RÁDIO REGIONAL
salt likit
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

PORTUGUESA “DESCOBRIU” OS LENÇÓIS QUE REDUZEM RISCO DE ASFIXIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Uma mãe de dois filhos desenvolveu, com o apoio da Universidade do Minho, um sistema de lençóis que “reduz o risco de asfixia em recém-nascidos durante o sono”, revelou esta quarta-feira em comunicado a universidade minhota.

Mónica Ferreira “amadureceu” o conceito no Laboratório de Ideias de Negócio e no Laboratório de Empresas, ambos promovidos pela TecMinho, interface universidade-empresa da Universidade do Minho. E, assim, criou o Safety Baby Bed para impedir os bebés de deslizarem na cama ou puxarem os lençóis para cima da cabeça, explica o comunicado, referindo ainda que “20% das crianças vítimas de morte súbita são encontradas com a cabeça coberta por roupa de cama”. Além da TecMinho, o projecto tem ainda o apoio do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Hospital de Guimarães e do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).

A ideia surgiu depois de a criadora daqueles lençóis ter sido alertada pelos profissionais de saúde sobre o risco de sufocamento de bebés provocado pela roupa de cama e por ter conhecimento de situações de susto ocorridos com pessoas próximas. “Sabe-se que os lactentes, nos primeiros meses de vida, não têm ainda bem desenvolvido a percepção da obstrução e os reflexos de defesa. O objectivo é que esta solução proporcione aos bebés e aos pais um sono mais tranquilo, diminuindo drasticamente o risco de abafamento”, diz, segundo o comunicado, Mónica Ferreira.

Para a Universidade do Minho, o projecto destaca-se pelo design único que impede o bebé de deslizar para baixo dos lençóis, graças a um sistema de retenção e segurança que é ajustável consoante o crescimento da criança e amovível a qualquer momento. O modelo de lençóis integra ainda um fecho adaptado “para a criança não se destapar durante a noite, mantendo a temperatura ideal”.

O Safety Baby Bed está agora em fase final de patenteamento, tendo já obtido, em Dezembro, o 1.º prémio na segunda edição do programa Novas Empresas Tecnológicas Têxteis, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020).

VEJA AINDA:

COVID-19: PORTUGAL COM 58.530 INFEÇÕES, NOVO MÁXIMO DIÁRIO, E 49 MORTES

Lusa

EM PORTUGAL JÁ FORAM ADMINISTRADAS 20 MILHÕES VACINAS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

Lusa

COVID-19: PORTUGAL COM 40.945 INFEÇÕES, NOVO MÁXIMO EM 24 HORAS

Lusa

MAIS DE 13,7 MILHÕES DE CERTIFICADOS DIGITAIS EMITIDOS EM PORTUGAL

Lusa

COVID-19: MAIS DE METADE DOS EUROPEUS PODERÁ FICAR INFETADA COM A ÓMICRON – OMS

Lusa

MAIS DE 2.000 ENFERMEIROS PEDIRAM PARA SAIR DE PORTUGAL DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks