MAGAZINE
PORTUGUESES CAMPEÕES DOS CARROS DE LUXO
Os portugueses são dos que mais compram carros de luxo ! Em Portugal, as marcas topo de gama representam 24% das vendas de veículos novos. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Os portugueses são dos que mais compram carros de luxo ! Em Portugal, as marcas topo de gama representam 24% das vendas de veículos novos. De acordo com um novo estudo do Observador Cetelem, os portugueses estão entre os que mais compram automóveis topo de gama e cerca de um quarto tem mesmo uma viatura de marca premium. O documento, que analisa os desafios do setor automóvel, mostra que este segmento premium representa já 24% das vendas de veículos novos em Portugal.
De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em janeiro de 2017 foram vendidos 17.601 automóveis ligeiros, o que representa uma subida de 10,2% face ao mesmo mês de 2016 (quando foram vendidos apenas 15.976 veículos).
Os mesmos dados mostram que no mês passado começaram a circular nas estradas portuguesas 74 automóveis da marca Jaguar, 16 da Porsche, sete com a insígnia italiana Maserati, dois da Ferrari e outros dois da fabricante britânica Aston Martin. As cinco marcas mais vendidas em janeiro foram a Peugeot (1475 automóveis), Renault (1475), Mercedes-Benz (1441), BMW (1320) e Volkswagen (1218). Apenas a Alemanha (29%), o Reino Unido (27%) e a Bélgica (27%) apresentam quotas de mercado mais elevadas para marcas topo de gama, entre os quinze países analisados pelo Observador Cetelem.
O estudo revela que é na Europa que as marcas premium são mais representadas, com um mercado apoiado essencialmente pelas empresas, através de soluções de financiamento e aluguer de longa duração. O estudo aponta ainda outros fatores que levam ao crescimento das marcas topo de gama, como a aposta em modelos alternativos à berlina, o que parece cativar novos segmentos de consumidores.
No que diz respeito aos modelos, os veículos berlina (44%) e carrinha (21%) são, no geral, os que reúnem mais utilizadores em Portugal, seguidos pelos monovolumes (10%). Os restantes tipos de veículos conduzidos pelos portugueses são os 4×4 SUV (7%); os coupés – cabriolé (6%); os combispace (6%) e outros, como os utilitários (6%).
As análises e previsões deste estudo foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE, com inquéritos conduzidos pela TNS Sofres em quinze países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.
Dinheiro Vivo
