RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

UCRÂNIA: EXPULSÃO DA RÚSSIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA ESTÁ EM CIMA DA MESA – LONDRES

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) está entre as opções em cima da mesa, disse hoje um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

“Nesta fase, o primeiro-ministro não tomou posição sobre isso (…) O certo é que queremos ver a Rússia isolada diplomaticamente e vamos analisar todas as opções para o conseguir”, adiantou este porta-voz, questionado sobre uma eventual deposição da Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, em resposta à invasão da Ucrânia.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

PUTIN RESPONDE À NATO E SOBRE A UCRÂNIA ASSEGURA QUE ‘NADA MUDOU’ – GUERRA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

UCRÂNIA PODE CONTAR COM APOIO DA NATO ‘O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO’ – STOLTENBERG

Lusa

STOLTENBERG: ‘FINLÂNDIA E SUÉCIA TORNARÃO A NATO MAIS FORTE’

Lusa