RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

RODOVIÁRIAS PRIVADAS EM GREVE NOS DIAS 22 DE NOVEMBRO E 02 DE DEZEMBRO

Os sindicatos representativos dos trabalhadores das empresas rodoviárias privadas apresentaram um pré-aviso de greve para os dias 22 de novembro e 02 de dezembro, considerando que as propostas de atualização salarial não são satisfatórias.

“Perante as propostas da ANTROP [Associação Nacional de Transportes de Passageiros] e Transdev de atualização salarial em 2022 de 10,5 euros por mês e 10 euros por mês, respetivamente, e após análise das organizações subscritoras da proposta comum, a Fectrans [Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações] (STRUP e STRIN) e o SITRA [Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes] decidiram avançar com um novo pré-aviso de greve para o próximo dia 22 de novembro e 02 de dezembro”, anunciaram, em comunicado, os sindicatos.

A greve vai abranger todos os trabalhadores das empresas privadas do setor rodoviário de passageiros, associadas na ANTROP e as da Transdev, onde se aplica o Contrato Coletivo de Trabalho Vertical (CCTV).

Na mesma nota, a Fectrans e o SITRA defenderam que as propostas dos patrões estão “muito distantes” das apresentadas pelos sindicatos, traduzindo-se “numa atualização de 0,33 euros por dia, que nem dá para beber mais um café”.

Os trabalhadores reivindicam o aumento do salário base do motorista para 750 euros, bem como uma atualização, na mesma percentagem, para os demais trabalhadores.

Por outro lado, exigem uma atualização do subsídio de refeição “nos mesmos termos percentuais” do aumento do salário do motorista e a redução do intervalo de descanso para o máximo de duas horas.

Os sindicatos reiteraram estar disponíveis para negociar propostas que permitam um acordo de valorização dos salários.

“São reivindicações que uniram os trabalhadores nas greves passadas e que continuam a ser razões para manter e ampliar a unidade na ação”, vincaram.

Os trabalhadores das rodoviárias privadas estiveram em greve nos dias 20 de setembro e 01 de outubro.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

OPERADORES DE EMERGÊNCIA DA ANEPC EM GREVE DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO

Rádio Regional

UTAD INTEGRA ALIANÇA EUROPEIA EU-GIFT COM 7,5 MILHÕES DE EUROS

Rádio Regional

BRAGANÇA: AUTARQUIA IMPLEMENTA “PEDONALIZAÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO”

Rádio Regional

GOVERNO ABRE CANDIDATURAS DE 10 MILHÕES PARA APOIO A VEÍCULOS ELÉTRICOS

Rádio Regional

TAXISTAS CONTESTAM NOVO REGULAMENTO TARIFÁRIO E PEDEM REUNIÃO À AMT

Rádio Regional

GREVE NOS REGISTOS COM ADESÃO DE 80% E ACUSAÇÕES DE ILEGALIDADE

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.