Connect with us

DESPORTO

PORTO VENCE NA LUZ E RECUPERA LIDERANÇA (vídeo)

Datas:

em

Um golo de Herrera, aos 90 minutos, deu hoje ao FC Porto a vitória no clássico com o Benfica, por 1-0, e devolveu aos ‘dragões’ a liderança da I Liga da portuguesa de futebol, na 30.ª jornada

A vitória no Estádio da Luz, em Lisboa, deixa o FC Porto no comando do campeonato, com 76 pontos, mais dois do que o tetracampeão Benfica, a quatro jornadas do final da prova.

Depois do ‘nulo’ da primeira volta, no Dragão, os ‘azuis e brancos’ ganham vantagem na reta final da liga, em que o Benfica terá ainda de jogar no terreno do Sporting, que soma 68 pontos e visita hoje o Belenenses.


O FC Porto venceu na tarde deste domingo o Benfica por 1-0 e assumiu a liderança do campeonato português. O mexicano Herrera foi o autor do único golo do encontro com um remate muito forte à entrada da área. O jogo foi muito tático e apenas um erro de Grimaldo em zona proibida permitiu à equipa de Sérgio Conceição passar para a liderança da I Liga. Um resultado que pode muito bem ter sido decisivo na corrida à luta pelo título.

O Benfica apresentou-se com os mesmos onze que na semana passada derrotaram o Vitória de Setúbal. Jonas não recuperou dos problemas na zona lombar que o afastaram do encontro com os sadinos e Raúl Jiménez manteve a titularidade. Do lado do FC Porto destaque para a inclusão de Marega nas escolhas iniciais de Sérgio Conceição. O maliano treinou condicionado durante a semana, mas ainda assim o técnico portista decidiu apostar no avançado para o lugar de Aboubakar.

A equipa de Rui Vitória entrou mais ofensiva no Clássico e foi a primeira a criar perigo na partida. Rafa Silva passou por vários jogadores do FC Porto e deu em Jiménez, que cruza da direita para a área, mas ninguém aparece para o desvio. O primeiro lance de ataque do FC Porto aconteceu apenas aos 12 minutos. Alex Telles apareceu na esquerda a cruzar para a área, mas Bruno Varela agarrou a bola sem dificuldade.

Rafa Silva esteve muito perto de marcar o golo aos 20 minutos. O português tentou um cruzamento-remate, com a bola a bater no poste, embola do lado de fora, e a acaba nas mãos de Casillas. O guarda-redes espanhol do FC Porto esteve também em destaque quando aos 23 minutos defendeu um remate de Franco Cervi. O experiente guardião agarrou o esférico junto ao poste.

A equipa de Sérgio Conceição conseguiu responder aos 26 minutos. Marega recebe um passe de Alex Telles, foge pela esquerda e depois toca para Soares, que ganha em velocidade a Jardel, fura a área dos ‘encarnados’ e atira ao lado da baliza de Varela.

O primeiro cartão da partida surgiu aos 39 minutos para Sérgio Oliveira. Rafa Silva ganhou em velocidade ao médio do FC Porto, que agarrou a camisola do português quando este seguia em contra-ataque. Artur Soares Dias não teve outra opção que mostrar a cartolina amarela. As bancadas do estádio da Luz pediam vermelho por o portista quase ter feito uma ‘gravata’ ao extremo encarnado.

Aos 41 minutos, o central Marcano fez um corte providencial a cruzamento de Zivkovic. Jiménez lançou o sérvio na esquerda, que tentou um cruzamento rasteiro para o coração da área, mas o central espanhol acabou por cortar o lance.

Em cima do apito para o intervalo as duas equipas tiveram grandes oportunidades para abrir o marcador no estádio da Luz. Primeiro foi Pizzi. Jiménez antecipou-se ao marcador e tocou para o médio encarnado, que apareceu soltou na área e atirou para uma grande defesa de Casillas. Em seguida o FC Porto atirou muito perto do poste da baliza de Bruno Varela. Ricardo centrou da direita e Marega, à meia volta, rematou de primeira ligeiramente ao lado.

O FC Porto entrou na segunda parte com mais pendor ofensivo e criaram uma grande oportunidade de golo. Herrera consegue servir Marega entre os centrais do Benfica, mas Bruno Varela é mais rápido que o maliano e segura o esférico. Os ‘portistas’ chegaram mesmo a colocar a bola no fundo das redes dos ‘encarnados’ aos 51 minutos, mas o golo acabaria por não valer. Otávio conseguiu marcar, mas a jogada foi anulada por fora de jogo de Marega.

O Benfica respondeu através da cobrança de um pontapé de canto. Pizzi cobrou na direita e Jardel consegue ganhar a frente ao adversário e atira a rasar o poste da baliza de Casillas.

O FC Porto estava mais perigoso e Brahimi esteve muito perto de marcar o primeiro do encontro aos 66 minutos. O argelino recebeu a bola dentro da área e atirou em arco muito perto do poste da baliza de Bruno Varela.

Os portistas estavam por cima do encontro, com mais bola, mais domínio e mais remates, e o Benfica sentia muita dificuldade para sair em contra-ataque. Rui Vitória decidiu mudar o curso do jogo. Rafa Silva saiu para a entrada de Salvio que esteve em bom plano nos minutos finais do jogo com o Vitória de Setúbal.

Rui Vitória fez entrar Samaris para o lugar de Cervi, numa clara substituição para segurar o resultado. Já Sérgio Conceição decidiu arriscar na conquista dos três pontos e lançou na partida Óliver para o lugar de Sérgio Oliveira, que saiu da partida com algumas queixas, e o mexicano Corona assumiu a vaga de Otávio.

O jogo estava sem muitas oportunidades e o Benfica não queria ceder os três pontos. O treinador dos encarnados decidiu apostar num esquema de 4x4x2, muito utilizado em situações em que é preciso mais jogadores na área para marcar o golo. Seferovic foi o escolhido e entrou para o lugar de Pizzi.

E quando nada o fazia prever o FC Porto colocou-se em vantagem aos 90 minutos. Grimaldo cortou um lance para uma zona onde estava Herrera e o mexicano rematou fortíssimo sem hipótese para Bruno Varela. Um resultado justo face à superioridade dos portistas na segunda parte.

Com este resultado, o FC Porto assume a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem sobre o Benfica e pode muito bem ter caminho aberto para a conquista do título de campeão nacional no final desta época.

JOGO AO MINUTO:
95′ + 5 Termina a partida no Luz! Triunfo pela margem mínima do FC Porto no reduto do SL Benfica, golo de Herrera ao cair do pano, resultado que coloca os portistas novamente na liderança da Liga NOS.
92′ + 2 Lance entre Zivkovic e Ricardo Pereira. Artur Soares Dias recorre ao vídeo-árbitro e manda seguir a partida.
92′ + 2 FC Porto: Herrera recebe cartão amarelo.
90′ Quatro minutos de compensação.
90′ FC Porto: Golo de Herrera! Que tiro do mexicano à entrada da área, sem hipótese de defesa para Bruno Varela.
87′ SL Benfica: Entra H. Seferovic e sai Pizzi.
86′ Cruzamento muito largo de Corona, a sair pela linha de fundo. Pontapé de baliza para a equipa de Rui Vitória.
84′ Canto para o FC Porto, Alex Telles a bater com Rúben Dias a cortar. Brahimi ainda tenta o remate de ressaca, mas é outra vez o jovem central encarnado quem afasta.
83′ FC Porto: Entra Aboubakar e sai Soares.
82′ Livre batido por Alex Telles, mas a sair diretamente para as mãos de Bruno Varela.
81′ SL Benfica: Cartão amarelo para Álex Grimaldo.
81′ Falta de Grimaldo sobre Corona. Vai sair amarelo para o defesa encarnado.
80′ FC Porto: Entra Corona e sai Otávio.
79′ Salvio tentava meter na frente em Jiménez, mas Casillas mais rápido a chegar à bola.
74′ SL Benfica: Entra Samaris e sai F. Cervi.
74′ FC Porto: Entra Óliver Torres e sai Sérgio Oliveira.
72′ FC Porto: Alex Telles recebe cartão amarelo.
72′ Falta de Alex Telles sobre Salvio.
70′ Grimaldo a bater o livre, mas acerta em Marega.
69′ Falta de Sérgio Oliveira sobre Grimaldo. Livre para o SL Benfica.
66′ Ao lado! Grande movimentação de Brahimi, recebe na área e atira cruzado, a bola descreve um arco e sai a rasar o poste. Varela estava batido.
66′ SL Benfica: Entra Salvio e sai Rafa.
64′ Lance entre Rúben Dias e Marega, Artur Soares Dias recorre ao vídeo-árbitro e manda seguir a partida.
63′ Alex Telles a bater o livre, mas Marcano faz falta ofensiva sobre Jiménez.
62′ SL Benfica: André Almeida recebe cartão amarelo.
62′ Agora é André Almeida a travar Marega em falta. Vai sair amarelo para o jogador do SL Benfica.
61′ Pizzi a levantar a bola na cobrança do livre, mas a defesa portista a resolver.
60′ Paragem para assistir Sérgio Oliveira.
59′ Falta de Otávio sobre Rafa que saía em contra-ataque. Livre para os encarnados.
59′ FC Porto: Otávio recebe cartão amarelo.
55′ Jardel! Canto de Pizzi, o central encarnado atira de pé direito, mas a bola sai ao lado. Perigoso.
54′ Marega desarmado por Rúben Dias à entrada da área. Brahimi tenta nova investida, desta feita é Grimaldo a travar o ataque portista.
52′ Lance entre Tiquinho Soares e Fejsa.
50′ Fora-de-jogo assinalado a Marega. Otávio ainda atira para o fundo das redes, mas o árbitro já tinha interrompido a jogada.
48′ Saída importante de Varela, a negar o golo a Marega! O passe é de Ricardo Pereira, o maliano aparece na cara do guarda-redes encarnado, mas este a fazer bem a mancha.
46′ Recomeça o jogo, nenhuma alteração nos onzes iniciais para já.
46′ + 1 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
45′ Marega! Cruzamento de Ricardo, o maliano livre de marcação atira de pé direito, a bola saiu a rasar o poste.
45′ Defende Casillas! Jiménez serve Pizzi na área, este arma o remate e atira com intenção, valeu o guarda-redes portista.
44′ Ao lado! Insistência de Ricardo, a acreditar e a rematar à baliza de Varela, mas ao lado do alvo.
43′ Remate de Raúl Jiménez, na sequência de um canto de Cervi, mas a bola sai ao lado.
42′ Corta Marcano, a impedir que o cruzamento de Zivkovic seguisse para a área.
41′ Boa recuperação de André Almeida, mais rápido que Soares que deixa fugir a bola pela linha de fundo.
39′ FC Porto: Cartão amarelo para Sérgio Oliveira.
39′ Falta de Sérgio Oliveira sobre Rafa. Vai sair o primeiro amarelo do jogo.
38′ Remate de Brahimi, mas acerta em Rúben Dias. Canto para a equipa de Sérgio Conceição.
33′ Cruzamento de Pizzi para a área, mas a bola chega a Casillas.
