DESTAQUE
PAPA ALERTA PARA O RÁPIDO AUMENTO DE CONSUMO DE NOVAS DROGAS
O Papa Francisco alertou hoje para o aumento do consumo de drogas entre os jovens, graças à possibilidade de as comprar ‘online’, bem como para a “rápida expansão” de novas substâncias psicoativas.

O Papa Francisco alertou hoje para o aumento do consumo de drogas entre os jovens, graças à possibilidade de as comprar ‘online’, bem como para a “rápida expansão” de novas substâncias psicoativas.
“O fenómeno do abuso de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas continua a causar alarme e preocupação, especialmente devido ao crescimento do consumo registado entre adolescentes e jovens”, disse o pontífice numa mensagem enviada aos participantes do 60º Congresso Internacional de Toxicologistas Forenses, em Roma.
Francisco defendeu que este fenómeno fica comprovado com o “aumento da venda de drogas nas ‘praças digitais’ da ‘dark web’”.
“A adolescência e a juventude, como sabemos, são fases particularmente delicadas na vida de cada pessoa, caracterizadas por alterações físicas, emocionais e sociais”, disse o Papa, lembrando que as sociedades atuais “são, em certos aspetos, frágeis e marcadas por uma insegurança subjacente”.
“Tudo isto pode acabar na procura compulsiva de novas experiências, pela necessidade de explorar o desconhecido, mas também para silenciar o medo de se sentir excluído”, acrescentou Francisco.
O Papa salientou os perigos colocados pelas “novas substâncias psicoativas”, nas quais as Nações Unidas incluem a cetamina e o fentanil, entre outras drogas.
“Elas representam um problema sério e complexo no ambiente atual, com um mercado em rápida expansão, efeitos toxicológicos incertos e graves consequências para a saúde pública”, avisou Francisco.
O Papa sublinhou que “a facilidade de modificar quimicamente estas substâncias permite posteriormente que o crime organizado escape aos controlos legais, tornando mais difícil a identificação dos compostos ilegais”.
“Muitos adolescentes abusam destas novas drogas sem conhecerem o seu perigo, pelo que é fundamental desenvolver técnicas de análise e medidas preventivas para conter a sua proliferação e incentivar planos terapêuticos adequados”, defendeu o Papa.
Francisco manifestou ainda a sua preocupação com o “aumento da difusão de substâncias dopantes” no mundo desportivo, devido “à manifesta obsessão em obter resultados importantes a todo o custo”.
“O fenómeno indica obviamente algo mais profundo que implica a importância de refletir sobre a sociedade atual, na qual prevalece uma cultura de eficiência e produtividade que não admite dúvidas nem fracassos”, denunciou o Papa.
Perante este problema, Francisco pediu para que ninguém fique indiferente e exigiu que os toxicologistas e especialistas na área se esforcem para “encontrar planos educativos, terapêuticos e de reabilitação que permitam prevenir e combater a praga das drogas”.

DESPORTO
LIGA EUROPA: REMONTADA DO SPORTING ARRANCA VITÓRIA AO STURM GRAZ
O Sporting venceu hoje em casa dos austríacos do Sturm Graz, por 2-1, graças a uma reviravolta no jogo da primeira jornada do Grupo D da Liga Europa de futebol.

O Sporting venceu hoje em casa dos austríacos do Sturm Graz, por 2-1, graças a uma reviravolta no jogo da primeira jornada do Grupo D da Liga Europa de futebol.
Boving colocou os austríacos em vantagem aos 58 minutos, mas Gyökeres (76) e Diomande (84) deram a primeira vitória aos ‘leões’ na Áustria.
Com os primeiros três pontos, o Sporting partilha a liderança do Grupo D com os italianos da Atalanta, que venceram em casa os polacos do Raków Czestochowa, por 2-0.
DESTAQUE
HABITAÇÃO: PROPRIETÁRIOS REJEITAM NOVO TRAVÃO AO AUMENTO DAS RENDAS
As três associações de proprietários, ouvidas hoje pela ministra da Habitação, rejeitaram um novo travão ao aumento das rendas, remetendo para o Estado a resposta social à crise na habitação.

As três associações de proprietários, ouvidas hoje pela ministra da Habitação, rejeitaram um novo travão ao aumento das rendas, remetendo para o Estado a resposta social à crise na habitação.
“Há unanimidade contra o travão ao aumento das rendas”, resumiu, em declarações aos jornalistas, João Caiado Guerreiro, presidente da Associação Portuguesa de Proprietários.
“O que é razoável é a taxa de inflação”, frisou, à saída de uma “conversa construtiva” com a ministra Marina Gonçalves, que terminou pelas 20:30 de hoje.
Segundo os números da inflação de agosto divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor das rendas poderá aumentar 6,94% em 2024, caso o Governo não estabeleça um limite às atualizações, como fez este ano.
Na sequência deste cenário, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, convocou as duas centrais sindicais, bem como associações de inquilinos, proprietários e consumidores, para os ouvir, hoje e sexta-feira, sobre a atualização das rendas para 2024 e as regras para os contratos anteriores a 1990.
Na opinião de João Caiado Guerreiro, “o Estado pode apoiar quem precisa”, mas “não devem ser os investidores a apoiar”, que não causaram o problema da habitação.
“Deve haver um apoio do Estado aos inquilinos que tenham mais necessidades, que são só alguns”, notou.
Uma das soluções possíveis seria “distinguir entre os arrendamentos, com um determinado valor, para as pessoas que necessitam, e arrendamentos muito acima, como se faz em Espanha, que não têm qualquer limitação quanto à subida”, propõe.
“Os arrendamentos comerciais deviam ficar fora disto. Não se percebe muito bem por que é que, por exemplo, a Caixa Geral de Depósitos ou Millenium ou a Microsoft precisam de uma limitação na subida das rendas”, exemplifica.
Para a Associação Portuguesa de Proprietários, o pacote Mais Habitação, apresentado pelo Governo e que deverá ser aprovado nesta sexta-feira, no parlamento, após veto presidencial, tem “coisas positivas, como a “desburocratização” da construção de casas.
“É preciso que se construam rapidamente casas, para baixar o preço das rendas”, realçou.
Antes de ser recebido no mesmo encontro, Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, contestou a audição conjunta das três associações de proprietários, acusando o Governo de não querer “ouvir efetivamente” as diferentes posições.
Sobre o aumento das rendas, frisou que o travão feito no ano passado foi “um erro” e empurrou as casas para fora do mercado.
“O resultado disto vai ser absolutamente calamitoso. Já foi este não e vai-se agravar no próximo ano se o travão continuar”, alertou, recordando “princípio de atualização das rendas em conformidade com a inflação desde 1985”.
O jurista assinalou ainda que este tipo de medidas mina a confiança dos proprietários, já que o arrendamento passa a ser “um risco” e um negócio potencialmente “ruinoso”.
Para responder à crise na habitação, que reconhece existir, o Estado deve implementar um “programa de subsídios” para os inquilinos que deles careçam.
“Os proprietários são os únicos a quem está pedido que financiem, com o seu próprio rendimento, a situação dos inquilinos”, critica.
“Compreendemos a revolta que existe. A nossa revolta não é menor”, sublinhou, recordando que os proprietários têm reagido retirando as casas do mercado de arrendamento.
Lembrando que em Portugal 98% do mercado habitacional é assegurado por privados, Menezes Leitão assinala que esta “política para hostilizar os privados” só fará agravar a crise. “Isto não se resolve com ideologia”, disse.
A Associação Nacional de Proprietários também foi recebida hoje, mas não prestou declarações aos jornalistas.
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: SC BRAGA X SPORTING CP (20:30)
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X FC AROUCA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC VIZELA X SL BENFICA (20:30)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X GIL VICENTE FC (20:30)
-
DESPORTO3 dias atrás
BENFICA VENCE O FC PORTO COM GOLO DE DI MARIA (VÍDEO)
-
MAGAZINE3 semanas atrás
CINEMA E DESPORTO: UMA UNIÃO DE SUCESSO
-
REGIÕES4 semanas atrás
SISMO DE MAGNITUDE 3,9 NA ESCALA DE RICHTER REGISTADO NO ALGARVE
-
INTERNACIONAL4 semanas atrás
NOVOS CASOS DE CANCRO ABAIXO DOS 50 ANOS AUMENTARAM 80% DESDE 1990