Ligue-se a nós

MAGAZINE

O SUPER-HOMEM EXISTE MESMO, E CHAMA-SE … KIM JONG-UN

Esqueçam o Super-Homem, digam adeus ao Batman: o verdadeiro super-herói existe … é norte-coreano e chama-se Kim Jong-un

Online há

em

Pelo que parece, Kim Jong-un não é um mero líder político. Para além de controlar os penteados da nação, o líder da Coreia do Norte é capaz de feitos sobre-humanos. Quem o confirma é a Korean Central News Agency (KCNA), a agência noticiosa oficial da Coreia do Norte.

Ficam aqui alguns dos superpoderes de que “alegadamente” Kim Jong-un é capaz … tudo isto segundo fontes de informação oficiais do Estado da Coreia do Norte; ora vejamos:

KIM JONG-UN CONTROLA A METEOROLOGIA:

Comecemos pelo mais recente. Este foi o último superpoder do “grande líder” confirmado pela KCNA.

Aparentemente, Kim Jong-un subiu até ao topo da montanha Paektu, uma montanha com um papel sagrado no folclore coreano.

E como subiu ele? A pé, trajando sapatos formais de pele e “atravessando neve grossa” durante os quase 3 quilómetros de subida.

Quando lá chegou, a sua mera presença transformou o mau tempo característico de dezembro num “bom tempo sem precedentes”.

“Os seus olhos refletiram os fortes feixes da superdotada pessoa que vê no majestoso espírito do Monte Paektu a aparição de uma poderosa nação socialista que avança dinamicamente cheia de vigor, sem vacilar em qualquer vento impetuoso e sujo do planeta”, avança a agência na mesma notícia.

KIM JONG-UN SABE A CURA PARA A SIDA:

Para além de uma enorme robustez física, Kim Jong-un aparenta ter também uma inteligência inigualável.

A KCNA garante que o regime norte-coreano criou uma droga capaz de curar a SIDA, a ébola e “diferentes epidemias malignas”.

A fórmula revolucionária, uma injeção apelidada de Kumdang-2, foi alegadamente criada pela farmacêutica Korea Pugang Pharmaceutic Co., Ltd, através da junção de “elementos terrestres raros” e ginseng.

Jon Sung Hun, o diretor da empresa, descreve o processo:

“Os investigadores inserem elementos terrestres raros (ETR) em insam (ginseng), ao aplicar fertilizantes micro-elementares dos ETR nos campos de insam. Dentro do corpo do insam, os ETR combinaram-se com os sacarídeos e transformaram-se nos compostos complexos desejados”, diz à KCNA.

“A injeção é feita de extratos desses compostos complexos”, esclarece Hun.

O site oficial do alegado medicamento, agora inacessível, faz referência a um teste realizado em Africa, com pacientes seropositivos. 56% dos participantes terá ficado completamente curado, enquanto 44% não ficou curado mas melhorou da sua condição, relata o Independent.

KIM JONG-UN SABIA CONDUZIR AOS 3 ANOS DE IDADE:

E não só. Aos 9 anos já andava a ganhar corridas de barcos.

Estas são apenas algumas das informações que constam num manual fornecido em 2015 a professores de escolas primárias e secundárias norte-coreanas, com o intuito de iniciar uma nova disciplina curricular daí em diante, “As Atividades Revolucionárias de Kim Jong-un”, relata o The Telegraph.

“Poucas pessoas no Norte respeitam Kim, por isso as crianças estão a ser ensinadas o quão grandioso e poderoso ele é”, relata Toshimitsu Shigemura, professora na Universidade Waseda, em Tóquio, e especialista em assuntos da Coreia do Norte.

“As crianças, claro, acreditam, mas os professores não têm outra escolha senão acreditar”, acrescenta.

Este manual ensina as crianças e jovens coreanos que o ditador foi uma “criança prodígio”, um artista e um músico.

KIM JONG-UN DESCOBRIU UM UNICÓRNIO:

Trata-se de um feito único na história da humanidade. Quem mais o poderia ter feito senão Kim Jong-un, o todo-poderoso.

A KCNA confirmou, em 2012, a descoberta do “covil do unicórnio montado pelo Rei Tongmyong” em Pyongyang, por um grupo de arqueólogos do Instituto de História da República Popular Democrática da Coreia.

Tongmyong foi um rei coreano e fundador do Reino de Koguryo, o império que comandou parte da China e a península coreana até ao século VII.

E como foi feita esta descoberta fascinante? Porque à frente do alegado covil estava “uma pedra retangular gravada com as palavras ‘Covil do Unicórnio´”.

“Acredita-se que as palavras gravadas remontem ao período do Reino de Koryo (918-1392)”, diz o relatório da agência.

A descoberta do covil “prova que Pyongyang era uma capital da Coreia Antiga, assim como do Reino de Koguryo”, avança a KCNA.


Se acha todos estes factos improváveis, não se esqueça de que foram todos comprovados por órgãos de comunicação oficiais coreanos. Desta forma, não podiam ter sido inventados, não é verdade?

E se mesmo assim, caro leitor, esta confirmação não é suficiente para o seu ceticismo, lembre-se de uma coisa: quem sai aos seus, não degenera.

Por outras palavras, como poderia Kim Jong-un não ter superpoderes se o seu pai, Kim Jong-il, também os tinha? Segundo a sua bibliografia oficial, o ex-líder terá aprendido a andar às 3 semanas de vida e a falar às 8 semanas.

Mais tarde, terá escrito 1,500 livros enquanto estudava na Universidade Kim Il-sung e redigido seis óperas “melhores que qualquer outra na história da música”, cita o The Telegraph.

E os seus dotes não ficam por aqui. A primeira vez que Kim Jong-il pegou num taco de golf, em 1994, terá concluído um jogo em menos de 38 tacadas, com direito a 11 hole-in-one, tendo-se retirado do golf imediatamente após esta performance.

E, tal como o filho, também Kim Jong-il possuía o poder de alterar a meteorologia através do pensamento.


E porque somos contra as “fake-news”, este artigo é evidentemente uma sátira irónica dos ditos “feitos” e “superpoderes” que evidentemente fazem parte do imaginário da propaganda política da Coreia do Norte.

MAGAZINE

MENOPAUSA: 50% DAS MULHERES EM PORTUGAL ASSUMEM “SENTIR-SE MAL”

Cerca de metade das 1,2 milhões mulheres (12% da população) que passa atualmente pelo período da menopausa em Portugal “assume mal-estar” nesta fase, indica uma investigação do seguro de saúde Médis, cujas conclusões foram divulgadas esta quarta-feira.

Online há

em

Cerca de metade das 1,2 milhões mulheres (12% da população) que passa atualmente pelo período da menopausa em Portugal “assume mal-estar” nesta fase, indica uma investigação do seguro de saúde Médis, cujas conclusões foram divulgadas esta quarta-feira.

Esta é “a maior de todas as fases da saúde da mulher, ocupando, em média, 40% das suas vidas” e “é, também, a fase em que mais sofrem: cerca de metade das mulheres assumem mal-estar nesta fase o que, comparando com o mal-estar exibido na puberdade (20% das mulheres) é um número 140% superior, e comparando com o mal-estar exibido na maternidade (12% das mulheres) é um número 300% superior”.

A investigação deu continuidade ao estudo, realizado através do projeto Saúdes da Médis e divulgado em 2022, “Saúde e bem-estar das Mulheres, um Potencial a alcançar”, aprofundando o tema da menopausa.

Realizado durante “27 meses”, o trabalho teve por base “245 entrevistas quantitativas, cinco grupos de referência e quatro conversas aprofundadas com profissionais de saúde”, tendo sido entrevistadas 33 mulheres entre os 45 e os 65 anos.

“Vivemos numa sociedade que não está preparada para falar abertamente sobre a menopausa e até a esconde. Isto colide com a necessidade, que ouvimos da boca da maioria das mulheres com quem falámos, que vai precisamente em sentido contrário, ou seja, querem e precisam expor, sem tabus, sintomas, medos e anseios em relação ao tema“, alertou Maria Silveira, responsável de Orquestração Estratégica, Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, ao qual pertence a Médis.

A investigação complementa a classificação médica e científica da menopausa, que a divide em três fases – perimenopausa, menopausa e pós-menopausa -, e “tendo em conta a visão e os sentimentos das mulheres (a subjetividade)” associa quatro “estados de alma” ao processo: desconhecimento, sofrimento, gestão e libertação.

Segundo o estudo, a fase da menopausa é “muito pouco valorizada e falada” também pelos “médicos e profissionais de saúde”, apesar de lhe serem associados “mais de 30 sintomas” e de 72% das mulheres entre os 45 e os 60 anos viverem num estado permanente de tensão e 50% afirmarem já ter tido um esgotamento ou depressão.

Por outro lado, o facto de não ser “pensada ou preparada (ao contrário da maternidade e da menstruação), aumenta a dificuldade” na sua gestão.

De acordo com os dados da investigação, 52% das mulheres afirmam estar mal ou medianamente preparadas para lidar com esta fase de vida.

Os “desconfortos mais manifestados” são os afrontamentos (69%), dores nas articulações (49%), suores noturnos e/ou perturbações do sono (48%), ansiedade (45%), secura vaginal (42%) e diminuição da libido (37%).

“A nível profissional, 65% das mulheres que se encontram nesta condição sentem discriminação no local de trabalho e 22% já pensou mudar ou abandonar o seu trabalho“.

Quanto à “libertação”, considera-se que, embora seja uma fase pouco falada, deve ser destacada, já que apesar de “alguns dos sintomas poderem durar mais de uma década, a maioria deles acaba por se desvanecer” e “apenas 20% das mulheres dizem ter sintomas há mais de cinco anos”.

“A menopausa não é uma doença, mas uma condição. Sendo diferente de mulher para mulher, existem tantas menopausas quantas as mulheres, o que também dificulta”, disse Maria Silveira, citada num comunicado sobre a iniciativa de hoje “Dar ouvidos e voz à Menopausa”, para divulgar o estudo e que incluiu uma mesa-redonda.

A responsável diz por isso que “ouvir estas mulheres, orientá-las e dar-lhes voz é, em si mesmo, um ótimo ‘medicamento’, além, claro, de um acompanhamento holístico (ginecologia, psicologia, nutrição, exercício físico)”.

LER MAIS

MAGAZINE

CÃES E GATOS PODERÃO TRANSMITIR “SUPERBACTÉRIAS” A HUMANOS – ESTUDO

Um estudo realizado em Portugal e no Reino Unido sugere que cães e gatos de estimação desempenham um papel importante na propagação de bactérias resistentes a antibióticos.

Online há

em

Um estudo realizado em Portugal e no Reino Unido sugere que cães e gatos de estimação desempenham um papel importante na propagação de bactérias resistentes a antibióticos.

Em comunicado divulgado este sábado, a Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID na sigla em inglês) adianta que a investigação vai ser apresentada no seu Congresso Global a decorrer em Barcelona (Espanha) entre 27 e 30 de abril.

Tendo encontrado “indícios da transmissão de bactérias multirresistentes entre cães e gatos doentes e os seus donos saudáveis em Portugal e no Reino Unido”, o trabalho levanta preocupações “de que os animais de estimação possam atuar como reservatórios de resistência e, assim, ajudar na propagação da resistência a medicamentos essenciais”.

Neste sentido, chama a atenção para a importância de incluir famílias com animais de estimação em programas de vigilância da resistência aos antibióticos, indica o comunicado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a resistência aos antibióticos como uma das maiores ameaças à saúde pública que a humanidade enfrenta.

As infeções resistentes aos medicamentos matam anualmente em todo o mundo mais de 1,2 milhões de pessoas e prevê-se que em 2050 sejam 10 milhões, se não forem tomadas medidas.

“Estudos recentes indicam que a transmissão de bactérias de resistência antimicrobiana (RAM) entre humanos e animais, incluindo animais de estimação, é crucial na manutenção dos níveis de resistência, desafiando a crença tradicional de que os humanos são os principais portadores de bactérias RAM na comunidade”, afirma a investigadora principal Juliana Menezes, citada no comunicado.

“Analisar e compreender a transmissão de bactérias RAM de animais de estimação para humanos é essencial para combater eficazmente a resistência antimicrobiana” em pessoas e animais, acrescenta a estudante de doutoramento, do Laboratório de Resistência aos Antibióticos do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.

O estudo envolveu cinco gatos, 38 cães e 78 pessoas em 43 casas em Portugal e 22 cães e 56 indivíduos em 22 habitações no Reino Unido. Todos os humanos eram saudáveis e todos os animais de estimação tinham infeções da pele e tecidos moles ou infeções do sistema urinário.

Os cientistas testaram amostras de fezes e urina e esfregaços de pele dos animais e dos seus donos para detetar Enterobacterales (família de bactérias que inclui a Escherichia coli e a Klebsiella pneumoniae) resistentes a antibióticos comuns.

O foco foram as bactérias resistentes “às cefalosporinas de terceira geração” (dos mais importantes antibióticos, segundo a OMS) e “às carbapenemas (parte da última linha de defesa quando outros antibióticos falham)”.

Segundo o comunicado, “não foi possível comprovar a direção da transmissão”, mas “em três dos lares de Portugal, o timing dos testes positivos para a bactéria produtora de ESBL/AmpC sugere fortemente que, pelo menos nestes casos, a bactéria tinha passado do animal de estimação para o humano”.

Juliana Menezes considera que “aprender mais sobre a resistência nos animais de estimação ajudaria no desenvolvimento de intervenções fundamentadas e direcionadas, para defender a saúde animal e humana”.

Carícias, toques ou beijos e tocar nas fezes do animal permitem a passagem das bactérias entre os cães e os gatos e os seus donos, pelo que os investigadores pedem atenção à lavagem das mãos após fazer festas aos animais ou tratar dos seus dejetos.

“Quando o seu animal de estimação não estiver bem, analise a possibilidade de o isolar num quarto para evitar a propagação de bactérias pela casa e limpe bem o resto da habitação”, aconselha a investigadora.

Todos os cães e gatos ficaram sem infeções depois de terem sido tratados.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS