de uma fratura craniana resultante de uma queda durante a Volta ao Algarve, quando um cão se atravessou à frente da sua bicicleta.
O ciclista foi várias vezes camisola amarela na Volta a Portugal. Em 1972, foi quinto na Volta à Suíça e, nos anos de 1978 e 1979, conseguiu o terceiro lugar na Volta a França. Foi também 16.º no Campeonato do Mundo de Estrada, na década de 1960.

DESPORTO
PINTO DA COSTA DIZ QUER ‘CONTINUAR A VENCER’ COM SÉRGIO CONCEIÇÃO
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, considerou hoje que a equipa de futebol teve uma época feliz, mesmo sem a conquista da I Liga, e disse que vai continuar a vencer com o treinador Sérgio Conceição.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, considerou hoje que a equipa de futebol teve uma época feliz, mesmo sem a conquista da I Liga, e disse que vai continuar a vencer com o treinador Sérgio Conceição.
“Sérgio [Conceição], nós vamos continuar juntos, a ganhar e a ter os jogadores que te querem muito, que acreditam em ti e que se sentem bem no clube. Os 10 títulos que venceste no FC Porto, para aquilo que desejas, que queres e que o teu filho quer, não são suficientes”, disse, citado pelo site dos ‘dragões’.
Um dia depois do triunfo na Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga (2-0), o treinador e o plantel dos ‘dragões’ entregaram no museu do clube o troféu, juntamente com a Supertaça e a Taça da Liga, conquistadas igualmente esta época.
“Vamos partir para o futuro hoje. Estas taças magníficas são do passado. Hoje, começa o futuro e na próxima época temos de estar a entregar Taças ao Museu em várias ocasiões”, defendeu.
Pinto da Costa assegurou que a conquista o encheu a ele e aos “portistas todos de uma alegria enorme”, lembrando que o FC Porto venceu três dos quatro títulos nacionais em disputa, o que “é realmente brilhante”, mesmo não sendo tudo o que queriam, com a perda do campeonato para o Benfica.
“Podem todos ter a consciência de que foi uma época feliz, de vitória e que ficará marcada na história do FC Porto e na vossa história no futebol”, assumiu Pinto da Costa, que acrescentou que “até o Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] disse que estava muito impressionado com o espírito do FC Porto”.
DESPORTO
TAÇA DE PORTUGAL: SETE DETIDOS E 12 ADEPTOS IDENTIFICADOS NO JAMOR
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve hoje sete adeptos e identificou outros 12 no âmbito do plano de segurança da final da Taça de Portugal de futebol, disputada no Estádio Nacional, em Oeiras, que o FC Porto venceu.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve hoje sete adeptos e identificou outros 12 no âmbito do plano de segurança da final da Taça de Portugal de futebol, disputada no Estádio Nacional, em Oeiras, que o FC Porto venceu.
Dos sete detidos, quatro deveram-se a resistência e coação, sendo que um estava também na posse de uma arma proibida, e os outros três por posse de estupefacientes, revelou fonte oficial daquela força policial à agência Lusa.
A PSP identificou também 12 adeptos por posse e deflagração de pirotecnia.
A mesma fonte revelou ainda que a PSP atuou em algumas situações mais tensas entre adeptos, mas que ficaram prontamente “sanadas”.
O FC Porto venceu a 19.ª Taça de Portugal do seu historial depois de bater o Sporting de Braga por 2-0, com um autogolo de André Horta (53 minutos) e um golo de Otávio (81).
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X VITÓRIA SC (18:00)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: SL BENFICA X SANTA CLARA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO5 dias atrás
DIRETO: SC BRAGA X FC PORTO (FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL)
-
CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas atrás
EMPRESA DE ELON MUSK VAI TESTAR IMPLANTES CEREBRAIS EM HUMANOS
-
DESPORTO2 semanas atrás
ROGER SCHMIDT ADMITE QUE CAMPEONATO FOI UMA ‘LUTA DURA’
-
DESPORTO2 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: BENFICA VENCE SANTA CLARA E CONQUISTA O ’38’ (VÍDEO)
-
DESPORTO2 semanas atrás
CONCEIÇÃO ELOGIA FIRMEZA DO FC PORTO NA PRESSÃO AO BENFICA
-
REGIÕES2 semanas atrás
ALERTA: OITO DISTRITOS COM AVISO AMARELO DE CHUVA E TROVOADA