RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

O QUE ‘NÃO SE DEVE DIZER’ A QUEM TEM UMA DEPRESSÃO?

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O que não ajuda dizer a quem está com uma depressão ? Em momento algum deve dizer a uma pessoa que está com uma depressão apresentando um humor triste ou irritável que vai passar se for dormir mais cedo, comer mais ou passear.

Uma pessoa com depressão perdeu normalmente o prazer e interesse em actividades que outrora eram para si prazerosas. A pessoa sente falta de energia e um enorme cansaço. Pode mover-se mais devagar ou de forma mais agitada, e apresentar alterações do padrão do sono e alimentar.

Evite igualmente tentar arranjar um culpado ou razão causadora da depressão, pois normalmente a pessoa com depressão já se sente sem valor ou culpada sem razão aparente e com vontade ou pensamentos de morte.

Não peça a uma pessoa com depressão para tomar decisões mesmo que sejam coisas tão básicas como o que comprar para o jantar ou o programa para o fim de semana. A pessoa que está com uma depressão tem dificuldades de concentração e tomada de decisão.


Um artigo da autoria de:

Prof. Doutora Marta Pimenta de Brito

nbsp| RÁDIO REGIONALMembro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Cédula Profissional P 9839.
Licenciada pela Universidade do Porto em Psicologia – Consulta de Jovens e Adultos; Doutorada pela Universidade de Zurique (Suíça) em Acesso à Saúde Mental; Pós-Doutorada pela Universidade de Harvard (EUA) em Retenção de Pacientes; Formação Executiva em Comunicação, Média e Advocacy em Harvard (EUA) e Bruxelas (Bélgica); Elegida por Bruxelas (Bélgica) como uma das “best spokesperson Europe”.

Consultório Lisboa: Av. António Augusto Aguiar, 100, 3º dto (em frente ao El Corte Inglés). Telefone: 21 795 91 69 ou 91 795 96 29 ou 96 0248302.

Conheça melhor a autora: AQUI

 

VEJA AINDA:

PORTUGUESES CONSOMEM EM MÉDIA DUAS VEZES MAIS CALORIAS DO QUE O RECOMENDANDO

Lusa

MAIS DE 190 MÉDICOS SOLIDÁRIOS COM DIRETORES DEMISSIONÁRIOS DO CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL

Lusa

COVID-19: CERCA DE METADE DOS RECUPERADOS APRESENTAM SINTOMAS DE ‘COVID LONGA’

Lusa

MÉDICOS AVANÇAM PARA GREVE DE TRÊS DIAS EM NOVEMBRO

Lusa

MÉDICOS DA URGÊNCIA METROPOLITANA DE PSIQUIATRIA DO PORTO DEMITEM-SE EM BLOCO

Lusa

LEIRIA: INVESTIMENTO DE MEIO MILHÃO DE EUROS NA URGÊNCIA DO HOSPITAL SANTO ANDRÉ

Lusa