Ligue-se a nós

REGIÕES

MUSEU DO DOURO VAI TER ENTRADAS GRÁTIS

Museu do Douro com entrada gratuita aos sábados para famílias da região, uma iniciativa que visa divulgar e retribuir o contributo do território para o funcionamento da unidade museológica.

Online há

em

O Museu do Douro, no Peso da Régua, instituiu a entrada gratuita aos sábados para os residentes da Região Demarcada do Douro, uma iniciativa que visa divulgar e retribuir o contributo do território para o funcionamento da unidade museológica.

“O museu não é nosso, é de quem o usa e existe para a população. Temos que ter uma atenção redobrada com a população residente e foi nesse sentido que resolvemos abrir gratuitamente aos sábados para quem mora na região”, afirmou hoje à agência Lusa o diretor da instituição, Fernando Seara.

O Museu do Douro foi o primeiro museu de território construído em Portugal. Foi criado na sequência de uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República e abriu as portas em dezembro de 2008.

Fernando Seara disse ainda que a entrada gratuita ajuda as pessoas que vivem na região a “sentirem que o museu é delas”.

“Percebemos também que o esforço financeiro das famílias do Douro se tinha agravado nos últimos anos. O bilhete não é caro mas (…) multiplicado por quatro ou cinco numa só família tem um peso considerável”, salientou ainda.

O bilhete individual custa seis euros.

O museu é gerido pela Fundação do Museu do Douro, que junta instituições particulares e públicas, muitas dos quais autarquias da região demarcada.

“Faz sentido que quem aqui vive possa visitar uma coisa que é deles e que eles também contribuem todos os anos para que exista”, salientou o director.

Entre janeiro e quinta-feira, 09 de novembro, entraram cerca de 41.000 pessoas que pagaram bilhete no Museu do Douro.

Fernando Seara referiu que, nos últimos anos, o número de visitantes na instituição tem crescido consecutivamente.

Ali chegam milhares de visitantes provenientes de muitos países, com destaque para os Estados Unidos da América, Brasil, Austrália e europeus, como França, Bélgica ou Luxemburgo.

Com a estrutura já montada e preparada para receber milhares de pessoas por dia, Fernando Seara disse que as entradas gratuitas para as famílias durienses não trazem “mais despesa” para museu, mas “trazem mais gente”.

“Se traz mais gente, quer dizer que cumprimos melhor a nossa função”, frisou.

O Museu do Douro quer ser “uma porta de entrada” para uma viagem pela região, pelo rio, barragens, socalcos, quintas e vinhos que caracterizam o património mundial.

A exposição permanente “Douro, Matéria e Espírito” funciona como um roteiro contínuo que o visitante pode ir fazendo à medida que a vai visitando”.

Ou seja, pretende dar as ferramentas para que cada um crie o seu guião de visita ao Douro, a primeira região demarcada e regulamentada do mundo que foi classificada como Património Mundial da Unesco em 2001.

REGIÕES

LISBOA: HOMEM BALEADO POR AGENTE DA PSP APÓS EXIBIR ARMA

Um homem sofreu ferimentos após ter sido baleado esta terça-feira à noite por um agente da PSP no Lumiar, em Lisboa, depois de ter mostrado uma arma, adiantou à Lusa fonte desta força policial.

Online há

em

Um homem sofreu ferimentos após ter sido baleado esta terça-feira à noite por um agente da PSP no Lumiar, em Lisboa, depois de ter mostrado uma arma, adiantou à Lusa fonte desta força policial.

Fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Comtelis) explicou que esta força teve que efetuar disparos, na sequência de uma viatura que se colocou em fuga, depois de desobedecer a uma ordem de paragem.

Dois suspeitos estavam na viatura, mostraram estar armados e a PSP efetuou dois disparos, detalhou a mesma fonte.

Um homem ficou ferido, sendo considerado ferido leve, após ter sido atingido numa nádega, acrescentou.

O incidente ocorreu pelas 21:50 desta terça-feira, na zona das Linhas das Torres, Lumiar, em Lisboa.

A Polícia Judiciária foi chamada ao local, referiu ainda a fonte do Comtelis.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: GNR DETETOU DOIS CRIMES E 51 INFRAÇÕES NO COMÉRCIO DE ANIMAIS

A GNR detetou dois crimes e 51 infrações em fiscalização ao comércio de meios de caça proibidos em lojas de animais, drogarias, cooperativas agrícolas, feiras e mercados, no distrito do Porto, foi hoje anunciado.

Online há

em

A GNR detetou dois crimes e 51 infrações em fiscalização ao comércio de meios de caça proibidos em lojas de animais, drogarias, cooperativas agrícolas, feiras e mercados, no distrito do Porto, foi hoje anunciado.

As ações de fiscalização, a cargo do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do Porto, decorreram entre quarta-feira e domingo e abrangeram 47 estabelecimentos, acrescenta o comunicado da Guarda.

Dos dois crimes apurados, um foi por posse ilegal de ave em cativeiro, no primeiro caso um gaio (garrulus glandarius) e no segundo um melro (turdus merula), e por uma descarga ilegal de efluente numa ribeira, descreve a nota de imprensa.

Na contabilidade entram ainda “27 infrações no âmbito ambiental e 24 no âmbito geral”, destacando a Guarda a “venda de meios de captura não seletiva, venda/armazenagem irregular fitofármacos, detenção em cativeiro de espécies protegidas e falta de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e falta de treino de canídeos”.

O gaio e o melro foram apreendidos, bem 1.323 bens, continua o comunicado.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS