RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

FARMÁCIAS: CAMPANHA AJUDA CARENCIADOS NA COMPRA DE MEDICAMENTOS

A campanha “Dê troco a quem precisa” começa esta segunda-feira em farmácias de todo o país e convida os portugueses a doarem o troco das suas compras nas farmácias a pessoas carenciadas, segundo a associação Dignitude.

A campanha, que decorre de 9 a 20 de dezembro em mais de 500 farmácias aderentes em todo o país, é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Dignitude, uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de fundos da união europeia.

“Dê troco a quem precisa” pretende que quem for a estes estabelecimentos possa doar o troco a um fundo solidário que ajudará pessoas identificadas pelos parceiros da associação como vivendo em situação de pobreza e que não conseguem comprar medicamentos.

Em comunicado, a Dignitude afirma que este programa tem como objetivo permitir o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

A nível nacional, o programa já apoiou 39.000 beneficiários e já dispensou cerca de três milhões de embalagens de medicamentos desde maio de 2016, quando se deu início a este programa, segundo a mesma fonte.

Só este ano, a campanha que decorreu entre 20 e 29 de maio angariou cerca de 14.837 euros nas farmácias para apoiar a compra de medicamentos, o que ajudou 90 pessoas carenciadas.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, um em cada 10 portugueses não comprou os medicamentos prescritos por não ter dinheiro para os pagar.

A Associação Dignitude nasceu em 2015 e é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

O abem: está presente em todo o país, incluindo regiões autónomas, e assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

GNR ALERTA PARA AUMENTO DE BURLAS RELACIONADAS COM O MUNDIAL 2026

Rádio Regional

PORTUGAL PODERÁ ENTRAR EM NOVA ONDA DE CALOR COM MÁXIMAS DE 45 GRAUS

Rádio Regional

SETOR DO TOMATE ENFRENTA CARÊNCIA DE 400 TRABALHADORES SAZONAIS

Rádio Regional

CTT RETOMAM ENVIO DE BENS PARA OS ESTADOS UNIDOS E PORTO RICO

Rádio Regional

ARRANCAM EXAMES NACIONAIS COM MAIS DE 160 MIL ALUNOS INSCRITOS

Rádio Regional

PORTUGAL: 57 PESSOAS MORRERAM AFOGADAS EM PORTUGAL DESDE JANEIRO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.