Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

O RSI VAI AUMENTAR, VEJA QUANTO

O Rendimento Social de Inserção (RSI) vai aumentar já este mês. O Governo decidiu repor mais 25% do corte operado pelo anterior Executivo e a mudança também vai abranger atuais beneficiários, o que implica o recálculo da prestação. Ainda assim, a Segurança Social vai pagar já em janeiro o apoio atualizado, confirmou já o Governo. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

O Rendimento Social de Inserção (RSI) vai aumentar já este mês. O Governo decidiu repor mais 25% do corte operado pelo anterior Executivo e a mudança também vai abranger atuais beneficiários, o que implica o recálculo da prestação. Ainda assim, a Segurança Social vai pagar já em janeiro o apoio atualizado, confirmou já o Governo.

“O pagamento de janeiro [do RSI] já incorpora o novo valor de referência”, afirmou a secretária de Estado da Segurança Social esta quarta-feira, na conferência de imprensa que serviu para apresentar a política de rendimentos para 2017.

O RSI é uma prestação sujeita a condição de recursos. O valor não é fixo: varia consoante a dimensão e os rendimentos da família. Desde logo, estão excluídos agregados com património mobiliário e bens móveis sujeitos a registo superiores a 25,3 mil euros.

Em 2017, o valor de referência do RSI passa para 183,84 euros, contra 180,99 euros em 2016. Quando chega a altura de calcular o apoio, este tem em conta 100% do valor de referência no caso do primeiro adulto, 70% no caso dos restantes adultos e 50% no caso de menores.

A prestação sobe 1,6% em janeiro. Veja aqui alguns exemplos, no caso de famílias sem rendimentos:

Se estes agregados tiverem rendimentos, o valor do RSI é ajustado. Corresponde então à diferença entre o RSI a atribuir em função da composição do agregado familiar e o rendimento da família, se este for mais baixo. Se for mais elevado, não há direito à prestação.

São considerados diversos tipos de rendimentos, mas no caso de salários, por exemplo, só conta 80% da remuneração, tendo em conta o duodécimo referente aos subsídios de férias e de natal (mesmo que estas prestações não sejam pagas de forma faseada) e depois de retiradas as contribuições para a Segurança Social. Olhando para o salário mínimo de 557 euros, por exemplo, a Segurança Social considera 578,35 euros de rendimentos de trabalho.

Assim, uma família composta por dois adultos e três crianças que viva com um salário de 557 euros terá direito a RSI no valor de 9,90 euros.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS