RÁDIO REGIONAL
ARTE & CULTURA

SALAS DE CINEMA PORTUGUESAS RECEBEM 862 MIL ESPECTADORES EM ABRIL

nbsp| RÁDIO REGIONAL

As salas de cinema em Portugal receberam 862 mil espectadores em abril deste ano, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), um número ainda distante dos valores pré-pandemia de covid-19.

De acordo com os dados mensais do ICA, hoje divulgados, as salas de cinema faturaram 4,9 milhões de euros em abril, mais de um milhão acima dos números alcançados em março deste ano. Devido ao impacto da pandemia de covid-19, é impossível comparar com o mês homólogo de 2021 ou 2020.

Para referência, em abril de 2019, houve 1,5 milhões de espectadores de cinema, o que totalizou 8,2 milhões de euros de receita bruta.

Desta forma, nos quatro primeiros meses de 2022, os cinemas portugueses faturaram 13,7 milhões de euros, num total de 2,4 milhões de espectadores.

O filme mais visto em abril foi “Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, de David Yates, que em menos de um mês de exibição acumulou quase 200 mil espectadores e assim se tornou no quarto filme mais visto do ano, em Portugal.

Em 2022, o filme mais visto, até agora, é “Uncharted”, de Ruben Fleischer, com 329,9 mil espectadores, seguindo-se “The Batman”, de Matt Reeves, com 272,5 mil espectadores, e “Homem Aranha: Sem Volta a Casa”, de Jon Watts, com a soma de 218,3 mil espectadores.

Na lista de filmes portugueses, o mais visto do ano é “Salgueiro Maia – o Implicado”, de Sérgio Graciano, com 13.433 pessoas. No segundo lugar da lista, surge a coprodução nacional “O Homem que Matou D. Quixote”, de Terry Gilliam, com 6.876 espectadores, e, depois, o mais recente filme de António-Pedro Vasconcelos, “Km 224”, com 2.878.

VEJA AINDA:

NOVO FILME DA SAGA ‘VELOCIDADE FURIOSA’ PASSA POR PORTUGAL E COM PORTUGUESES

Lusa

EUNICE MUÑOZ: ATRIZ MARCOU DE FORMA DEFINITIVA O TEATRO PORTUGUÊS

Lusa

MORREU EUNICE MUÑOZ. A ESTRELA MAIOR DO TEATRO PORTUGUÊS TINHA 93 ANOS

Lusa

SANTA COMBA DÃO: EDIFÍCIO ROMANO REVELADO EM SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Lusa

WILL SMITH É BANIDO DA CERIMÓNIA DOS ÓSCARES DURANTE 10 ANOS – ACADEMIA

Lusa

AVEIRO: O ‘BARCO MOLICEIRO’ É CANDIDATO A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE 2023

Lusa