Connect with us

REGIÕES

PÓVOA DE VARZIM DECLARA O FIM DAS TOURADAS

A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim aprovou hoje, por maioria, uma proposta do executivo camarário local para a interdição da realização, na área do município, de corridas de touros e outros espetáculos que envolvam violência animal.

Datas:

em

A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim aprovou hoje, por maioria, uma proposta do executivo camarário local para a interdição da realização, na área do município, de corridas de touros e outros espetáculos que envolvam violência animal.

Numa sessão com mais público que o habitual, o ponto mereceu considerável discussão, com vários deputados a exporem os seus argumentos, a favor e contra a medida, embora a maioria das bancadas tenha votado favoravelmente ao fim de touradas no município.

A exceção foram os deputados do CDS, que votaram contra a proposta, assim como três elementos da bancada do PSD, a força maioritária no concelho poveiro, numa posição, ainda assim, insuficiente para travar a ratificação do ponto, com os votos favoráveis de PS, CDU, BE, PAN e da restante bancada do PSD.

No final da sessão, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o social democrata Aires Pereira, considerou que “esta decisão parece ser a mais adequada para o tempo em que vivemos”

“Foi a vontade da maioria da representação política na Assembleia Municipal, e com a qual eu também concordo. O que me tem chegado, direta e indiretamente, é que há mais pessoas confortáveis com esta decisão, do que com a possibilidade continuarem a existir corridas de touros na Póvoa de Varzim”, partilhou o autarca.

Na sequência desta decisão do município da Póvoa de Varzim, a PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, divulgou, em comunicado, que irá “avançar com todos os meios legais contra a autarquia, contra o autarca e contra todos os que se associaram a este ataque vil à liberdade dos espetáculos culturais no concelho”.

“Se a própria lei reconhece que a Tauromaquia é cultura, é então obrigação do Estado promover e assegurar o acesso dos seus cidadãos à Tauromaquia. Qualquer decisão tomada no sentido de limitar ou proibir o acesso a um espetáculo cultural é inconstitucional”, defendeu Hélder Milheiro, presidente da PróToiro.

O comunicado da associação acrescenta que “está na hora de o ministério da Cultura dizer o que pretende fazer a estas violações à cultura portuguesa”.

“É inadmissível que o Governo ainda não se tenha pronunciado sobre estas tentativas de proibições culturais, indignas de um estado democrático, e esteja a fechar os olhos a atitudes ilegais do Poder Local que violam direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos”, pode ler-se no texto enviado.

Sobre a intenção de serem acionados meios legais para inverter a decisão do município, Aires Pereira, presidente da autarquia poveira, garantiu que irá fazer a defesa da decisão tomada pela Assembleia Municipal local

“Se houver pessoas que entendam que, na lei, dá um espaço para realização destes espetáculos, cá estaremos para defender a posição do município”, prometeu.

Com a decisão tomada pela Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, estão proibidas, a partir de janeiro de 2019, a realização de corridas de touros neste concelho nortenho. Este verão ainda se realizarão dois espetáculos tauromáquicos na cidade.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
1 COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Pingback: SERÁ CRIME ? SERÁ CULTURA ? | VÍTOR FERNANDES

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JUSTIÇAPublicado há 14 horas

BRUNO DE CARVALHO ESTÁ A SER OUVIDO NO TRIBUNAL DO BARREIRO

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho já começou hoje a ser interrogado pelo juiz Carlos Delca, no âmbito da...

JUSTIÇAPublicado há 15 horas

GREVE ATRASA INTERROGATÓRIO A BRUNO DE CARVALHO

O interrogatório ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, no Tribunal do Barreiro, poderá prolongar-se para além de hoje devido...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 15 horas

PORTAGENS VÃO FICAR MAIS CARAS EM 2019

Os preços das portagens nas autoestradas vão aumentar 0,88% em janeiro de 2019, tendo em conta a taxa de inflação...

INTERNACIONALPublicado há 1 dia

FRANÇA QUER REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA INTERNET

O governo francês tentou hoje relançar as negociações globais para um código internacional de conduta na Internet, com um manifesto...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PRODUÇÃO DA MAÇÃ DE ALCOBAÇA CAIU 30% DEVIDO À METEOROLOGIA

A maçã de Alcobaça registou este ano uma quebra de 30% na produção, devido às elevadas temperaturas que reduziram a...

REGIÕESPublicado há 2 dias

POLÍCIA DETEVE UM GANG QUE ROUBAVA RODAS DE AUTOMÓVEIS

A PSP deteve três homens suspeitos de pertencer a um grupo que se dedicava ao furto de rodas de viaturas...

DESPORTOPublicado há 2 dias

MARCELO CONDECOROU A SELECÇÃO CAMPEÃ EUROPEIA SUB-19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu e condecorou hoje, no Palácio de Belém, em Lisboa, a seleção...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

JUSTIÇA: OLIVEIRA E COSTA “BRINCOU” COM O DINHEIRO DOS CIDADÃOS

O tribunal que hoje condenou a prisão sete arguidos no caso BPN, entre os quais o ex-presidente do banco Oliveira...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCE CHAVES E “INSTALA-SE” NO SEGUNDO LUGAR (vídeo)

O Sporting subiu hoje ao segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Desportivo de...

DESPORTOPublicado há 2 dias

BENFICA VENCE EM TONDELA APÓS “ONDA DE DERROTAS” (vídeo)

O Benfica regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, após duas derrotas consecutivas, ao triunfar em casa...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS