Connect with us

INTERNACIONAL

UM TROJAN ESTÁ “ROUBAR” OS CLIENTES DO BANCO SANTANTER

Um trojan esteve em distribuição no Google Play Store, a loja oficial de aplicativos para o sistema operativo Android, e tem como alvo os clientes do Banco Santander no Brasil.

Data:

em

Um trojan esteve em distribuição no Google Play Store, a loja oficial de aplicativos para o sistema operativo Android, e tem como alvo os clientes do Banco Santander no Brasil. Este trojam surge disfarçado de, pelo menos, seis aplicações diferentes e aparentemente inofensivas, nomeadamente aplicativos que prometem descontos em voos, restaurantes e “memes” do recente presidente eleito Jair Bolsonaro.

Tudo isto é um “chamariz” e claro que é tudo falso. Na realidade, o trojan é voltado para o roubo de informações bancárias. Uma vez instaladas essas aplicações aparentemente inofensivas, o malware aplica uma sobreposição sobre o app oficial do Santander, capturando os dados de acesso pela aplicação oficial do Banco Santander; e assim os “crimonosas” ficam passam aceder às contas bancárias das “vítimas”.

A denúncia foi feita pelo perfil Defesa Digital, no Twitter, e confirmada por uma ferramenta de análise de ameaças da Avast. De acordo com a empresa especializada em segurança digital, os softwares maliciosos já acumulariam mais de seis mil downloads e foram registados em nome das empresas: MatriFOT e a NortSofts. Apesar de apenas seis softwares maliciosos terem sido identificados, na realidade estas empresas possuem 1 aplicações dispiníveis no Google Play Store.

Ainda de acordo com a Avast, a Google foi informada sobre a presença dos softwares fraudulentos em sua loja de aplicativos, com todos sendo de imediato removidos, bem como os perfis dos programadores. A descoberta foi feita ontem segunda-feira (29), e já hoje terça (30) as aplicações suspeitas foram eliminadas do Google Play.

O QUE É UM TROJAN ?

O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC, smartphone, tablet ou smarttv.

AS MAIS LIDAS