RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

PUTIN: “COREIA DO NORTE PODE SER UMA CATÁSTROFE”

Vladimir Putin, presidente da Rússia, reagiu ao sexto ensaio nuclear norte-coreano durante a cimeira dos BRICS em Xiamen, China, avisando que uma escalada com a Coreia do Norte pode causar uma “catástrofe planetária” e perda imensa de vidas.

“Avançar com uma histeria militar nestas condições não faz sentido”, disse Putin à margem da cimeira. “Isso poderia levar a uma catástrofe planetária global e a uma enorme perda de vidas humanas. Não há outra maneira de resolver a questão nuclear da Coreia do Norte sem ser pelo diálogo pacífico”, explicou.

A reação do líder russo veio no seguimento da Coreia do Sul não ter descartado a possibilidade de se colocarem armas nucleares tácticas norte-americanas no seu território, uma significativa mudança de posicionamento por desde início da década de 90 ter recusado constantemente esta medida de dissuasão contra o seu rival do norte.

Putin junta-se assim aos vários líderes mundiais que já reagiram aos recentes desenvolvimentos do programa nuclear norte-coreano. No domingo passado o regime de Pyongyang realizou o sexto ensaio nuclear despoletando uma bomba de hidrógenio, oito a dez vezes mais poderosa que as bombas norte-americanas lançadas contra o Japão em Hiroshima e Nagasaki na II Guerra Mundial.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

PORTUGAL CONQUISTA O BRONZE NO MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS

Rádio Regional

PORTUGAL MAIS PERTO DO QUINTO LUGAR DO RANKING DA UEFA

Rádio Regional

PORTUGAL GOLEIA SUÍÇA POR DEZ A ZERO NA ESTREIA DO MUNDIAL DE HÓQUEI

Rádio Regional

ZENO DEBAST REGRESSA AO SPORTING SEM JOGAR PELA BÉLGICA

Rádio Regional

LIGA DAS NAÇÕES: SEM RONALDO PORTUGAL CONTINUA A BRILHAR

Rádio Regional

CRISTIANO RONALDO PREPARA REGRESSO À ARÁBIA SAUDITA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.