TORNE OS SEUS SONHOS EM REALIDADE

Concretizar sonhos e ser feliz pode ser mais simples do que parece. O principal obstáculo que nos impede de o fazer é a nossa própria inércia, a dificuldade de sairmos da nossa zona de conforto e a facilidade com que nos acomodamos às situações.

Sonhar, agir, mudar e ser feliz… é tudo o que precisa para tornar os seus sonhos realidade. Propomos-lhe um desafio para levar a cabo durante 30 dias. Não é difícil, apenas precisa de força de vontade e determinação.

1 – SEJA CONSCIENTE E REFLITA ACERCA DOS SEUS DESEJOS
Quanto mais consciente estiver das suas metas, valores e necessidades, mais facilmente as vai alcançar. Viva com um propósito, ou seja, utilize as suas faculdades para alcançar as suas metas.

2 – NÃO LAMENTE OS FRACASSOS
Recorde com satisfação não só as suas vitórias, mas também os seus fracassos. Estes, (foram e) serão sempre lições de vida que lhe dão experiência, obrigam-na a sair da zona de conforto e ensinam-na a escolher o melhor caminho.

3 – ACEITE-SE COMO É E TENHA CONSCIÊNCIA DAS SUAS QUALIDADES
Procure ter uma visão realista de si própria, reconheça as suas qualidades e os seus defeitos. Ao reconhecer os seus defeitos, tenha uma maior consciência de si mesma e esforce-se para ser uma pessoa melhor.

4 – EVITE SER DEMASIADO DURA CONSIGO OU FAZER JULGAMENTOS PRECIPITADOS.
Esforce-se para afastar da sua mente todo o tipo de ideias e pensamentos negativos e autodestrutivos, que a impedem de alcançar os seus sonhos.

5 – RECUSE TODO O TIPO DE IDEIAS LIMITATIVAS
Se uma ideia a impede de alcançar um objetivo, crie de imediato uma ideia mais positiva que potencie o melhor que há em si e que a motive. Ideias e pensamentos positivos ajudam-na a alcançar as suas metas.

6- SER REALISTA NÃO É SER PESSIMISTA
O medo de sermos julgados, de sofrer, de fracassar ou de não correspondermos ao que os outros esperam de nós, faz com que criemos à nossa volta um escudo de proteção que nos impede de enfrentar a realidade. Para não cair neste ciclo, desenvolva capacidades e estratégias para enfrentar os problemas, estabeleça objetivos e procure atividades que lhe tragam satisfação pessoal. Para isso, mantenha à sua volta uma boa rede social. Sentir-se amada e acarinhada aumenta a autoconfiança, a coragem e a determinação.

7- TENHA O MEDO COMO SEU ALIADO
Tenha consciência de que ter medo do desconhecido, dos obstáculos a ultrapassar, ou de fracassar nos projetos, é normal. Por isso não faça dele uma desculpa para não avançar. Enfrente-o!

8 – USE E ABUSE DA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Seja a protagonista da sua vida, confie em si mesma e nas pessoas que a rodeiam, ame e sinta-se amada, valorize-se e valorize as pessoas à sua volta, oiça os outros, interprete os seus gestos e a sua linguagem. Crie harmonia à sua volta.

9 – PENSE POSITIVO
Podemos aprender com as más experiências se tivermos a capacidade de as interpretar de forma positiva. Como? Interpretando essas experiências de forma realista sem cair em dramatismos nem exageros. As coisas más transforme-as em oportunidades de aprendizagem para não voltar a repeti-las.

10 – ACEITE AS MUDANÇAS E APRENDA A LIDAR COM O IMPREVISTO
Se não enfrentar a mudança com medo do desconhecido jamais conquistará as suas metas ou sonhos. Aceite as falhas e os imprevistos, eles ensinam que nem sempre as coisas acontecem como as planeou, obrigam-na a reorganizar-se a refazer os seus objetivos e até a descobrir coisas que não imaginava.

11 – SEJA FLEXÍVEL E NÃO EXIJA DE SI MAIS DO QUE CONSEGUE DAR
Tenha noção de que na busca dos seus sonhos e na tentativa de alcançar as suas metas vai fazer escolhas erradas. Sempre que isso acontecer, não se recrimine, siga simplesmente por um novo e melhor caminho.

12 – TOME AS SUAS DECISÕES, FAÇA ESCOLHAS E ASSUMA OS RISCOS
As pessoas que têm dificuldade em fazer escolhas têm baixa autoestima. Desejam controlar tudo. A realidade é esta, você só sabe daquilo que é capaz quando faz, quando age, quando arrisca. Nessa altura, descobre um mundo infinito de capacidades.

13 – VIVA O PRESENTE E ESQUEÇA AS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS DO PASSADO
O passado só importa pelas lições que dele tiramos. O presente é o tempo que me importa. Só quando se abre inteiramente ao presente pode saborear cada minuto da sua vida.

14 – GOSTE DE SI
Aceite-se como é, cuido de si e da sua aparência. Se gostar de mim, tudo na sua vida flui melhor, vai sentir-se mais confiante e o equilibro entre o seu corpo e a sua mente é perfeito.

15 – VIVA COM ENTUSIAMO PORQUE CADA MOMENTO É ÚNICO
Quando alguma coisa a entusiasma e a apaixona, sempre que fala dela, põe a alma e o coração em cada palavra. E todos aqueles que a escutam sentem-se contagiados com o seu entusiasmo. Se viver com entusiamo, vai irradiar charme e felicidade.

16 – ESCUTE A SUA VOZ INTERIOR
Para alcançar a paz de espírito, escute a voz suave que tem dentro de si, ela sabe sempre o que é melhor para si.

17 – SEJA CRIATIVA E ORIGINAL
Ser criativa é dar corpo a algo novo e original. A criatividade só se desenvolve se for exercitada todos os dias. Qualquer atividade do dia a dia pode ser criativa e trazer-nos momentos de grande felicidade. Não há nada melhor que ver nascer uma obra da qual somos autores.

18 – REFLITA
Todos os dias, tire uns minutos para pensar em si, para refletir nas suas ações, para se questionar. Refletir acerca das suas ideias e vontades, faz com que se sinta mais motivada e preparada para fazer as escolhas certas.

19 – AGARRE AS OPORTUNIDADES
Mantenha-se atenta a todas as oportunidades de mudança, muitas vezes aparecem de forma inesperada e nesses momentos é necessário que tenhamos coragem de as agarrar de imediato e rumar ao desconhecido. Não se deixe vencer pela inércia ou pelo medo do desconhecido. Lembre-se que, a maioria das vezes, as oportunidades só aparecem uma vez.

20 – ESTABELEÇA METAS RAZOÁVEIS
A meta é uma estratégia, um caminho para conquistar e chegar onde deseja. Traçamos metas para conquistar objetivos, porém essas metas devem ser realistas e razoáveis. Assim que alcançar uma meta, estabeleça logo outra mais elevada.

21 – CONFIE NAS SUAS CAPACIDADES E PROCURE FAZER COISAS QUE A MOTIVEM
Quando estamos motivados, desfrutamos mais do nosso trabalho, aproveitamos melhor o tempo livre, cultivamos a nossa realização profissional e pessoal. A motivação é o impulso que nos leva a melhorar a nossa vida, que eleva a autoestima, a autoconfiança e o otimismo.

Dicas de (auto)motivação: Visualize na sua mente como gostaria de se ver no futuro e mentalize-se que vai ser capaz de o realizar. Pense numa atividade de que gosta muito e faça o que estiver ao seu alcance para a desenvolver. Estabeleça objetivos claros. Tenha SEMPRE CONFIANÇA em si. ATREVA-SE, não se conforme e ARRISQUE. Tenha segurança nas suas decisões.

