RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

SETÚBAL: AUTARQUIA PREPARA PRAIAS DO CONCELHO PARA A ÉPOCA BALNEAR

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Câmara de Setúbal está a proceder a operações de “limpeza aprofundada” dos areais das praias da Arrábida para a época balnear, que decorre de 10 de junho a 18 de setembro, anunciou nesta quinta-feira a autarquia.

“A preparação das zonas balneares já teve início, com uma limpeza aprofundada dos areais das praias, com recurso a um equipamento mecânico atrelado a um trator, através de um sistema de crivagem que recolhe os detritos”, é referido numa nota de imprensa do município.

Segundo a autarquia, além desta limpeza mecânica, “a executar sempre que necessário”, as equipas municipais asseguram a limpeza diária das zonas balneares do concelho, feita de forma manual, e a substituição dos sacos dos contentores de resíduos distribuídos pelos areais.

Na nota, a Câmara de Setúbal adianta ainda que as operações de limpeza abrangem também as praias da Saúde e da Gávea, que não estão classificadas como zonas balneares.

A exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, por razões de segurança a Câmara de Setúbal mantém as restrições nos acessos às praias da Arrábida, com proibição da circulação de automóveis particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro, e a garantia de transportes públicos regulares para as praias, de 30 em 30 minutos, durante a época balnear.

A frequência de algumas carreiras, com partidas de Azeitão e de diversos locais da cidade de Setúbal, poderá ser reduzida para apenas 15 minutos nos períodos entre as 7h00/9h30 e as 17h00/19h30.

As carreiras entre Setúbal e as praias da Arrábida são abrangidas pelo passe Navegante e têm a garantia de desdobramentos em caso de necessidade.

Os residentes, comerciantes e concessionários das praias podem pedir cartões de acesso para viaturas particulares, através de correio eletrónico (praias@mun-setubal.pt) ou requerimento disponibilizado na página oficial do município na Internet.

Na sequência de um acordo com a Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) celebrado em abril de 2017, a Câmara Municipal de Setúbal assumiu a responsabilidade pela execução de arranjos paisagísticos e de adaptação aos planos de praia ainda não concretizados nas praias situadas na zona de paisagem protegida do Parque Natural da Arrábida.

O acordo previa também a realização de ações de requalificação da margem do mar e de proteção do sistema dunar nas praias do concelho de Setúbal, no sentido de melhorar as condições de segurança, acessibilidades e fruição das praias da Arrábida, em que se incluem as praias da Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida, entre outras.

Além disso, o acordo previa a execução de arranjos paisagísticos e de adaptação aos planos de praia ainda não concretizados e as ações necessárias à implementação dos planos de intervenção de praia, decorrentes dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

No âmbito de um outro protocolo celebrado com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), a Câmara de Setúbal assumiu também a responsabilidade pela requalificação e gestão da Praia da Albarquel, que, entretanto, já foi requalificada e dotada de diversos equipamentos de apoio aos veraneantes.

VEJA AINDA:

VILA NOVA DE FOZ CÔA: ARQUEÓLOGOS DESCOBREM NOVAS GRAVURAS COM 12 MIL ANOS

Lusa

PORTO: HOSPITAL DE SÃO JOÃO DUPLICA COLHEITA DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE

Lusa

VIANA DO CASTELO: EM CINCO MESES ARDEU TANTO QUANTO TODO O ANO DE 2021

Lusa

PORTO: METRO ALARGA LINHA DO AEROPORTO E REFORÇA FREQUÊNCIAS

Lusa

VISEU: PADRE ACUSADO POR TENTATIVA DE COAÇÃO SEXUAL E ALICIAMENTO DE MENOR

Lusa

ARMAMAR: MULHER GRAVEMENTE FERIDA EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Lusa