Connect with us

DESPORTO

SPORTING VAI VENCER A CHAVES E MANTÉM A LUTA PELO TÍTULO (vídeo)

Sporting vence em Chaves com dois golos de Bas Dost e recupera desvantagem para o FC Porto.

Datas:

em

O Sporting venceu esta segunda-feira o Desportivo de Chaves por 2-1 no jogo que fechou a 26ª jornada e conseguiu reduzir a desvantagem para o líder FC Porto para cinco pontos. Bas Dost regressou à competição e foi determinante no triunfo leonino na deslocação a Trás-os-Montes ao marcar dois golos. Platiny ainda reduziu de grande penalidade, mas não evitou a segunda derrota consecutiva do Desportivo de Chaves.

No regresso à competição para o campeonato nacional após o triunfo na Liga Europa, diante do Viktória Plzen por 2-0 na primeira mão dos oitavos de final, o Sporting apresentou-se em Chaves com algumas alterações no onze titular. Jorge Jesus deixou Bas Dost no banco de suplentes e apostou num meio-campo constituído por William Carvalho e Misic com Bryan Ruiz e Montero no ataque. Na defesa, o técnico leonino apostou em Bruno César no lado esquerdo e em Battaglia na posição de lateral direito.

A jogar em casa, a formação comandada por Luís Castro apresentou-se na máxima força e cedo mostrou que queria discutir o resultado com um dos candidatos ao título. Logo aos 6′ minutos de jogo, Davidson com um remate à entrada da área mostrou que tinha ‘licença para rematar’. O primeiro sinal de perigo no jogo do Desportivo de Chaves estava dado, mas nem por isso a equipa de Jorge Jesus mostrou sinais de inverter a tendência de jogo. Aos 11′ minutos, William teve uma ocasião soberana para abrir o marcador, mas o avançado flaviense ‘esbarrou’ numa ‘muralha’ chamada Rui Patrício. O guardião leonino foi determinante na sua intervenção ao negar um golo a William e garantir a igualdade no marcador.

Aos 14′ minutos, Bruno César lesionou-se e obrigou Jorge Jesus a fazer a primeira substituição do jogo com a entrada de Lumor. A reação do Sporting demorou a surgir, e só aos 32′ minutos é que o Desportivo de Chaves sentiu algum ‘aperto’ na área do guarda-redes Ricardo numa jogada em que Nuno André Coelho comprometeu os seus companheiros e permitiu a Montero um lance de perigo que Gelson Martins não conseguiu concretizar após assistência de Rúben Ribeiro. Ricardo, atento à jogada, saiu dos postes e com uma grande defesa negou o golo ao extremo leonino.

Antes do intervalo, ambas equipas tiveram uma ocasião de golo, mas o marcador ficou-se pelo 0-0 ao fim dos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o Sporting apresentou-se mais pressionante e com índices de confiança mais altos. O Desportivo de Chaves continuou a explorar o contra-ataque e a criar alguns lances de perigo, mas sem consequências práticas. A equipa de Alvalade dispôs do primeiro lance de perigo na etapa complementar, mas o remate cruzado de Rúben Ribeiro acabou por sair ao lado da baliza de Ricardo.

O Desportivo de Chaves reagiu através de uma bola parada e na sequência de um pontapé de canto a bola sobra para Nuno André Coelho que atira ao segundo poste para uma boa defesa de Rui Patrício.

Com o jogo empatado a 0-0, Jorge Jesus decidiu lançar Bas Dost no jogo e tirar Misic. O avançado holandês deu mais profundidade ao ataque leonino e não precisou de muito tempo em campo para regressar aos golos. Depois de um bom drible de Rúben Ribeiro no lado esquerdo do ataque do Sporting, o número 7 dos ‘leões’ consegue cruzar ao segundo poste onde surgiu Bas Dost para desviar de cabeça para o fundo das redes.

A perder por 1-0, o Desportivo de Chaves acusou o golo e permitiu ao Sporting um maior domínio de jogo. Aos 65′ minutos, Battaglia surge sozinho na área flaviense, mas o remate do argentino acaba por ser cortado por um defesa e sai para fora.