22 – SEJA DONA DA SUA VIDA
Assuma o controlo e a responsabilidade pelos seus atos, pelas suas escolhas e pela sua vida. Faça apenas o que a faz sentir-se bem, assim estará a dar um passo em direção da verdadeira felicidade.

23 – TODOS OS DIA APRENDA ALGO NOVO
Se estiver aberta ao conhecimento e, principalmente, se tiver curiosidade e procurar conhecer coisas novas, entra num processo de evolução pessoal que melhora a sua vida e a vida das pessoas à sua volta. Procure o conhecimento e aplique-o!

24 – EXPRESSE AS SUAS EMOÇÕES
Fale abertamente dos seus sentimentos, necessidades e desejos. Fale sobre o efeito que as situações têm em si. Saber exprimir os sentimentos permite uma comunicação mais autêntica, amplia e enriquece as relações pessoais, melhora a saúde e a autoestima.

25 – SEJA FIEL A SI MESMA E NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR PELO QUE DIZEM DE SI
Não interessa o que pensam de si, mas sim o que Você pensa de si própria. Sempre que tem pensamentos positivos acerca de si, mostra segurança e autoestima e é mais atraente ao olhos dos outros. Orgulhe-se de todos os obstáculos que vence e dos objetivos que alcança.

26 – VENÇA A TIMIDEZ, SEJA AUTÊNTICA E NATURAL
Trabalhe a sua autoestima e autoconfiança, enfrente os seus medos para os vencer, mostre-se tal como é, seja natural e autêntica. As pessoas autenticas criam amizades sinceras e de qualidade. Sorria, observe, escute, coloque-se no lugar dos outros mas não se compare a ninguém.

Dicas para vencer a timidez: Participe em ações que lhe permitam relacionar-se com outras pessoas: faça voluntariado, participe em atividades da comunidade onde vive. Obrigue-se a sair de casa, a ir a festas e convívios, exposições, etc. Vá ao café, fale com as pessoas. Saia com os amigos, se recusar constantemente os convites, acabará por perder o contacto com as pessoas e a realidade.

27 – VALORIZE-SE, NÃO SE COMPARE A NINGUÉM
Evite comparar-se aos outros, em vez de se focar nas suas limitações, concentre-se nas áreas onde se destaca. As comparações prejudicam-nos, impedem-nos de sermos autênticos, fazem-nos perder o controlo sobre a nossa vida e diminui a autoestima. Adquira consciência de si mesma, defina metas pessoais para desenvolver a autoconfiança, tenha consciência das suas qualidades e procure aos pouco ultrapassar os seus limites.

28 – NÃO DEPENDA DA OPINIÃO DOS OUTROS E SEJA O SEU PRÓPRIO JUIZ
Quando nos preocupamos demasiado com a opinião das outras pessoas, passamos a viver em função delas e para as agradar. Se formos o juiz das nossas ações, deixamos de depender do exterior para nos sentirmos valorizados, passamos a depender só de nós mesmos e isso aumenta a autoconfiança e a autovalorizarão. Recupere a autoestima substituindo a necessidade de aprovação pela confiança em si mesma.

29 – AME-SE E DEIXE-SE AMAR
Quando damos amor e carinho a uma pessoa estamos a mostrar-lhe que é importante para nós e que a valorizamos. O amor une-nos às pessoas e leva-nos a praticar ações que nos trazem alegria e satisfação. Os vínculos afetivos são fortalecidos quando mostramos empatia, quando nos colocamos no lugar do outro, quando estamos abertos ao outro, quando somos autênticos, sinceros, tolerantes e respeitadores. Dar e receber amor contribui para o nosso equilíbrio psíquico.

30 – SEJA INDEPENDENTE
Quando gostamos de nós próprios, gostamos dos outros. Só conseguimos ser independentes quando temos as rédeas da nossa vida nas mãos. A chave para a nossa independência é o autoconhecimento, a autonomia e a autoestima, por isso, conheça-se a si própria, não dependa da aprovação dos outros, tenha consciência do seu valor e goste de si.

Maria Helena Martins | LifeStyle

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.