Ligue-se a nós

NACIONAL

TEMPERATURAS VOLTAM A SUBIR

As temperaturas vão subir esta segunda-feira entre 3 e 7 graus Celsius em Portugal continental, prevendo-se máximas superiores a 30 graus em algumas regiões, informou a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

As temperaturas vão subir esta segunda-feira entre 3 e 7 graus Celsius em Portugal continental, prevendo-se máximas superiores a 30 graus em algumas regiões, informou a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Vamos ter uma subida acentuada da temperatura entre 03 a 07 graus. Para hoje estamos a prever 29 graus em Lisboa, em Vila Real 26 e no Alentejo vão estar acima dos 30/31”, adiantou a especialista do IPMA.

De acordo com Paula Leitão, hoje ainda está prevista nebulosidade, principalmente nas regiões do Norte e Centro com neblinas e nevoeiros em alguns locais e nebulosidade média alta, podendo ainda haver alguma precipitação muito fraca e dispersa nas regiões do interior à tarde.

“Amanhã [terça-feira] continuamos com condições para alguma nebulosidade e a temperatura vai subir um pouco mais. No interior norte e centro há possibilidade de ocorrência de alguns aguaceiros dispersos e pouco frequentes”, disse Paula Leitão.

A meteorologista explicou que a subida na terça-feira será muito ligeira 01 a 03 graus.

“Na quarta-feira, a tendência já é para uma descida acentuada [3 a 7 graus] das temperaturas e condições para alguma precipitação”, salientou a meteorologista.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê para para o continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até meio da manhã e nas regiões do interior Norte e Centro durante a tarde, onde há possibilidade de aguaceiros dispersos.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste durante a tarde no litoral oeste a sul do cabo Mondego, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior e subida acentuada da temperatura máxima

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas, vento fraco a moderado de nordeste e pequena subida de temperatura.

Para os Açores, o Instituto prevê para o grupo ocidental (Flores e Corvo) períodos de céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, aguaceiros na madrugada e manhã e vento noroeste fresco a muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora, tornando-se bonançoso.

No grupo central (Faial, Pico, Graciosa, São Jorge e Terceira) prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, períodos de chuva durante a madrugada e início da manhã, passando a aguaceiros e vento sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 85 quilómetros por hora, rodando para norte e tornando-se fraco a bonançoso.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva que poderão ser fortes durante a madrugada, passando a aguaceiros e vento sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora, rodando para norte e tornando-se fraco a bonançoso.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 29 graus celsius, no Porto entre 15 e 23, em Vila Real entre 12 e 26, em Viseu entre 11 e 24, em Bragança entre 10 e 25, na Guarda entre11 e 21, em Castelo Branco 13 e 28, em Coimbra entre 14 e 28, em Santarém entre 13 e 31, em Évora entre 12 e 32, em Beja entre 14 e 31 e em Faro entre 17 e 30.

Quase todas as regiões do país com níveis ‘muito elevados’ de exposição à radiação UV

De acordo com o Instituto, as regiões de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Funchal e Porto Santo (Madeira), Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (Flores), nos Açores, apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV.

As regiões de Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) estão em risco ‘elevado’ de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

NACIONAL

TEMPO DE ESPERA PARA REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS AUMENTOU EM 2022

O tempo entre a identificação do doente para a rede de cuidados continuados e a existência de vaga aumentou em 2022, quando mais de 90% da população residia a uma hora ou menos de um ponto da rede com internamento.

Online há

em

O tempo entre a identificação do doente para a rede de cuidados continuados e a existência de vaga aumentou em 2022, quando mais de 90% da população residia a uma hora ou menos de um ponto da rede com internamento.

Segundo os dados da monitorização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) hoje divulgados, houve uma tendência de agravamento da mediana de tempo desde a identificação do doente para a rede (referenciação) até que se encontrasse uma vaga, tanto nas Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR) como nas Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM), em todas as regiões.

No final de 2022, aguardavam vaga para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) 1.562 utentes, mais 19,24% do que no ano anterior e mais 23,09% do que no final de 2020. Nas ULDM concentrava-se o maior numero de utentes à espera.

Relativamente ao ano anterior, no final de 2022 a Região de Lisboa e Vale do Tejo era a única que tinha menos utentes a aguardar vaga na RNCCI (passou de 671 para 649 pessoas), mas mesmo assim ainda era a região com mais utentes em lista de espera.

Os dados do regulador indicam ainda que, dos utentes efetivamente internados em 2022, cerca de 80% residia a 60 minutos ou menos da unidade respetiva e mais de 40% a 30 minutos ou menos.

Segundo a Monitorização sobre o acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, nas UC (Unidades de Convalescença) e nas Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) a mediana do tempo de espera agravou-se na maioria das regiões de saúde.

A duração média do internamento excedeu a duração previsível para a tipologia respetiva, na maioria das regiões de saúde, “o que impactará no tempo de espera até obtenção de vaga”, sublinha a ERS.

LER MAIS

NACIONAL

GOVERNO VAI PUBLICITAR FUNDOS EUROPEUS NA IMPRENSA NACIONAL E REGIONAL

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz “um mecanismo de reforço da transparência na utilização dos fundos europeus 2021-2027”, através da publicitação dos apoios nos jornais locais ou regionais e de âmbito nacional.

Online há

em

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz “um mecanismo de reforço da transparência na utilização dos fundos europeus 2021-2027”, através da publicitação dos apoios nos jornais locais ou regionais e de âmbito nacional.

O diploma foi aprovado em Conselho de Ministros e não foi detalhado na conferência de imprensa, hoje centrada na redução do IRS.

Na semana passada, durante a apresentação do programa do Governo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha anunciado esta medida.

“Vamos reforçar a transparência na aplicação dos fundos. Publicitar os fundos nos sites dos serviços públicos, é positivo, mas não suficiente. Decidimos, por isso, tornar obrigatória a publicação na imprensa, nacional e local”, anunciou, na quinta-feira passada, dizendo que esta alteração seria já hoje aprovada.

Na mesma ocasião, Montenegro manifestou a intenção de reforçar os meios de combate à fraude e à corrupção na aplicação dos fundos europeus.

“Na primeira semana deste Governo, já está assinado o despacho conjunto que determina a abertura de concurso para reforçar em 60% o número de inspetores especializados neste combate. É preciso executar depressa, mas bem”, afirmou, então.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS