Ligue-se a nós

DESPORTO

TAÇA DE PORTUGAL: FC PORTO IGUALA RECORDE DE 84 TROFÉUS DO BENFICA

O FC Porto arrebatou hoje o 84.º troféu futebolístico do seu palmarés, ao superiorizar-se ao Sporting de Braga (2-0) e conquistar a Taça de Portugal pela 19.ª vez, voltando a partilhar o recorde nacional de títulos com o Benfica.

Online há

em

O FC Porto arrebatou hoje o 84.º troféu futebolístico do seu palmarés, ao superiorizar-se ao Sporting de Braga (2-0) e conquistar a Taça de Portugal pela 19.ª vez, voltando a partilhar o recorde nacional de títulos com o Benfica.

No Estádio Nacional, em Oeiras, um autogolo de André Horta (53 minutos) e um tento de Otávio (81) decidiram a final da 83.ª edição da prova, que os ‘dragões’ já tinham vencido por duas ocasiões nas últimas três épocas, ambas sob orientação de Sérgio Conceição.

O FC Porto encerrou a época com três troféus, na sequência da 23.ª Supertaça Cândido de Oliveira e de uma inédita Taça da Liga, e chegou às 84 conquistas do Benfica, que se isolara temporariamente há uma semana, ao alcançar o 38.º cetro de campeão nacional.

Nesta contagem ‘cega’, que põe no mesmo patamar uma prova internacional e uma taça interna, a luta é a dois, já que o Sporting, que até tinha juntado a revalidação da Taça da Liga à vitória na Supertaça em 2021/22, está num distante terceiro posto, com 54 êxitos.

O FC Porto colocou-se no final da última época a dois troféus do Benfica, ao arrebatar o seu 30.º campeonato, com um recorde de 91 pontos, e a 18.ª Taça de Portugal, com um triunfo na final sobre o Tondela, então recém-despromovido à II Liga, por 3-1, no Jamor.

A nona ‘dobradinha’ do clube materializou-se em maio de 2022 e daria origem ao sétimo ‘triplete’ dois meses depois, na abertura da nova temporada, com nova vitória da equipa comandada por Sérgio Conceição diante dos ‘beirões’ na Supertaça, por 3-0, em Aveiro.

Os ‘dragões’ viriam mesmo a alcançar o Benfica no ‘ranking’ absoluto de conquistas em janeiro de 2023, ao derrotar o então bicampeão em título Sporting, por 2-0, em Leiria, na final da 16.ª edição da Taça da Liga, passando a deter em simultâneo os quatro troféus nacionais até ao final de maio, quando o Benfica travou um ‘jejum’ de mais de três anos.

Nas provas nacionais, o FC Porto soma ainda quatro triunfos no extinto Campeonato de Portugal, prova antecessora da Taça de Portugal, que se realizou de 1921/22 a 1937/38.

Os ‘azuis e brancos’ são o clube português mais galardoado no futebol internacional, ao ostentarem sete cetros – Taça dos Campeões Europeus (1986/87), Liga dos Campeões (2003/04), Taça UEFA (2002/03), Liga Europa (2010/11), Taça Intercontinental (1987 e 2004) e Supertaça Europeia (1987/88) -, contra dois dos ‘encarnados’ e um dos ‘leões’.

FC Porto e Benfica estão agora empatados na liderança do somatório global de troféus, que os ‘dragões’ já tinham comandado anteriormente, chegando a ter quatro de avanço sobre as ‘águias’ (74-69) após a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, em 2013.

O clube da Luz reassumiria a dianteira (81-74) com um parcial de 12-0 nos quatro anos posteriores, que se saldaram na concretização de um inédito ‘tetracampeonato’, ladeado por outras três edições da Supertaça, três da Taça da Liga e duas da Taça de Portugal.

O FC Porto voltou a festejar em 2017/18, evitando logo na primeira das seis temporadas sob orientação de Sérgio Conceição o ‘penta’ ao Benfica, que reagiu com a ‘reconquista’ da I Liga em 2018/19, numa época em os ‘dragões’ se ficaram pelo triunfo na Supertaça.

As ‘águias’ também venceram essa decisão tradicionalmente disputada entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal no verão de 2019, antes de partirem para um largo período em ‘branco’, no qual o FC Porto comemorou duas ‘dobradinhas’ (2019/20 e 2021/22) e juntou outro êxito na prova ‘rainha’, dois na Supertaça e um na Taça da Liga.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

SL BENFICA X MOREIRENSE FC: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Roger Schmidt já percebeu que não será fácil conseguir ultrapassar o Sporting e que nem Porto, nem Braga vão colocar em causa o 2º lugar e apresentou uma equipa nitidamente a pensar no importante e decisivo jogo de Marselha.

Online há

em

Roger Schmidt já percebeu que não será fácil conseguir ultrapassar o Sporting e que nem Porto, nem Braga vão colocar em causa o 2º lugar e apresentou uma equipa nitidamente a pensar no importante e decisivo jogo de Marselha.

Apesar das 8 alterações o Benfica faz um jogo seguro, dinâmico e venceu com naturalidade apesar da boa réplica do Moreirense em especial na primeira parte. Foi uma aposta ganha pelo contestado treinador benfiquista que conseguiu o triplo objetivo do jogo, ganhar, jogar bem e fazer descansar jogadores nucleares. João Mário assumiu a batuta no meio-campo e com Kokçu muito motivado e dinâmico impulsionaram os seus colegas para uma vitória que na primeira parte o Moreirense estava a colocar em causa. Tomás Araújo poder ser uma solução à previsível saída de António Silva. Foi pena a lesão que o obrigou a ser substituído. Morato como central tem um rendimento bem superior ao de quando é adaptado a defesa esquerdo e os jogadores do ataque menos utilizados, como Tiago Araújo, Arthur Cabral e Rollheiser demonstraram argumentos para poderem ser opção em mais jogos.

O Moreirense sem nada a perder jogou o jogo pelo jogo, ainda enviou uma bola ao poste por Alanzinho mas desde a saída do ponta-de-lança André Luís no mercado de janeiro deixou de ter a mesma capacidade ofensiva, que teve na primeira volta do campeonato, porque o brasileiro é um excelente jogador e porque o conjunto de Moreira de Cónegos tinha o seu jogo muito formatado para essa referência ofensiva. A equipa joga bem, na primeira parte até teve mais posse de bola do que o Benfica, mas é pouco agressiva na fase ofensiva e na segunda parte foi anulada pela maior velocidade na circulação de bola e melhor dinâmica, apesar de nesta segunda parte só ter marcado pelo estreante Rollheiser que deu indicações de se poder transformar num jogador de topo. As alternativas para jogar em transição e velocidade pelos corredores laterais também não resultaram porque João Camacho e Kodisang foram bem anulados por Bah e Carreras.

Bom jogo de Kokçu, a jogar na posição que reclama ser a melhor para as suas características, Tiago Gouveia começa a justificar mais tempo de utilização e Alexander Bah que tem estado muito bem nos últimos jogos. Mas o melhor foi Arthur Cabral.

No Moreirense Carlos Ponk, Ofori, Alanzinho e Maracás estiveram bem.

Nota negativa para o árbitro Hélder Carvalho que cometeu alguns erros com influência no resultado. Na jogada que antecedeu o primeiro golo, João Mário fez falta sobre Ofori e o canto que resultou no 2º golo era pontapé de baliza.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Fonte: Vídeo BTV

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA VENCE MOREIRENSE E CONSOLIDA SEGUNDO LUGAR (VÍDEO)

O Benfica reforçou hoje o segundo lugar da I Liga de futebol, ao vencer na receção ao Moreirense por 3-0, em jogo da 29.ª jornada da prova, reduzindo para quatro pontos a desvantagem para o líder Sporting.

Online há

em

O Benfica reforçou hoje o segundo lugar da I Liga de futebol, ao vencer na receção ao Moreirense por 3-0, em jogo da 29.ª jornada da prova, reduzindo para quatro pontos a desvantagem para o líder Sporting.

Numa equipa com muitas alterações em relação à última jornada e ao jogo para a Liga Europa frente ao Marselha, o Benfica não se ressentiu e chegou ao intervalo a vencer já por 2-0, com golos de Kökçü (18 minutos) e Tomás Araújo (45+1), tendo o argentino Rollheiser, aos 78, se estreado a marcar pelos ‘encarnados’, num jogo em que o Moreirense pouco incomodou.

Com esta vitória, o Benfica reforça o segundo lugar, com 70 pontos, menos quatro do que o comandante Sporting, que conta menos um jogo, e mais 11 do que FC Porto e Sporting de Braga, terceiro e quarto classificados, respetivamente, enquanto o Moreirense baixou ao sétimo posto nesta ronda, contando 43 pontos, os mesmos do que o Arouca, que subiu a sexto.

Fonte: Vídeo BTV

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS