Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING X ATALANTA: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Assistimos a 2 jogos de 45 minutos, jogado por 2 equipas diferentes e atitudes antagónicas. De dominado a dominador o Sporting com uma excelente 2ª parte poderia ter no mínimo  empatado, bastava ter sido mais eficaz nas oportunidades que criou.

Online há

em

Assistimos a 2 jogos de 45 minutos, jogado por 2 equipas diferentes e atitudes antagónicas. De dominado a dominador o Sporting com uma excelente 2ª parte poderia ter no mínimo  empatado, bastava ter sido mais eficaz nas oportunidades que criou.

Duas equipas a utilizarem o mesmo sistema 1-3-4-3 com dinâmicas diferentes em especial na organização defensiva e na reação à perda da bola. A Atalanta pressionava alto logo à saída de bola por Ádan e condicionou muito, a forma como o Sporting gosta de iniciar a primeira fase de construção. Na sua organização defensiva o Sporting baixava o bloco e dava muito espaço para uma equipa que tem muita qualidade na posse com os jogadores em constante movimento e a aproximarem-se sempre para uma solução de passe. Não é fácil contrariar este tipo de dinâmica quando os jogadores contrários, tem tanta qualidade na receção e passe e na forma como se movimentam. As 8 épocas de Gasperini à frente, permitiu solidificar esta interessante ideia de jogo, em ataque organizado ou ataque rápido e nos espaços a ocupar na transição defensiva.

Ofensivamente o Sporting até poderia ter algum espaço para as transições, se conseguisse ultrapassar a pressão dos avançados da Atalanta, mas a ligação ao ataque quase sempre só por Pedro Gonçalves e só com a solução Gyokeres, que foi muito bem marcado. Os italianos estavam avisados da qualidade do avançado sueco, controlaram a profundidade e com dois jogadores sempre muito próximos não o deixaram brilhar, com Paulinho a ter dificuldades para se libertar da marcação e pressão dos jogadores contrários e com Fresneda pouco interventivo e Nuno Santos com decisões precipitadas fez com que a equipa leonina não tivesse oportunidades para marcar, porque também Morita e Hjulmand nunca se conseguiram impor no corredor central.

Foi com justiça que a Atalanta chegou ao intervalo em vantagem.

Ruben Amorim com a leitura perfeita das dificuldades daa equipa leonina, alterou jogadores e a atitude global da equipa, não abdicando da sua estrutura tática. A experiência de Coates foi importante para orientar, organizar e transmitir serenidade e confiança aos seus colegas. O talento de Marcus Edwards e Catamo foram decisivos para o Sporting agitar o jogo, se tornar numa equipa rápida, móvel, imprevisível, dominadora e a criar oportunidades para marcar. No inicio da 2ª parte, Gonçalo Inácio de cabeça podia ter marcado e a acontecer o golo daria tempo ao Sporting para dar a volta ao resultado. Um Sporting transfigurado, pressionante e a correr muito, tão do agrado do seu treinador, com Geny Catamo , Edwards, Gyokeres, Pedro Gonçalves a não tirar o pé do acelerador, foi com naturalidade que reduziu e poderia ter empatado em 2 lances em que a mobilidade de Edwards e Catamo foi impossível de parar pelos italianos.

Atalanta é uma equipa melhor do que as individualidades e depois desta vitória favorita a vencer este grupo. O Sporting pode igualar e superiorizar-se à equipa italiana, mas terá de ter a atitude competitiva e concentração da 2ª parte, ser mais forte e rápido nos duelos e eficaz nas oportunidades que cria.

Gyokeres, Geny Catano, merecia o golo naquele remate ao poste, e Edwards foram os melhores no Sporting. Ruggeri e Lokman na Atalanta, fizeram um excelente jogo.

Fresneda é um jogador de grande futuro, teve dificuldades porque também encontrou pela frente um dos melhores da Atalanta, Lokman.

Penalti bem assinalado. Boa a intervenção do VAR num lance que sem recurso às imagens dificilmente daria penalti. Erro grave de Hernández Hernández foi poupar Toloi ao 2º amarelo e respetivo cartão vermelho.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

SC BRAGA: PIZZI NÃO RENOVA CONTRATO E DESPEDE-SE DOS “GUERREIROS”

O experiente internacional português Pizzi não vai continuar no Sporting de Braga, anunciou hoje o clube minhoto, quarto classificado da I Liga de futebol.

Online há

em

O experiente internacional português Pizzi não vai continuar no Sporting de Braga, anunciou hoje o clube minhoto, quarto classificado da I Liga de futebol.

“Foi bom ter-te de volta, Luís Miguel [Pizzi]. Obrigado por tudo”, pode ler-se nas redes sociais do clube minhoto, numa despedida ao médio de 34 anos e numa referência implícita à segunda passagem pelos ‘arsenalistas’, depois do regresso, 12 anos depois, em janeiro de 2023.

A saída de Pizzi, que termina contrato com os minhotos em junho, acontece no dia seguinte à do veterano defesa central José Fonte (40 anos).

Esta época, o médio fez 44 jogos pelo Sporting de Braga em todas as competições (nacionais e internacionais), tendo apontado quatro golos e feito quatro assistências.

Internacional por 17 vezes, Pizzi alinhou nos juniores dos bracarenses em 2007/08, proveniente do Bragança, mas na equipa sénior, depois de vários empréstimos, só tinha feito dois jogos no início da época 2011/12, antes de ser transferido para o Atlético de Madrid, em agosto de 2011.

LER MAIS

DESPORTO

SPORTING CP: TODOS OS GOLOS DA ÉPOCA 2023/2024 (VÍDEO)

Veja aqui todos os golos do Sporting CP na Primeira Liga época 2023/2024.

Online há

em

Veja aqui todos os golos do Sporting CP na Primeira Liga época 2023/2024.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS