MAGAZINE
O QUE É QUE AS MULHERES REALMENTE PROCURAM?
Agora que a autonomia financeira da mulher atingiu patamares nunca antes vistos em décadas precedentes, chegou a hora de as marcas pensarem exclusivamente nelas. Muitas já o fazem!
Os serviços exclusivos para mulheres estão aí e não param de aumentar. “O marketing sempre teve de segmentar o mercado para poder criar estratégias e direcionar o produto a um grupo específico. Mas, para mim, não faz sentido existir um marketing só para mulheres”, referiu à Saber Viver, Isabel Romão, docente no IPAM, escola de ensino superior especializada em gestão de marketing, com escolas em Lisboa, Aveiro e Porto.
“Até porque um produto ou marca que seja lançado só para o sexo feminino pode vir a sentir mais tarde a necessidade de alargar as suas vendas a outros segmentos”, justifica a especialista. Na mesma altura, Margarida Calado, da Webuild Creativity, contava que, por tradição, o marketing sempre foi mais direcionado para o homem. Contudo, esta tendência tem vindo a inverter-se desde que a mulher passou a participar ativamente na compra.
“Cada vez mais, as marcas procuram adaptar a comunicação ao target”, sublinha. A preocupação que acaba por ter implicações.
“Não é, por isso, de estranhar que os bancos, por exemplo, invistam em produtos exclusivos para o universo feminino, que algumas marcas da indústria automóvel lancem modelos de carros para mulher ou que os serviços de marketing comecem a apostar cada vez mais neste público”, acrescentou ainda Margarida Calado em declarações à revista.
O (muito) que tem vindo a mudar:
A estratégia não é de agora. A OK! Seguros lançou a OK! Mulher, em 2006, para responder às necessidades das mulheres com carta de condução que assumem, cada vez mais, uma vida pessoal e profissional ativa, como justificou publicamente, em 2012, na condição de diretor de marketing, Sérgio Carvalho. “Desde o lançamento do OK! Mulher, mantemos uma adesão na ordem dos 15% a 20% da carteira em apólices novas para condutoras”, garantia.
“As mulheres estão cada vez mais conscientes do seu valor na sociedade e conquistaram o seu espaço e a sua autonomia no seio familiar, fazendo já parte integrante das tomadas de decisão a todos os níveis”, dizia ainda. Andreia Augusto, enquanto diretora comercial da Vibo Viagens Expo Sul, agência de viagens para mulheres, sublinha que o facto de terem um alvo de mercado direcionado para ao sexo feminino tem uma justificação.
Está diretamente ligado ao seu poder de decisão, à sua capacidade de compra e ainda à percentagem de mulheres que viajam em grupo ou sozinhas, uma tendência que também tem vindo a crescer nos últimos anos. “Encontrámos três nichos”, esclarecia na altura. “As viagens de despedida de solteira, de amigas com carácter regular, que acontecem duas vezes por ano e as de mulheres que optam por viajar sozinhas”, explicou em entrevista.
Produtos de inspiração feminina:
Algumas marcas criam produtos ou comercializam-nos inspirando-se na mulher contemporânea, que percecionam como ativa, independente e fã da tecnologia. Dos muitos exemplos que poderiam ser apresentados, elegemos três. Um deles é o Alfa Romeu Giulietta. No anúncio publicitário a este automóvel, Uma Thurman dá vida a Giullietta, o modelo que marca lançou para “não ser igual a todos os outros”. Fluidez, elegância e fiabilidade foram as palavras de ordem mais ligadas à comunicação.
A HTC lançou, em tempos, um smartphone que tem como alvo principal as mulheres. O O HTC Rhyme veste-se de cor de rosa escuro e tem um talismã cor de rosa no canto inferior, com uma luz que acende quando existem chamadas não atendidas ou mensagens de texto por ler. Outro exemplo é a pen USB com cristais, lançada pela Active Crystals da marca Swarovski, para mostrar que até uma simples pen para armazenamento de dados pode ter glamour.
DINHEIRO & CARREIRA
MAGAZINE
MENOPAUSA: 50% DAS MULHERES EM PORTUGAL ASSUMEM “SENTIR-SE MAL”
Cerca de metade das 1,2 milhões mulheres (12% da população) que passa atualmente pelo período da menopausa em Portugal “assume mal-estar” nesta fase, indica uma investigação do seguro de saúde Médis, cujas conclusões foram divulgadas esta quarta-feira.