32′ Pizzi levanta, Jiménez falhou o desvio por muito pouco e a defesa portista acaba por afastar da área.
32′ Novo canto para a equipa de Rui Vitória.
31′ Falta de Soares sobre Rafa.
28′ Passe de Ricardo a tentar lançar Marega, mas o maliano é apanhado em fora-de-jogo.
27′ Cruzamento de Rafa, desta vez é Marcano a tirar para canto.
25′ Soares! Passe atrasado de Marega para Tiquinho Soares, marcado de perto por Jardel. O brasileiro ganha espaço para o remate, mas atira ao lado.
23′ Falta ofensiva de Rúben Dias sobre Soares.
22′ Defende Casillas! Cervi a fugir por entre os centrais portistas, aparece a rematar ao primeiro poste, mas o guarda-redes espanhol tira para canto.
21′ Pizzi tentava a combinação com Raúl Jiménez, mas a bola sai muito puxada, para as mãos de Casillas.
20′ Rafa! Boa jogada do número 27 encarnado, a cruzar para o primeiro poste onde aparece Cervi, mas acerta no poste. Casillas estava a controlar a trajectória da bola.
19′ Fora-de-jogo assinalado a Felipe.
19′ Responde o FC Porto. Brahimi a trabalhar bem na área, André Almeida não arrisca e tira para canto.
17′ Segundo canto para o SL Benfica, após corte de Alex Telles a remate de Jiménez.
16′ Corte de Felipe. canto para o SL Benfica.
15′ Cervi tenta o cruzamento para a área, mas corta o FC Porto.
12′ Cruzamento de Alex Telles, tinha já Marega a desmarcar-se na área, mas Varela encaixa.
9′ Livre lateral de Zivkovic, Raúl ainda desvia de cabeça, mas Soares afasta da zona da área.
8′ Marega tentava fugir na frente, mas é-lhe assinalado o fora-de-jogo.
4′ Falta de Otávio sobre Fejsa.
2′ Combinação de Rafa com Jiménez, este cruza mas não chega ninguém para o desvio.
1′ Começa o clássico entre o SL Benfica e FC Porto.
0′ Cumprimentam-se as equipas já no relvado.
0′ Ambiente festivo nas bancadas do Estádio da Luz.
0′ FC Porto (Suplentes): Vaná, Maxi, Hernâni, Aboubakar, Óliver, Corona e Reyes.
0′ FC Porto (Onze inicial): Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles , Herrera, Sérgio Oliveira, Otávio, Brahimi, Soares e Marega.
0′ SL Benfica (Suplentes): Svilar, Luisão, Eliseu, Samaris, João Carvalho, Salvio e Seferovic.
0′ SL Benfica (Onze inicial): Bruno Varela, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Zivkovic, Pizzi, Rafa, Cervi e Raúl Jiménez.
0′ Para a recepção ao FC Porto, Rui Vitória convocou: Svilar, Bruno Varela, Grimaldo, Eliseu, Jardel, André Almeida, Rúben Dias, Luisão, Fejsa, Salvio, Pizzi, Samaris, Cervi, Diogo Gonçalves, Zivkovic, Rafa, João Carvalho, Raúl Jiménez, Jonas e Seferovic.
0′ Artur Soares Dias, da AF Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre SL Benfica e FC Porto deste domingo (18h00), partida da 30.ª jornada da Liga NOS.
PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.


INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHAVES BATEU E CONVENCEU O PORTIMONENSE

O Desportivo de Chaves regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Portimonense,...

DESPORTOPublicado há 22 horas

SALVIO “SALVA” BENFICA JÁ NOS DESCONTOS (vídeo)

Já nos descontos, Salvio "salvou" o Benfica e mantém a chama do título viva. Com esta vitória o benfica regressa...

DESPORTOPublicado há 23 horas

BARCELONA CONQUISTA TAÇA DO REI

O FC Barcelona conquistou hoje a sua 30.ª Taça do Rei de Espanha em futebol, a quarta consecutiva, após golear...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

TRABALHADORES DA “ÁGUAS DE PORTUGAL” EM GREVE A 24 DE ABRIL

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) marcaram greve nacional para a próxima terça-feira, 24 de abril, pelo aumento...

DESPORTOPublicado há 1 dia

MÁRIO PATRÃO LIDERA RALI MOROCCO DESERT CHALLENGE

O motard Mário Patrão (KTM) manteve hoje a liderança do Rali Morocco Desert Challenge em todo o terreno, enquanto o...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

DBRS SOBE RATING A PORTUGAL

A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspectiva estável,...

MÚSICA & CINEMAPublicado há 2 dias

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS