Connect with us

REGIÕES

STARTUPS CRIARAM 5 MIL EMPREGOS EM LISBOA

As ‘startups’ de Lisboa foram responsáveis pela criação de mais de cinco mil empregos diretos em três anos, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal na apresentação da 7.ª Semana do Empreendedorismo, que agora arranca.

Datas:

em

As ‘startups’ de Lisboa foram responsáveis pela criação de mais de cinco mil empregos diretos em três anos, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal na apresentação da 7.ª Semana do Empreendedorismo, que agora arranca.

Falando esta tarde no salão nobre dos Paços do Concelho, o diretor municipal de Economia e Inovação da Câmara de Lisboa, Paulo Soeiro de Carvalho, traçou o cenário atual das ‘startups’ na capital, feito a partir da atualização de um inquérito às incubadoras e alguns dos principais espaços de ‘coworking’ da capital.

O último inquérito do género foi realizado em 2016:

Na apresentação, Paulo Carvalho avançou que foram criados “mais de cinco mil empregos, diretos, nos últimos três anos”.

O inquérito permitiu também concluir que “existem 500 ‘startups’ nas incubadoras” este ano e que também nos últimos três anos passaram mais de 1.300 empresas pela ‘Startup’ Lisboa.

O diretor municipal apontou também que, no ano passado, foram criadas “mais de 6.300 empresas” em Lisboa, o valor mais alto da última década e “um acréscimo de 16%” face a 2016″.

“Nasceram quase três vezes mais empresas do que aquelas que morreram”, acrescentou, apontando que um terço destes novos negócios dedicam-se aos setores do conhecimento e da alta tecnologia.

A capital portuguesa conta atualmente com 18 incubadoras de ‘startups’, mais de 14 programas de aceleração de empresas e mais de 50 espaços de ‘coworking’, foi referido.

Na abertura da cerimónia, o vice-presidente da Câmara, Duarte Cordeiro (PS), responsável pelos pelouros da Economia e Inovação, disse que, “hoje, Lisboa é uma cidade que está a crescer em ritmo acelerado”.

“Falamos de emprego de qualidade. Já não estamos a exportar talento, estamos a reter talento e queremos importar talento” para a cidade, salientou.

Assim, na opinião do autarca, “a ‘Startup’ Lisboa já não é a mesma desde a sua criação”, em 2012.

Duarte Cordeiro avançou também que, no âmbito da empregabilidade, a Câmara de Lisboa “criou um fundo de cinco milhões de euros” destinado a melhorar a “atratividade das universidades e criar incentivos para a transferência de conhecimento e tecnologias” do ensino superior para as empresas.

A par disto, o objetivo do município passa também por “colocar a cidade à disposição da inovação”. Para tal, o futuro passa também por “alargar a área de escritórios” em Lisboa e desenvolver “projetos específicos”, como o Hub Criativo do Beato.

A oferta de escritórios vai passar também por Entrecampos, e o vice-presidente elencou que “dentro de semanas” a Câmara Municipal vai “apresentar o projeto traçado para os terrenos da antiga Feira Popular”, a Operação Integrada de Entrecampos.

A 7.ª edição da Semana do Empreendedorismo, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, arranca hoje e termina na sexta-feira, dia 18 de maio.

De acordo com informação disponibilizada pelo município, a iniciativa vai contar com cerca de 30 eventos espalhados por mais de 20 locais e vai envolver mais de 50 parceiros.

A organização estima que cinco mil pessoas vão participar neste evento, ao longo dos vários dias.

A fechar a cerimónia, a secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, advogou que o número de empresas criadas em 2017 “mostra bem a vitalidade e dinamismo da cidade”.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕESPublicado há 15 horas

MACEDO DE CAVALEIROS REFORÇA APOIO AOS BOMBEIROS

A Câmara de Macedo de Cavaleiros vai reforçar em 35 mil o apoio financeiro aos bombeiros voluntários do concelho, prevendo...

REGIÕESPublicado há 15 horas

FURACÃO LESLIE: PREJUÍZOS DE 1,5 MILHÕES EM CONDEIXA-A-NOVA

A tempestade Leslie, que atingiu, sobretudo, a região Centro, provocou estragos superiores a 1,5 milhões de euros nos equipamentos municipais...

JUSTIÇAPublicado há 17 horas

JOÃO RENDEIRO CONDENADO A 5 ANOS DE PRISÃO

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi hoje condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa...

REGIÕESPublicado há 1 dia

FURACÃO LESLIE: ALUNOS NA FIGUEIRA DA FOZ SEM AULAS

O vereador da Educação da Figueira da Foz, Nuno Gonçalves, disse hoje à agência Lusa que na segunda-feira não haverá...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

FURACÃO LESLIE “DESLIGA” 50 MIL CLIENTES MEO

A Altice Portugal disse hoje que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estão com serviços afetados, na sequência...

REGIÕESPublicado há 2 dias

FURACÃO LESLIE DERRUBA ESTAÇÃO EMISSORA DE RÁDIO

Também a comunicação social foi vítima do Furacão Leslie. Na Região Centro a tempestade derrubou a estação emissora da Rádio...

REGIÕESPublicado há 2 dias

FURACÃO LESLIE TROUXE A MAIOR RAJADA DE VENTO DA HISTÓRIA

Uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite na Figueira da Foz,...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

GOVERNO DIZ QUE “NÃO HÁ” PROVAS DE FALHAS DO SIRESP

A notícia é do Jornal Público, mas não pode deixar de ser publicada. O Governo "diz" que afinal não há...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 3 dias

MOODY’S TIRA PORTUGAL DO “LIXO” FINANCEIRO

A agência de notação financeira Moody's subiu hoje o 'rating' de Portugal para 'Baa3', com perspetiva estável, retirando o país...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 3 dias

HORAS EXTRA VÃO DESCONTAR MENOS PARA O IRS

Os rendimentos com horas extra poderão vir a beneficiar de uma taxa de retenção na fonte de IRS menor no...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS