RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

TABACO DUPLICA O RISCO DE AVC

Esta quarta-feira, dia 31 de maio, assinala-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Tendo em conta que o tabagismo constitui um dos principais factores de risco de acidente vascular cerebral (AVC), é importante reflectir sobre os benefícios que deixar de fumar pode ter na sua saúde.

Sabia, por exemplo, que fumar 20 cigarros por dia aumenta seis vezes a probabilidade de ter um AVC?

A doutora Sofia Ravara, membro da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), num artigo intitulado: “Sabia que fumar poucos cigarros…pode causar um AVC?”, alerta para o facto de que fumar diariamente duplica o risco de AVC relativamente aos não fumadores, sendo que quanto mais uma pessoa fumar, maior será o risco.

O risco estende-se também ao cigarro electrónico e aos novos produtos de tabaco aquecido sem combustão, uma vez que, segundo a especialista, “a nicotina inalada causa doença cardíaca e vascular”.

No entanto, o risco de AVC pode diminuir rapidamente se… deixar de fumar. Caso decida fazê-lo, conseguirá igualar “o risco dos não fumadores após cinco anos”, sublinha Sofia Ravara.

Deixar de fumar é uma tarefa árdua, difícil de ser levada a cabo individualmente, e a solução pode passar por consultar especialistas, como um médico ou um psicólogo. “Deixar de fumar é um processo de aprendizagem que envolve determinação, disponibilidade para seguir um programa de ajuda que tem etapas e estratégias próprias, e cujo objectivo é manter a abstinência ao longo do tempo”, reitera a especialista.

Neste Dia Mundial Sem Tabaco, Sofia Ravara deixa alguns conselhos: substituir a nicotina por pastilhas, gomas ou transdérmica (adesivos colocados na pele). Uma outra sugestão podem ser os medicamentos orais não nicotínicos, que actuam directamente no cérebro, e diminuem e controlam o desejo de fumar.

Para além disso, hábitos e estilos de vida saudáveis são fundamentais, tal como a força de vontade, uma vez que muitos ex-fumadores, até conseguirem deixar o fumar, tiveram tentar várias vezes.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VILA REAL: NOVO CURSO DE MEDICINA DA UTAD EM PARCERIA COM A ULSTMAD

Rádio Regional

CALDAS DE MOLEDO: TERMAS REABREM APÓS INVESTIMENTO DE QUATRO MILHÕES

Rádio Regional

LAMEGO: ULSTMAD PROMOVE DOIS EVENTOS DEDICADOS À NUTRIÇÃO

Rádio Regional

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Rádio Regional

CHAVES: 80 ESPECIALISTAS EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA

Rádio Regional

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO SNS SUPERA OS 278 MIL UTENTES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.