Connect with us

REGIÕES

STARTUPS CRIARAM 5 MIL EMPREGOS EM LISBOA

As ‘startups’ de Lisboa foram responsáveis pela criação de mais de cinco mil empregos diretos em três anos, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal na apresentação da 7.ª Semana do Empreendedorismo, que agora arranca.

Datas:

em

As ‘startups’ de Lisboa foram responsáveis pela criação de mais de cinco mil empregos diretos em três anos, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal na apresentação da 7.ª Semana do Empreendedorismo, que agora arranca.

Falando esta tarde no salão nobre dos Paços do Concelho, o diretor municipal de Economia e Inovação da Câmara de Lisboa, Paulo Soeiro de Carvalho, traçou o cenário atual das ‘startups’ na capital, feito a partir da atualização de um inquérito às incubadoras e alguns dos principais espaços de ‘coworking’ da capital.

O último inquérito do género foi realizado em 2016:

Na apresentação, Paulo Carvalho avançou que foram criados “mais de cinco mil empregos, diretos, nos últimos três anos”.

O inquérito permitiu também concluir que “existem 500 ‘startups’ nas incubadoras” este ano e que também nos últimos três anos passaram mais de 1.300 empresas pela ‘Startup’ Lisboa.

O diretor municipal apontou também que, no ano passado, foram criadas “mais de 6.300 empresas” em Lisboa, o valor mais alto da última década e “um acréscimo de 16%” face a 2016″.

“Nasceram quase três vezes mais empresas do que aquelas que morreram”, acrescentou, apontando que um terço destes novos negócios dedicam-se aos setores do conhecimento e da alta tecnologia.

A capital portuguesa conta atualmente com 18 incubadoras de ‘startups’, mais de 14 programas de aceleração de empresas e mais de 50 espaços de ‘coworking’, foi referido.

Na abertura da cerimónia, o vice-presidente da Câmara, Duarte Cordeiro (PS), responsável pelos pelouros da Economia e Inovação, disse que, “hoje, Lisboa é uma cidade que está a crescer em ritmo acelerado”.

“Falamos de emprego de qualidade. Já não estamos a exportar talento, estamos a reter talento e queremos importar talento” para a cidade, salientou.

Assim, na opinião do autarca, “a ‘Startup’ Lisboa já não é a mesma desde a sua criação”, em 2012.

Duarte Cordeiro avançou também que, no âmbito da empregabilidade, a Câmara de Lisboa “criou um fundo de cinco milhões de euros” destinado a melhorar a “atratividade das universidades e criar incentivos para a transferência de conhecimento e tecnologias” do ensino superior para as empresas.

A par disto, o objetivo do município passa também por “colocar a cidade à disposição da inovação”. Para tal, o futuro passa também por “alargar a área de escritórios” em Lisboa e desenvolver “projetos específicos”, como o Hub Criativo do Beato.

A oferta de escritórios vai passar também por Entrecampos, e o vice-presidente elencou que “dentro de semanas” a Câmara Municipal vai “apresentar o projeto traçado para os terrenos da antiga Feira Popular”, a Operação Integrada de Entrecampos.

A 7.ª edição da Semana do Empreendedorismo, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, arranca hoje e termina na sexta-feira, dia 18 de maio.

De acordo com informação disponibilizada pelo município, a iniciativa vai contar com cerca de 30 eventos espalhados por mais de 20 locais e vai envolver mais de 50 parceiros.

A organização estima que cinco mil pessoas vão participar neste evento, ao longo dos vários dias.

A fechar a cerimónia, a secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, advogou que o número de empresas criadas em 2017 “mostra bem a vitalidade e dinamismo da cidade”.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 2 dias

GERMAN CONTI ASSINA POR 5 ANOS COM O BENFICA

O defesa-central argentino German Conti assinou um contrato válido por cinco anos com o Benfica, revelou hoje o vice-campeão nacional...

DESPORTOPublicado há 2 dias

JORGE JESUS SUSPENSO 11 DIAS

O treinador do Sporting foi suspenso pelo Conselho de Disciplina na sequência das declarações após o jogo entre o Moreirense...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

REEMBOLSOS DE IRS MAIS RÁPIDOS

Os reembolsos de IRS até ao final de abril mais do que duplicaram face aos realizados no mesmo período do...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

CAVACO SILVA CONTRA A EUTANÁSIA

"A legalização da eutanásia é a decisão mais grave para a sociedade portuguesa", referiu o antigo Presidente da República, à...

REGIÕESPublicado há 2 dias

METRO DO PORTO ADMITE PROCESSAR A EDP

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) admitiu hoje avançar com uma interpelação judicial e com uma denúncia a Bruxelas contra...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

COMBOIOS VOLTAM A FAZER GREVE

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo marcaram mais uma greve, para 12 e 13 de junho, contra a...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

ESPANHA COLABORA COM PORTUGAL NO COMBATE AOS INCÊNDIOS

Espanha garantiu hoje que irá continuar a ajudar Portugal, com os meios que forem necessários, principalmente aéreos, na luta contra...

REGIÕESPublicado há 2 dias

VCI IMPLEMENTA TECNOLOGIA PARA DESCONGESTIONAR O TRÂNSITO

A implementação de sistemas de atuação rápida para acidentes e de controlo de velocidade dinâmica, bem como a redefinição de...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

NUMA SEMANA A GNR DETEVE 433 PESSOAS

A GNR deteve 433 pessoas durante as operações de combate à criminalidade e de fiscalização rodoviária realizadas em todo o...

REGIÕESPublicado há 2 dias

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA ARRANCA HOJE

O 14.º Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja começa hoje com mais de 50 autores de dez países,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS