Connect with us

SOCIEDADE

SAÚDE: GOVERNO QUER MELHORAR RENDIMENTO DOS BLOCOS OPERATÓRIOS

Um despacho da secretária de Estado da Saúde publicado nesta quarta-feira em Diário da República indica que o objectivo é que o grupo de trabalho proponha um modelo de funcionamento que assegure uma redução da espera para as cirurgias.

Data:

em

O Governo criou um grupo de trabalho para propor um modelo de funcionamento dos blocos operatórios dos hospitais do SNS que permita um “melhor rendimento”. A nova estrutura tem de apresentar uma proposta até meados de Junho.

Um despacho da secretária de Estado da Saúde publicado nesta quarta-feira em Diário da República indica que o objectivo é que o grupo de trabalho proponha um modelo de funcionamento que assegure que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) se possam reger por regulamentos homogéneos, visando maior rentabilidade e redução de espera para as cirurgias.

O diploma explica que em 2013 foi criado um grupo de trabalho para avaliar a situação dos blocos operatórios, que culminou com a publicação, em Outubro de 2015, de um relatório sobre a capacidade de cada instituição, um trabalho que o próprio despacho refere que “não pode ser desperdiçado”.

“É consensual que da capacidade instalada em blocos operatórios se poderia retirar um melhor rendimento, tratando no mesmo tempo e instalações disponíveis um muito maior número de doentes”, entende o Ministério da Saúde.

Através dos dados que estão recolhidos desde 2015, o novo grupo de trabalho deve apresentar propostas para optimizar o trabalho dos blocos operatórios, sugerindo um modelo de regulamentação e um programa de implementação.

O coordenador do grupo é o médico cirurgião José de Castro Correia da Silva, do Hospital de São João, que irá trabalhar com uma dúzia de outros médicos e enfermeiros.

O grupo de trabalho terá de apresentar um relatório final dentro de quatro meses.

LUSA

AS MAIS LIDAS