Cerca de metade das 1,2 milhões mulheres (12% da população) que passa atualmente pelo período da menopausa em Portugal “assume mal-estar” nesta fase, indica uma investigação do seguro de saúde Médis, cujas conclusões foram divulgadas esta quarta-feira.
Esta é “a maior de todas as fases da saúde da mulher, ocupando, em média, 40% das suas vidas” e “é, também, a fase em que mais sofrem: cerca de metade das mulheres assumem mal-estar nesta fase o que, comparando com o mal-estar exibido na puberdade (20% das mulheres) é um número 140% superior, e comparando com o mal-estar exibido na maternidade (12% das mulheres) é um número 300% superior”.
A investigação deu continuidade ao estudo, realizado através do projeto Saúdes da Médis e divulgado em 2022, “Saúde e bem-estar das Mulheres, um Potencial a alcançar”, aprofundando o tema da menopausa.
Realizado durante “27 meses”, o trabalho teve por base “245 entrevistas quantitativas, cinco grupos de referência e quatro conversas aprofundadas com profissionais de saúde”, tendo sido entrevistadas 33 mulheres entre os 45 e os 65 anos.
“Vivemos numa sociedade que não está preparada para falar abertamente sobre a menopausa e até a esconde. Isto colide com a necessidade, que ouvimos da boca da maioria das mulheres com quem falámos, que vai precisamente em sentido contrário, ou seja, querem e precisam expor, sem tabus, sintomas, medos e anseios em relação ao tema“, alertou Maria Silveira, responsável de Orquestração Estratégica, Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, ao qual pertence a Médis.
A investigação complementa a classificação médica e científica da menopausa, que a divide em três fases – perimenopausa, menopausa e pós-menopausa -, e “tendo em conta a visão e os sentimentos das mulheres (a subjetividade)” associa quatro “estados de alma” ao processo: desconhecimento, sofrimento, gestão e libertação.
Segundo o estudo, a fase da menopausa é “muito pouco valorizada e falada” também pelos “médicos e profissionais de saúde”, apesar de lhe serem associados “mais de 30 sintomas” e de 72% das mulheres entre os 45 e os 60 anos viverem num estado permanente de tensão e 50% afirmarem já ter tido um esgotamento ou depressão.
Por outro lado, o facto de não ser “pensada ou preparada (ao contrário da maternidade e da menstruação), aumenta a dificuldade” na sua gestão.
De acordo com os dados da investigação, 52% das mulheres afirmam estar mal ou medianamente preparadas para lidar com esta fase de vida.
Os “desconfortos mais manifestados” são os afrontamentos (69%), dores nas articulações (49%), suores noturnos e/ou perturbações do sono (48%), ansiedade (45%), secura vaginal (42%) e diminuição da libido (37%).
“A nível profissional, 65% das mulheres que se encontram nesta condição sentem discriminação no local de trabalho e 22% já pensou mudar ou abandonar o seu trabalho“.
Quanto à “libertação”, considera-se que, embora seja uma fase pouco falada, deve ser destacada, já que apesar de “alguns dos sintomas poderem durar mais de uma década, a maioria deles acaba por se desvanecer” e “apenas 20% das mulheres dizem ter sintomas há mais de cinco anos”.
“A menopausa não é uma doença, mas uma condição. Sendo diferente de mulher para mulher, existem tantas menopausas quantas as mulheres, o que também dificulta”, disse Maria Silveira, citada num comunicado sobre a iniciativa de hoje “Dar ouvidos e voz à Menopausa”, para divulgar o estudo e que incluiu uma mesa-redonda.
A responsável diz por isso que “ouvir estas mulheres, orientá-las e dar-lhes voz é, em si mesmo, um ótimo ‘medicamento’, além, claro, de um acompanhamento holístico (ginecologia, psicologia, nutrição, exercício físico)”.
MAGAZINE
CÃES E GATOS PODERÃO TRANSMITIR “SUPERBACTÉRIAS” A HUMANOS – ESTUDO
Um estudo realizado em Portugal e no Reino Unido sugere que cães e gatos de estimação desempenham um papel importante na propagação de bactérias resistentes a antibióticos.
Um estudo realizado em Portugal e no Reino Unido sugere que cães e gatos de estimação desempenham um papel importante na propagação de bactérias resistentes a antibióticos.
Em comunicado divulgado este sábado, a Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID na sigla em inglês) adianta que a investigação vai ser apresentada no seu Congresso Global a decorrer em Barcelona (Espanha) entre 27 e 30 de abril.
Tendo encontrado “indícios da transmissão de bactérias multirresistentes entre cães e gatos doentes e os seus donos saudáveis em Portugal e no Reino Unido”, o trabalho levanta preocupações “de que os animais de estimação possam atuar como reservatórios de resistência e, assim, ajudar na propagação da resistência a medicamentos essenciais”.
Neste sentido, chama a atenção para a importância de incluir famílias com animais de estimação em programas de vigilância da resistência aos antibióticos, indica o comunicado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a resistência aos antibióticos como uma das maiores ameaças à saúde pública que a humanidade enfrenta.
As infeções resistentes aos medicamentos matam anualmente em todo o mundo mais de 1,2 milhões de pessoas e prevê-se que em 2050 sejam 10 milhões, se não forem tomadas medidas.
“Estudos recentes indicam que a transmissão de bactérias de resistência antimicrobiana (RAM) entre humanos e animais, incluindo animais de estimação, é crucial na manutenção dos níveis de resistência, desafiando a crença tradicional de que os humanos são os principais portadores de bactérias RAM na comunidade”, afirma a investigadora principal Juliana Menezes, citada no comunicado.
“Analisar e compreender a transmissão de bactérias RAM de animais de estimação para humanos é essencial para combater eficazmente a resistência antimicrobiana” em pessoas e animais, acrescenta a estudante de doutoramento, do Laboratório de Resistência aos Antibióticos do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
O estudo envolveu cinco gatos, 38 cães e 78 pessoas em 43 casas em Portugal e 22 cães e 56 indivíduos em 22 habitações no Reino Unido. Todos os humanos eram saudáveis e todos os animais de estimação tinham infeções da pele e tecidos moles ou infeções do sistema urinário.
Os cientistas testaram amostras de fezes e urina e esfregaços de pele dos animais e dos seus donos para detetar Enterobacterales (família de bactérias que inclui a Escherichia coli e a Klebsiella pneumoniae) resistentes a antibióticos comuns.
O foco foram as bactérias resistentes “às cefalosporinas de terceira geração” (dos mais importantes antibióticos, segundo a OMS) e “às carbapenemas (parte da última linha de defesa quando outros antibióticos falham)”.
Segundo o comunicado, “não foi possível comprovar a direção da transmissão”, mas “em três dos lares de Portugal, o timing dos testes positivos para a bactéria produtora de ESBL/AmpC sugere fortemente que, pelo menos nestes casos, a bactéria tinha passado do animal de estimação para o humano”.
Juliana Menezes considera que “aprender mais sobre a resistência nos animais de estimação ajudaria no desenvolvimento de intervenções fundamentadas e direcionadas, para defender a saúde animal e humana”.
Carícias, toques ou beijos e tocar nas fezes do animal permitem a passagem das bactérias entre os cães e os gatos e os seus donos, pelo que os investigadores pedem atenção à lavagem das mãos após fazer festas aos animais ou tratar dos seus dejetos.
“Quando o seu animal de estimação não estiver bem, analise a possibilidade de o isolar num quarto para evitar a propagação de bactérias pela casa e limpe bem o resto da habitação”, aconselha a investigadora.
Todos os cães e gatos ficaram sem infeções depois de terem sido tratados.
-
NACIONAL3 horas atrás
A HISTÓRIA DO 25 DE ABRIL
-
DESPORTO DIRETO3 semanas atrás
DIRETO: VITÓRIA SC X FC PORTO (20:15)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC FAMALICÃO X SPORTING CP (20:15)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X SPORTING CP (20:15)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X VITÓRIA SC (20:30)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X FC FAMALICÃO (18:00)
-
DESPORTO DIRETO6 dias atrás
DIRETO: FC PORTO X VITÓRIA SC (20:15)
-
DESPORTO1 dia atrás
CHAVES: NÃO SÃO VALENTES, SÃO VÂNDALOS – ARTIGO DE OPINIÃO