Ligue-se a nós

MAGAZINE

ROER UNHAS É PERIGOSO

Roer as unhas é mais perigoso do que parece. Tem implicações várias, desde a boca até aos intestinos … o ideal mesmo é não roer as unhas e encontrares uma forma saudável de perder o “vício”. Vê aqui o resto …

Online há

em

ROER AS UNHAS

Roer as unhas é um mau hábito, um vício que não só prejudica a estética das mãos como também pode ser altamente nocivo para o corpo.

Em causa, explica uma investigação da Universidade de Medicina de Wroclaw (Polónia, 2014), está a imensidade de germes e bactérias que se encontram nas unhas e nos dedos e que entram em contacto com o organismo.

Sim, o mal não está no ato de engolir as unhas, mas sim em todos os ‘seres’ que lá habitam – que são altamente prejudiciais para a boca e para os intestinos, podendo causar infeções.

Contudo, o ato de roer as unhas tem também um impacto estético significativo, uma vez que toda a estrutura da unha muda: fica mais pequena e mais larga, com pequenos ferimentos à volta e por vezes um vermelhão e inchaço constante.

Depois de falar com alguns especialistas, o El País listou as cinco piores consequências do vício de roer as unhas (e o melhor é tirar o dedo da boca enquanto lê):

1. Lesões nos dedos – Além das pequenas feridas junto às cutículas, o hábito de roer as unhas pode ainda reduzir a sensibilidade em torno da unha, o que aumenta o risco de hemorragia, pois a mordidela tende a ser mais agressiva. A permanência de feriadas e a continuidade do hábito pode dar origem a infeções (caracterizadas pelo aparecimento de pus) ou até mesmo de verrugas, que podem ser um meio de transporte do herpes na presença do vírus.

2. Infeções intestinais – As bactérias existentes nas unhas e que são ingeridas quando se coloca o dedo na boca provocam a propagação de parasitas intestinais, dando origem a infeções (que no caso das crianças podem ser graves).

3. Desgaste dos dentes – roer as unhas provoca microtraumas nos dentes, uma vez que desgasta o esmalte. Além disso, este hábito pode ainda causar um esforço intenso (e desnecessário) dos dentes.

4. Alterações da mandíbula – A posição forçada da mandíbula para morder as unhas pode causar alterações na articulação temporomandibular, lê-se na publicação.

5. Gengivas inflamadas – O ato de morder as unhas pode ainda causar inflamações nas gengivas, que, na pior da hipótese, podem dar azo a hemorragias e má respiração.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS