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ARTE & CULTURA

PAUL MCCARTNEY PEDE AO GOVERNO PARA PROTEGER ARTISTAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O ex-Beatle Paul McCartney apelou hoje ao Governo britânico para reforçar a proteção dos artistas contra a inteligência artificial (IA), numa altura em que o executivo considera uma reforma da lei dos direitos de autor.

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O ex-Beatle Paul McCartney apelou hoje ao Governo britânico para reforçar a proteção dos artistas contra a inteligência artificial (IA), numa altura em que o executivo considera uma reforma da lei dos direitos de autor.

Numa entrevista à BBC, o cantor e compositor britânico, de 82 anos, alertou que os músicos podem ser “despojados” das suas criações e voltou a criticar o projeto do Governo trabalhista que prevê alterações à legislação sobre direitos de autor.

Entre as propostas está “uma exceção aos direitos de autor” para treinar modelos de IA com fins comerciais, cujo projeto ofereceria aos criadores a possibilidade de “reservar os seus direitos”.

Paul McCartney, que manteve uma carreia praticamente a solo após a dissolução oficial dos Beatles, em 1970, sustenta que, com essa reforma, os artistas perderão o controlo sobre as suas obras.

“Os jovens podem escrever uma bela canção, mas podem acabar por não ser os proprietários dela”, disse.

Pior ainda, “qualquer pessoa poderá apropriar-se dessa canção”, denunciou.

“A verdade é que o dinheiro irá para algum lado. Alguém será pago. Não deverá ser o tipo que escreveu ‘Yesterday’?”, um dos temas mais conhecidos dos The Beatles, composto por Paul McCartney (creditada a Lennon/McCartney), gravada em 1965 para o álbum “Help!”, questionou.

“Se apresentarem um projeto de lei, assegurem-se de que protegem os pensadores e os artistas, caso contrário, não terão o seu apoio. Somos o povo, vocês são o Governo. É suposto que nos protejam. Esse é o vosso trabalho”, reforçou McCartney.

O Governo britânico anunciou que aproveitará o período de consulta pública, que decorre até 25 de fevereiro, para explorar os principais pontos do debate, incluindo a forma como os criadores poderão obter licenças e ser remunerados pela utilização das suas obras.

Questionada sobre estas propostas numa entrevista à BBC, a ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, garantiu que “quer apoiar os artistas” e fará “tudo para que os direitos de autor sejam respeitados”.

Em novembro de 2023, McCartney e Ringo Starr, os membros sobreviventes dos Beatles (George Harrison morreu em novembro de 2001), usaram a IA para extrair a voz de John Lennon, assassinado em 1980 em Nova Iorque, de uma canção inacabada com várias décadas, intitulada “Now and Then”.

“Eu acho que a IA é fantástica e pode fazer muitas coisas incríveis”, admitiu Paul McCartney.

“No entanto, a IA não deve despojar os criadores. Isso não faz sentido”, concluiu.

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PORTO: SERRALVES RECEBE 37 OBRAS CONTEMPORÂNEAS DA COLEÇÃO DUERCKHEIM

A Fundação de Serralves, no Porto, assinou um acordo para receber em depósito 37 obras de 19 artistas provenientes da Coleção Duerckheim, que prevê ainda a doação de uma peça de Anselm Kiefer à instituição portuguesa.

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A Fundação de Serralves, no Porto, assinou um acordo para receber em depósito 37 obras de 19 artistas provenientes da Coleção Duerckheim, que prevê ainda a doação de uma peça de Anselm Kiefer à instituição portuguesa.

Em comunicado, a Fundação de Serralves anunciou que vai receber, neste âmbito, o depósito de peças de Darren Almond, Georg Baselitz, Isaak Brodsky, Roman Buxbaum, Jake e Dinos Chapman, Theaster Gates, Gilbert & George, Antony Gormley, Damien Hirst, Zhang Huan, Stefan Hunstein, Anselm Kiefer, Michael Landy, Mamedov, Haralampi Oroschakoff, Sam Taylor-Wood, Matthias Wähner, Cerith Wyn Evans e Remy Zaugg.

O acordo inclui a doação de “Dat rosa miel apibus”, de Anselm Kiefer.

“É com grande alegria que Serralves recebe em depósito esta extraordinária coleção reunida ao longo de décadas de dedicação à arte pelo Conde Duerckheim. Este é um momento de grande importância para Serralves, e o acordo representa o reconhecimento da capacidade da Fundação para atrair e acolher as maiores coleções internacionais de arte contemporânea”, disse a presidente do conselho de administração da fundação, Ana Pinho, citada no mesmo comunicado.

De acordo com Serralves, o acordo foi possível graças à influência de Nuno Luzio, que deu a ideia ao Conde Christian Duerckheim, algo saudado por ambas as partes.

“Tendo estado fora de Portugal durante mais de 20 anos, Nuno Luzio demonstra o poder da diáspora portuguesa e o bem maior que podem fazer pelo seu país”, afirmou Ana Pinho.

Nascido em 1944 na região alemã da Saxónia, o industrial Christian Duerckheim viveu em Londres na década de 1960 e tornou-se num dos “mais significativos colecionadores da Europa”, como escreveu o jornal britânico The Guardian, em 2013, aquando de uma doação de 34 desenhos de artistas alemães modernos e de mais 60 trabalhos ao British Museum.

Em 2011, Duerckheim vendeu cerca de 80 obras através da leiloeira Sotheby’s por um valor recorde de mais de 100 milhões de libras, segundo notícias publicadas então pela imprensa especializada.

Na altura, ao New York Times, Christian Duerckheim afirmou que sempre quis ver a arte do seu tempo, enquanto alguém interessado em história que ficou obcecado com a arte do seu próprio país depois de ver uma obra de Georg Baselitz em 1970.

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GUNS N’ ROSES ATUAM EM COIMBRA DIA 06 DE JUNHO DE 2025

A banda de rock americana Guns N’ Roses atua no Estádio Cidade de Coimbra no dia 06 de junho de 2025, anunciou hoje a promotora Everything is New.

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A banda de rock americana Guns N’ Roses atua no Estádio Cidade de Coimbra no dia 06 de junho de 2025, anunciou hoje a promotora Everything is New.

Os bilhetes, de acordo com a mesma informação, ficam disponíveis na sexta-feira, às 09:00, nos locais habituais e em everythingisnew.pt.

“Os ícones do rock Guns N’ Roses acabam de anunciar uma extensa digressão pela Europa e Médio Oriente no verão de 2025, com passagem em Portugal a 06 de junho no Estádio Cidade de Coimbra”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

A banda estará acompanhada por Rival Sons e a digressão anunciada passa por estádios e festivais de 24 cidades.

Prevê-se estreias na Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo e regressos a Portugal, Espanha, Itália, Alemanha ou Reino Unido.

“Enraizados na cultura popular, o seu icónico álbum ‘Appetite For Destruction’, editado em 1987 e certificado diamante, destaca-se como ‘o álbum de estreia mais vendido de sempre nos EUA’ e ‘o 11.º álbum mais vendido de todos os tempos nos EUA'”, assinalou a promotora.

A pré-venda exclusiva para membros do fã-clube “Nightrain” começa na terça-feira, às 09:00.

Todos os subscritores da newsletter da Everything Is New terão acesso à pré-venda do espetáculo na quinta-feira às 10:00. Quem estiver inscrito, receberá um ‘e-mail’ a partir das 00:00 de quinta-feira com as instruções para aceder à pré-venda. Inscrições em everythingisnew.pt/newsletter.

Liderados por Axl Rose (voz, piano) e ainda com Duff McKagan (baixo), Slash (guitarra principal), Dizzy Reed (teclado), Richard Fortus (guitarra rítmica), Frank Ferrer (bateria) e Melissa Reese (teclado), os Guns N’ Roses estiveram em Portugal, mais recentemente, em 2022, em Algés.

A promotora do espetáculo recorda ainda que a banda tem vendas globais que ultrapassam os 100 milhões de unidades.

“O catálogo da banda inclui ainda ‘G N’ R Lies’ (5x platina), ‘The Spaghetti Incident?’ (platina), ‘Greatest Hits’ (5x platina) e ‘Chinese Democracy’ (platina). Além disso, são uma das bandas de rock mais ouvidas no mundo, com uma média de 24 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Após a histórica reunião do século, encabeçaram o festival Coachella e venderam mais de 5 milhões de bilhetes durante a digressão ‘Not In This Lifetime…'”, lembrou a Everything is New.

O preço dos bilhetes varia entre os 95 euros (relvado) e 155 euros.

Em 2023, o Estádio Cidade de Coimbra, que foi inaugurado com um concerto de Rolling Stones, recebeu quatro espetáculos de Coldplay.

O estádio já recebeu também dois concertos de U2, além de espetáculos de Madonna ou George Michael.

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