RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

SOS ESTUDANTE TAMBÉM POR SKYPE

sosestudantetambemskypenbsp| RÁDIO REGIONAL

A linha de apoio SOS Estudante foi pensada para os alunos, mas atende chamadas de pessoas de todas as faixas etárias e agora passa também a estar disponível por ‘skype’, à procura de ouvir a geração mais jovem.

Em vésperas de completar 20 anos, a SOS Estudante criou em outubro uma conta no ‘skype’ (software que permite comunicação através da internet por voz, texto ou vídeo), à procura de chegar aos mais jovens, disse à agência Lusa a direção da única linha de apoio emocional do país composta apenas por estudantes.

A opção de criar a conta no ‘skype’ não está relacionada com a gratuitidade das chamadas, mas por a direção constatar que “os jovens preferem falar por mensagens” do que através de uma conversa telefónica, explica a tesoureira da SOS Estudante, Diana Callebaut.

Apesar de no ‘skype’ não ser possível identificar tão facilmente o estado emocional das pessoas, os jovens têm hoje uma maior preferência pelas mensagens de texto, com as conversas por voz a poderem ser consideradas por estes “mais intrusivas”, explica a estudante de medicina.

A iniciativa, lançada a título experimental, ainda não tem tido “grande procura”, mas a publicidade deste novo meio para falar com os voluntários da SOS Estudante também não é muita, sublinha o presidente, Diego Prado.

A linha de apoio, que vai fazer 20 anos em abril de 2017, conta com mais de 600 chamadas por ano, numa média de duração de 20 a 30 minutos cada, atendidas por um dos 24 voluntários que garantem o funcionamento da SOS Estudante entre as 20:00 e a 01:00, todos os dias.

Nas chamadas, os principais problemas relatados estão relacionados com a solidão (24%), relacionamentos (20%), mas também a sexualidade ou a ideação suicidária (08%).

Apesar de a linha ter sido pensada para os estudantes, atualmente a maioria (44%) das pessoas que liga para a SOS Estudante tem mais de 50 anos e a quase totalidade são homens (90%), estima a linha de apoio, que funciona como secção cultural da Associação Académica de Coimbra.

Para participar na linha, os estudantes têm de passar por uma seleção e uma formação de 30 horas, onde aprendem “a escutar” e a aproximarem-se “do problema da pessoa”, afirma à Lusa Diego Prado.

“Chamamos-lhe uma escuta ativa ou empática”, acrescenta Diana Callebaut.

Durante a chamada, não há espaço para conselhos ou julgamentos. “Em vez de orientarmos a pessoa para um caminho, tentamos que a pessoa perceba por ela própria o que quer fazer”, explica.

“Uma boa chamada é quando compreendemos a pessoa e sentimos que a pessoa se sente compreendida”, sublinha Diego Prado.

No entanto, escutar os problemas das pessoas “não é fácil” e a própria linha garante apoio aos voluntários que precisem “de desabafar”, refere.

Ana Luís Garcia, antiga presidente da SOS Estudante, realça que na formação os voluntários aprendem “a escutar e a empatizar com a pessoa que liga. Despimos ao máximo as nossas opiniões e julgamentos para ouvir sem dar qualquer juízo de valor”.

“Somos, acima de tudo, um ouvido. Muito mais um ouvido do que uma voz”, realça a estudante de direito.

A SOS Estudante já está a assinalar os 20 anos de vida, com sessões de cinema e de debate.

Na quarta-feira, é exibido o filme “Três Cores: Azul”, no Aqui Base Tango, e a 07 de dezembro é dinamizado um debate intitulado “A (des)construção da identidade”, na Casa das Artes Bissaya Barreto.

Em 2017, a linha de apoio realiza mais duas sessões de cinema e duas sessões de debate em março e, em abril, acolhe o Encontro Nacional das Linhas de Apoio Emocional.

A linha está acessível através dos números 915246060, 969554545 e 239484020 e através do skype (nome de utilizador: sos.estudante).

LUSA

VEJA AINDA:

AULAS SUSPENSAS NO INÍCIO DE JANEIRO MAS MANTÊM-SE EXAMES DO ENSINO SUPERIOR

Lusa

SETE EM CADA 10 ALUNOS TERMINAM O SECUNDÁRIO NOS TRÊS ANOS ESPERADOS

Lusa

ESTUDO: 60% DOS JOVENS DO INTERIOR ADMITEM MUDAR-SE PARA O LITORAL

Lusa

AVEIRO: POLÍCIA DETEVE CINCO JOVENS SUSPEITOS DE CRIMES DE ROUBO

Lusa

ABANDONO ESCOLAR PRECOCE CAI PARA 5,2% NO TERCEIRO TRIMESTRE 2021

Lusa

MURÇA: CERCA DE 170 ALUNOS EM ISOLAMENTO E COM ENSINO À DISTÂNCIA

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme