DESPORTO
BENFICA X PORTO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS
Todas as semanas a análise de José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.
Porto ligeiramente superior na 1 ª parte e Benfica melhor na 2ª. Porto a entrar bem, mais agressivo e rápido em posse de bola. Controlou a 1ª parte mesmo depois de ficar em inferioridade numérica, mas não conseguiu marcar. Muitas dificuldades do Benfica em articular o seu jogo ofensivo. Algumas situações de jogo direto que provocaram a expulsão de Fábio Cardoso e o amarelo a David Carmo, mas globalmente uma exibição fraca do Benfica na 1ª parte.
Roger Schmidt alterou a forma como o Benfica atuou, assumindo a posse de bola, passando a jogar em ataque organizado, dando largura ao seu jogo ofensivo e velocidade promovendo ações de 1×1 promovendo e aproveitando o desgaste de alguns jogadores do Porto que não conseguiram ser tão solidários e pressionantes e foi com naturalidade que o Benfica conseguiu chegar ao golo que acontece por mérito da ação individual de Neres da leitura de Di Maria que se posicionou onde teria de estar, e algum azar dos jogadores do Porto nomeadamente nos ressaltos no cruzamento e no remate de Di Maria que ao desviar em Wendell retirou Diogo Costa da jogada.
Bem no jogo Neres e João Neves que beneficiou da grande preocupação de Alan Varela e Eustáquio na ocupação dos espaços onde aparecia Rafa, o pior do Benfica neste jogo. No Porto Diogo Costa e Pêpê enquanto teve capacidade física foram os melhores.
Notas para a segurança de Trubin e para a boa parte inicial de Romário Baró, que apesar de bem substituído em função da necessidade do equilíbrio tático, estava a ser o melhor médio do Porto.
Roger Schmidt bem na forma como geriu a vantagem numérica e as alterações que fez em função do que o jogo pedia. A utilização de Neres e Di Maria pode estar em causa quando o adversário tem mais posse de bola, mas é inegável que nos jogos em que o Benfica tiver mais posse ou estiver em vantagem numérica, os dois podem coabitar e serão importantes para desmontar boas estratégias defensivas contrárias porque são jogadores rápidos, talentosos, fortes no 1×1 e com ótima tomada de decisão.
Sérgio Conceição demorou a alterar com alguns jogadores muito degastados pelo muito que correram na 1ª parte e pelos muitos minutos em inferioridade numérica e poderia na fase do tudo ou nada ter colocado em campo Toni Martinez que é o jogador mais eficaz do FC Porto a partir do banco e o Porto, naquela fase, não precisava de jogar bem, precisava de marcar.
O maior desafio para SC será com os muitos médios que o FCP tem, conseguir ter um meio-campo que consiga ser dominador e pressionante, tão do seu agrado, como era com Uribe e Otávio.
João Pinheiro não esteve bem, nem para portistas nem para benfiquistas, os critérios atuais não favorecem a intervenção dos árbitros.
É nítido e evidente, para mim, que sempre que o jogador jogue primeiro a bola não deverá haver marcação de faltas, ao contrário do que são as determinações do IFAB que juntamente com a TV estão a transformar o futebol num jogo de matraquilhos em que os jogadores não se podem tocar, nem confrontar. É uma determinação a rever porque o contacto pós toque na bola na maioria das vezes é inevitável., vide “entradas de carrinho”. A agressividade com lealdade favorece o espetáculo e a competitividade entre adversários.
No lance de Fábio Cardoso com Neres, benefício da dúvida para João Pinheiro. O amarelo também podia ser opção e não prejudicava o jogo. Errou no amarelo a David Carmo porque não há falta e no suposto penalti sobre Taremi, Trubin também não faz falta.
José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.
DESPORTO
LIGA EUROPA: FC PORTO ENCONTRA ROMA NO PLAY-OFF DE ACESSO AOS “OITAVOS”
O FC Porto defronta os italianos da Roma no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa em futebol, segundo o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça.
O FC Porto defronta os italianos da Roma no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa em futebol, segundo o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça.
A formação ‘azul e branca’ joga a primeira mão no Estádio do Dragão, no Porto, em 13 de fevereiro, e a segunda na capital transalpina, uma semana depois, no dia 20.
Caso consiga o apuramento para os ‘oitavos’, o FC Porto enfrenta, novamente com primeira mão no Dragão, em 06 de março, e segunda fora, em 13 do mesmo mês, os também italianos da Lazio ou os espanhóis do Athletic Bilbau.
DESPORTO
LIGA DOS CAMPEÕES: SPORTING FRENTE AO BORUSSIA DORTMUND NO PLAY-OFF DOS “OITAVOS”
O Sporting vai enfrentar os alemães do Borussia Dortmund no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ditou o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça.
O Sporting vai enfrentar os alemães do Borussia Dortmund no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ditou o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça.
A formação campeã nacional em título joga a primeira mão no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em 11 ou 12 de fevereiro, e a segunda na Alemanha, em 18 ou 19 do mesmo mês.
Se garantir um lugar nos ‘oitavos’, o Sporting defronta, uma vez mais com primeira mão em Alvalade, em 04 ou 05 de março, e segunda fora, em 11 ou 12 do mesmo mês, os franceses do Lille ou os ingleses do Aston Vila.
-
REGIÕES3 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: BOAVISTA EM ÚLTIMO APÓS DERROTA COM O AROUCA (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE SPORTING NA FINAL PELA MARCAÇÃO DE PENÁLTIS (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: JOÃO PINHEIRO NOMEADO PARA A FINAL “SPORTING X BENFICA”
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
-
NACIONAL2 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)
-
DESPORTO3 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: PORTO DERROTADO NA MADEIRA EM JOGO DA JORNADA 17 (VÍDEO)