RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

TELECOMUNICAÇÕES: ‘JÁ DEVÍAMOS TER COMEÇADO A TRABALHAR NO 5G’

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O administrador da NOS Jorge Graça defendeu ontem que Portugal já tinha de ter começado a trabalhar no desenvolvimento da tecnologia 5G, com as empresas a identificarem os desafios e a pensarem como podem ser mais eficientes.

O administrador da NOS com o pelouro da tecnologia, Jorge Graça, falava num painel sobre a quinta geração móvel (5G), no âmbito da conferência “Building the future”, organizada pela Microsoft Portugal, em Lisboa.

“Nós já tínhamos que ter começado, todos. As empresas a olharem para os desafios, a pensarem por nós”, sublinhou Jorge Graça.

O responsável alertou ainda para o efeito “perverso” que o 5G pode ter nas empresas, uma vez que passam a estar mais expostas ao “que há lá fora”, o que constitui um “maior desafio”.

“A solução para o problema é pensarmos nesta discussão de forma organizada e estrutural para o país. (…) Se isto é efetivamente a rede neuronal sobre qual toda a indústria, serviços e setores vão assentar, então vamos criar condições para tal”, acrescentou.

No mesmo painel participavam também os ‘chief technology officer’ (CTO, na sigla em inglês, responsável pela área tecnológica) da Vodafone e da Altice, João Nascimento e Luís Alveirinho, respetivamente, que partilharam da mesma opinião.

“Podemos continuar a ajudar as empresas a digitalizarem-se. (…) Grande parte dessa possibilidade já existe ao dia de hoje. (…) Este ponto é fulcral, porque não vale a pena esperar que o 5G esteja ‘maduro’”, afirmou o responsável de tecnologia da Vodafone.

Já Luís Alveirinho considerou “impossível pensar a economia digital sem pensar em parcerias e cooperação [com as empresas de outros setores]”. “Nós não vamos conseguir sobreviver sozinhos”, sublinhou.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) conta ter o projeto de regulamento do leilão para atribuir as licenças 5G este mês, sendo que em abril será a decisão e o início do procedimento do leilão.

As licenças vão ser atribuídas em meados deste ano.

O 5G é a quinta geração de rede móvel e vem suceder ao 1G (criado em 1980), ao 2G (de 1990), ao 3G (de 2000) e ao 4G (de 2010).

O que se espera é que, com o 5G, se chegue a uma velocidade de, pelo menos, 10 Gbps (Gigabits por segundo), permitindo a conexão de dados ilimitados em qualquer lado, a qualquer altura e em qualquer formato.

Neste novo padrão da banda larga sem fios haverá, então, mais velocidade, maior cobertura e mais recursos.

A nova infraestrutura, ainda em desenvolvimento na maior parte dos países da UE, será 100 vezes mais rápida do que a anterior, podendo chegar inclusive a 20 Gbps. Isto torna, por exemplo, as tarefas mais velozes, com o ‘download’ de um filme com um gigabyte a poder demorar menos de 10 segundos.

VEJA AINDA:

TELETRABALHO: NOVAS REGRAS ENTRAM EM VIGOR EM 01 DE JANEIRO DE 2022

Lusa

TRÁFEGO DE INTERNET EM BANDA LARGA FIXA SOBE 24,7% NO 3.º TRIMESTRE

Lusa

MAIS DE 100.000 TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA COM SALÁRIO MÍNIMO A PARTIR DE JANEIRO

Lusa

CRISE/ENERGIA: CONSUMO DE ELETRICIDADE AUMENTA 4% EM NOVEMBRO DEVIDO AO FRIO

Lusa

SETOR DA SARDINHA QUER PESCAR ‘UM BOCADINHO MAIS’ DURANTE MAIS TEMPO EM 2022

Lusa

VENDAS DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL E ESPANHA SOBEM 26% FACE A 2020 MAS CAEM 23% FACE A 2019

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit