INTERNACIONAL

PUTIN: “COREIA DO NORTE PODE SER UMA CATÁSTROFE”

Vladimir Putin, presidente da Rússia, reagiu ao sexto ensaio nuclear norte-coreano durante a cimeira dos BRICS em Xiamen, China, avisando que uma escalada com a Coreia do Norte pode causar uma “catástrofe planetária” e perda imensa de vidas.

“Avançar com uma histeria militar nestas condições não faz sentido”, disse Putin à margem da cimeira. “Isso poderia levar a uma catástrofe planetária global e a uma enorme perda de vidas humanas. Não há outra maneira de resolver a questão nuclear da Coreia do Norte sem ser pelo diálogo pacífico”, explicou.

A reação do líder russo veio no seguimento da Coreia do Sul não ter descartado a possibilidade de se colocarem armas nucleares tácticas norte-americanas no seu território, uma significativa mudança de posicionamento por desde início da década de 90 ter recusado constantemente esta medida de dissuasão contra o seu rival do norte.

Putin junta-se assim aos vários líderes mundiais que já reagiram aos recentes desenvolvimentos do programa nuclear norte-coreano. No domingo passado o regime de Pyongyang realizou o sexto ensaio nuclear despoletando uma bomba de hidrógenio, oito a dez vezes mais poderosa que as bombas norte-americanas lançadas contra o Japão em Hiroshima e Nagasaki na II Guerra Mundial.

VEJA AINDA:

ISABEL DO SANTOS E MARIDO FORAM ALVO DE RELATÓRIOS SOBRE ATIVIDADES SUSPEITAS EM 2013 NOS EUA

Lusa

PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL ALERTA QUE A FOME ATINGIU O MAIOR NÚMERO DE SEMPRE

Lusa

FIFA ESTIMA PREJUÍZOS DE 12 MIL MILHÕES E LANÇA APOIOS ÀS FEDERAÇÕES

Lusa

RUI VITÓRIA: AL NASSR VENCEU A ‘LIGA DOS CAMPEÕES’ ASIÁTICA

Lusa

ORGANIZAÇÕES PEDEM À ONU QUE INVESTIGUE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NA CHINA

Lusa

PAQUISTÃO PROÍBE TINDER E MAIS QUATRO APLICAÇÕES DE ENCONTROS POR CONTEÚDO IMORAL

Lusa