Aos 86′ minutos, o Sporting ampliou a vantagem por intermédio de Bas Dost na sequência de uma recuperação de bola de Battaglia. O argentino assistiu o avançado holandês, que no centro da área não precisou de muito espaço para bater Ricardo e bisar no jogo.

Antes do apito final, o Desportivo de Chaves ainda reduziu aos 91′ minutos por intermédio de Platiny na conversão de uma grande penalidade, mas o triunfo do Sporting já não seria colocado em causa.

Com este resultado, o Sporting aproximou-se do FC Porto e manteve a distância de três pontos para o segundo classificado Benfica. Já o Desportivo de Chaves somou a segunda derrota consecutiva e é sexto classificado, com os mesmos 36 pontos de Boavista e Marítimo.

JOGO AO MINUTO:

94′ + 4 Apito final em Chaves! Bis de Bas Dost no terreno dos flavienses garantiu o triunfo do Sporting CP por 2-1, em jogo que encerrou a 26.ª Jornada da Liga NOS.
93′ + 3 Lance entre William Carvalho e Nuno André Coelho, Hugo Miguel estava perto e mandou seguir.
92′ + 2 Sporting CP: Cartão amarelo para B. Ruiz.
91′ + 1 GD Chaves: Entra Rafael Furlan e sai Djavan.
91′ + 1 GD Chaves: Golo de Platiny! Através da marcação de uma grande penalidade. Platiny bate a bola para um lado, Rui Patrício cai para o outro.
90′ Três minutos de compensação.
89′ Lance entre Coates e Djavan, com o árbitro Hugo Miguel a entender que há grande penalidade.
88′ Defende Rui Patrício! Remate de William à meia-volta, segurou o guarda-redes leonino.
86′ Sporting CP: Golo de Bas Dost! Battaglia a recuperar uma bola a Platiny, serve Bas Dost no centro do terreno e este, à vontade, encosta para o 2-0. Bis do holandês no seu regresso!
86′ Cabeceamento fraco de Maras, fácil para Rui Patrício segurar.
84′ Atraso de Paulinho, mas sai muito puxado e ninguém consegue o desvio.
83′ Livre para os “leões!, Mathieu desvia de cabeça, Ricardo não arrisca e afasta com os punhos. Passa o perigo.
82′ Remate forte e colocado de Bryan Ruiz à entrada da área, a obrigar Ricardo a aplicar-se na defesa.
80′ GD Chaves: Entra Platiny e sai Davidson.
78′ Passe em profundidade de Bressan, Davidson tira Rui Patrício da frente e remata à baliza. Valeu Battaglia que estava na trajectória do golo, a cortar e a evitar o emapte!
78′ Bas Dost tenta o remate à meia-volta, mas acerta mal na bola e o perigo perde-se.
77′ Sporting CP: Entra João Palhinha e sai Montero.
70′ GD Chaves: Entra Jorginho e sai Jefferson.
68′ Remate cruzado e rasteiro de Pedro Tiba, a sair ao lado do poste mais afastado.
66′ Cabeceamento de Coates na sequência do canto, a sair por cima da trave.
65′ Montero serve Battaglia no centro da área, o argentino ajeita e remata, mas atira ao lado. Ainda assim, ganha o canto.
64′ Insistência de Bryan Ruiz, tenta o remate em zona frontal, mas Nuno André Coelho a cortar. à segunda, o costa-riquenho atira ao lado da baliza de Ricardo.
62′ Sporting CP: Golo de Bas Dost! Bom drible de Rúben Ribeiro, cruza para o segundo poste onde aparece Bas Dost nas costas da defesa flaviense, a desviar de cabeça para o fundo das redes.
58′ Primeiro sinal de Bas Dost, a responder de cabeça após cruzamento de Battaglia, atirou ao lado o holandês.
57′ Trivela de Gelson, Ricardo encaixa.
56′ Sporting CP: Entra Bas Dost e sai J. Misic.
56′ Bas Dost vai ser lançado por Jorge Jesus no jogo.
55′ Novo canto de Bressan, desta vez à esquerda, Rui Patrício segurou facilmente.
55′ Canto da direita para o GD Chaves, a bola sobra para Nuno André Coelho, solto, que atira ao segundo poste. Valeu a atenção de Rui Patrício, a defender!
51′ Boa ação ofensiva do Sporting CP, Gelson mete em Rúben Ribeiro que tenta o remate cruzado, a sair ao lado do alvo.
48′ Fora-de-jogo assinalado a Davidson, aquando do passe de Bressan.
46′ Começa o segundo tempo em Chaves.
47′ + 2 O árbitro assinala o tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
45′ Dois minutos de compensação.
44′ Não chega Montero! Passe de Gelson Martins, a lançar o colombiano na frente, mas antecipa-se Ricardo que recolhe.
42′ Não chega William! Cruzamento rasteiro de Perdigão, era para William, mas o avançado flaviense chega atrasado para o desvio, segura Rui Patrício.
35′ Jogo retomado.
34′ Partida interrompida para assistir Tiba e Gelson, depois de um lance entre ambos.
32′ Gelson! Falha de Nuno André Coelho, a deixar a bola à mercê de Montero que mete em Rúben Ribeiro, este serve Gelson que remata prontamente à baliza, mas Ricardo a fazer uma enorme defesa!
29′ Livre em zona frontal para o GD Chaves, bola para a área, mas Rui Patrício recolhe.
27′ Lance entre Rúben Ribeiro e Perdigão, Hugo Miguel assinala o livre para os flavienses.
25′ William pica a área, Rúben Ribeiro na recepção tenta servir Gelson, mas a bola desvia em Paulinho.
25′ Cruzamento de Gelson, corta Nuno André Coelho.
23′ Canto de Bryan Ruiz, mas a bola fica nas costas de Coates, tira a defesa flaviense.
22′ Cruzamento de Lumor contra Perdigão, ganha o canto.
14′ Sporting CP: Entra L. Agbenyenu e sai Bruno César.
13′ Remate de Rúben Ribeiro contra Nuno André Coelho.
13′ Bruno César em dificuldades físicas.
12′ Responde o Sporting CP! Na sequência do canto, Montero a desviar de cabeça, a bola desvia em Jefferson que por pouco traía Ricardo, mas este a segurar.
12′ Cruzamento de Gelson, a bola sofre um desvio em Tiba, canto para o Sporting CP.
11′ Defende Rui Patrício! Cruzamento de Davidson, a levantar para a área, Tiba amortece e William, na cara do guarda-redes dos “leões”, não conseguiu desviar para dentro da baliza.
6′ Remate de Davidson à entrada da área, junto à quina da área de pé direito, mas a sair ao lado.
3′ Paulinho tenta o cruzamento, corta para canto Rúben Ribeiro.
2′ Cruzamento de Bruno César, não chega Montero.
1′ Arranca a partida, posse de bola para o Sporting CP!
0′ GD Chaves (Suplentes): António Filipe, Filipe Melo, Patrão, Jorginho, Pedro Queirós, Rafael Furlan e Platiny.
0′ GD Chaves (Onze inicial): Ricardo, Paulinho, Maras, Nuno Coelho, Djavan, Tiba, Jefferson, Bressan, Perdigão, William e Davidson.
0′ Sporting CP (Suplentes): Salin, Ristovski, Lumor, Petrovic, Wendel, Palhinha e Bas Dost.
0′ Sporting CP (Onze inicial): Rui Patrício, Battaglia, Coates, Mathieu, Bruno César, William, Misic, Rúben Ribeiro, Gelson, Bryan Ruiz e Montero.
0′ Para a deslocação a Chaves, Jorge Jesus chamou: Rui Patrício, Salin, Ristovski, Lumor, Mathieu, Coates, Petrovic, Bruno César, Battaglia, William, Rúben Ribeiro, Gelson, Palhinha, Bryan Ruiz, Wendel, Misic, Bas Dost, Montero e Ronaldo Tavares.
0′ Hugo Miguel, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre GD Chaves e Sporting CP, partida que encerra esta segunda-feira a 26.ª Jornada da Liga NOS.

 

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

AS MAIS LIDAS