Connect with us

MAGAZINE

PORQUE NOS IRRITAMOS AO VOLANTE ?

Porque é que ficamos tão irritados ao volante ? Buzinadelas, gritos, ultrapassagens, insultos e tudo mais se encontra na estrada … e porque razão ? Não percas o que temos para te contar …

Data:

em

Todos gostamos de criticar a condução dos outros mas há que admitir que todos somos culpados de fazer coisas egoístas e menos educadas no trânsito de vez em quando. O site Gizmodo conta porque é que nos ‘transformamos’ em animais ‘perigosos’ e cheios de ‘raiva’ quando estamos ao volante.

Não é só o aspecto da raiva. Estamos constantemente a fazer coisas socialmente inapropriadas quando estamos dentro das nossas ‘bolhas móveis’. Cortamos caminho, roubamos lugares de estacionamento, não usamos os piscas e pomos em risco a nossa vida e a dos outros.

E isto acontece em parte porque o carro se encontra num limbo entre o espaço público e o espaço privado. Permitindo que nos sintamos ‘anónimos’, explica a psicóloga Erica Slotter.

“Essa sensação de anonimato por vezes significa que nos comportamos de formas que não nos comportaríamos de outra forma porque há menos probabilidade de sermos responsabilizados”.

A tendência para desindividualizarmos os outros também aumenta, diminuindo as nossas restrições internas e inibições, enquanto nos tornamos menos empáticos em relação aos outros.

Quando estamos ao volante, em vez de vermos indivíduos vemos apenas um tipo de carro, ou um fluxo interminável de carros.

Isto em combinação com o anonimato que também o nosso carro nos proporciona, livra-nos da culpa e responsabilidade pelos nossos comportamentos e dá-nos a liberdade de cometer atos que violam as nossas normas sociais e pessoais.

AS MAIS LIDAS