Ligue-se a nós

ARTE & CULTURA

TEATRO DE VILA REAL APRESENTA CARTAZ DE VERÃO

O Teatro de Vila Real celebra o verão com cerca de 40 propostas que vão desde a música, dança, cinema, novo circo e teatro de rua e decorrem nesta casa de espetáculos e no centro da cidade.

Online há

em

O Teatro de Vila Real celebra o verão com cerca de 40 propostas que vão desde a música, dança, cinema, novo circo e teatro de rua e decorrem nesta casa de espetáculos e no centro da cidade.

A programação do próximo trimestre do Teatro de Vila Real divide-se em dois grandes ciclos: “Do lado do verão”, que decorre entre julho e agosto, e “Algures a Nordeste”, em setembro.

Segundo anunciou hoje a casa de espetáculos, em comunicado, estão agendados mais de 40 eventos para estes três meses, em várias áreas e géneros, desde o teatro de rua, novo circo, dança, cinema e vários géneros musicais.

A partir de 27 de junho e até ao final de agosto, a programação do Teatro acontece “Do lado do verão” (ao ar livre), aproveitando a arquitetura do edifício e a envolvente paisagística do parque Corgo.

Este ciclo inclui um cartaz de 10 concertos no auditório exterior e no relvado junto ao café-concerto, com propostas da música moderna portuguesa e que vão desde Best Youth, Sopa de Pedra, Sean Riley & The Slowriders, Orquestra Bamba Social com Tiago Nacarato, Os Quatro e Meia, Marco Rodrigues, JP Simões, Joana Barra Vaz, Lince e a vila-realense Catarina Miranda (Emmy Curl).

Pelo meio, há cinema ao ar livre, com sessões na praça cénica do teatro e na zona histórica da cidade.

É também na zona histórica que acontece a terceira edição do “Arruada — ciclo de artes de rua de Vila Real”, produzido em conjunto com os serviços de animação e turismo da autarquia.

Entre 06 de julho a 25 de agosto, à sexta à noite e ao sábado de manhã, vão ser apresentadas 16 propostas de teatro de rua e novo circo, de companhias portuguesas e espanholas, com várias abordagens artísticas.

De 31 de julho a 04 de agosto tem lugar um novo projeto do Teatro de Vila Real, o ciclo “Clássicos de verão”, que “se pretende que seja a semente de um festival sobretudo de ar livre dedicado à música clássica”.

Durante cerca de uma semana, podem ouvir-se diariamente, em ambiente descontraído, vários compositores e formações clássicos ou de inspiração clássica, num programa que se cruza também com o cinema.

A transição entre o verão e o outono vai ser feita com a dança contemporânea, naquela que é a segunda edição do “Algures a Nordeste”, o festival organizado pelos teatros de Vila Real e Bragança e que, este ano, decorre de 08 a 29 de setembro.

O festival de dança contemporânea de Trás-os-Montes, apoiado pelo Norte 2020, apresenta de “uma programação eclética e ousada” no domínio da criação portuguesa.

Segundo o teatro de Vila Real, os coreógrafos convidados desta edição são Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Cláudia Martins/Rafael Carriço, Bruno Duarte e Daniel Cardoso.

ARTE & CULTURA

PORTO: SERRALVES RECEBE 37 OBRAS CONTEMPORÂNEAS DA COLEÇÃO DUERCKHEIM

A Fundação de Serralves, no Porto, assinou um acordo para receber em depósito 37 obras de 19 artistas provenientes da Coleção Duerckheim, que prevê ainda a doação de uma peça de Anselm Kiefer à instituição portuguesa.

Online há

em

A Fundação de Serralves, no Porto, assinou um acordo para receber em depósito 37 obras de 19 artistas provenientes da Coleção Duerckheim, que prevê ainda a doação de uma peça de Anselm Kiefer à instituição portuguesa.

Em comunicado, a Fundação de Serralves anunciou que vai receber, neste âmbito, o depósito de peças de Darren Almond, Georg Baselitz, Isaak Brodsky, Roman Buxbaum, Jake e Dinos Chapman, Theaster Gates, Gilbert & George, Antony Gormley, Damien Hirst, Zhang Huan, Stefan Hunstein, Anselm Kiefer, Michael Landy, Mamedov, Haralampi Oroschakoff, Sam Taylor-Wood, Matthias Wähner, Cerith Wyn Evans e Remy Zaugg.

O acordo inclui a doação de “Dat rosa miel apibus”, de Anselm Kiefer.

“É com grande alegria que Serralves recebe em depósito esta extraordinária coleção reunida ao longo de décadas de dedicação à arte pelo Conde Duerckheim. Este é um momento de grande importância para Serralves, e o acordo representa o reconhecimento da capacidade da Fundação para atrair e acolher as maiores coleções internacionais de arte contemporânea”, disse a presidente do conselho de administração da fundação, Ana Pinho, citada no mesmo comunicado.

De acordo com Serralves, o acordo foi possível graças à influência de Nuno Luzio, que deu a ideia ao Conde Christian Duerckheim, algo saudado por ambas as partes.

“Tendo estado fora de Portugal durante mais de 20 anos, Nuno Luzio demonstra o poder da diáspora portuguesa e o bem maior que podem fazer pelo seu país”, afirmou Ana Pinho.

Nascido em 1944 na região alemã da Saxónia, o industrial Christian Duerckheim viveu em Londres na década de 1960 e tornou-se num dos “mais significativos colecionadores da Europa”, como escreveu o jornal britânico The Guardian, em 2013, aquando de uma doação de 34 desenhos de artistas alemães modernos e de mais 60 trabalhos ao British Museum.

Em 2011, Duerckheim vendeu cerca de 80 obras através da leiloeira Sotheby’s por um valor recorde de mais de 100 milhões de libras, segundo notícias publicadas então pela imprensa especializada.

Na altura, ao New York Times, Christian Duerckheim afirmou que sempre quis ver a arte do seu tempo, enquanto alguém interessado em história que ficou obcecado com a arte do seu próprio país depois de ver uma obra de Georg Baselitz em 1970.

LER MAIS

ARTE & CULTURA

GUNS N’ ROSES ATUAM EM COIMBRA DIA 06 DE JUNHO DE 2025

A banda de rock americana Guns N’ Roses atua no Estádio Cidade de Coimbra no dia 06 de junho de 2025, anunciou hoje a promotora Everything is New.

Online há

em

A banda de rock americana Guns N’ Roses atua no Estádio Cidade de Coimbra no dia 06 de junho de 2025, anunciou hoje a promotora Everything is New.

Os bilhetes, de acordo com a mesma informação, ficam disponíveis na sexta-feira, às 09:00, nos locais habituais e em everythingisnew.pt.

“Os ícones do rock Guns N’ Roses acabam de anunciar uma extensa digressão pela Europa e Médio Oriente no verão de 2025, com passagem em Portugal a 06 de junho no Estádio Cidade de Coimbra”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

A banda estará acompanhada por Rival Sons e a digressão anunciada passa por estádios e festivais de 24 cidades.

Prevê-se estreias na Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo e regressos a Portugal, Espanha, Itália, Alemanha ou Reino Unido.

“Enraizados na cultura popular, o seu icónico álbum ‘Appetite For Destruction’, editado em 1987 e certificado diamante, destaca-se como ‘o álbum de estreia mais vendido de sempre nos EUA’ e ‘o 11.º álbum mais vendido de todos os tempos nos EUA'”, assinalou a promotora.

A pré-venda exclusiva para membros do fã-clube “Nightrain” começa na terça-feira, às 09:00.

Todos os subscritores da newsletter da Everything Is New terão acesso à pré-venda do espetáculo na quinta-feira às 10:00. Quem estiver inscrito, receberá um ‘e-mail’ a partir das 00:00 de quinta-feira com as instruções para aceder à pré-venda. Inscrições em everythingisnew.pt/newsletter.

Liderados por Axl Rose (voz, piano) e ainda com Duff McKagan (baixo), Slash (guitarra principal), Dizzy Reed (teclado), Richard Fortus (guitarra rítmica), Frank Ferrer (bateria) e Melissa Reese (teclado), os Guns N’ Roses estiveram em Portugal, mais recentemente, em 2022, em Algés.

A promotora do espetáculo recorda ainda que a banda tem vendas globais que ultrapassam os 100 milhões de unidades.

“O catálogo da banda inclui ainda ‘G N’ R Lies’ (5x platina), ‘The Spaghetti Incident?’ (platina), ‘Greatest Hits’ (5x platina) e ‘Chinese Democracy’ (platina). Além disso, são uma das bandas de rock mais ouvidas no mundo, com uma média de 24 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Após a histórica reunião do século, encabeçaram o festival Coachella e venderam mais de 5 milhões de bilhetes durante a digressão ‘Not In This Lifetime…'”, lembrou a Everything is New.

O preço dos bilhetes varia entre os 95 euros (relvado) e 155 euros.

Em 2023, o Estádio Cidade de Coimbra, que foi inaugurado com um concerto de Rolling Stones, recebeu quatro espetáculos de Coldplay.

O estádio já recebeu também dois concertos de U2, além de espetáculos de Madonna ou George Michael.

LER MAIS

MAIS LIDAS