VALONGO: RECIVALONGO ‘RESPONDE’ À AUTARQUIA EM COMUNICADO

Em resposta à notícia: VALONGO: AUTARCA DENUNCIA DESCARGA ILEGAL DE LIXIVIADO IMINENTE EM ATERRO, a Rádio Regional recebeu um esclarecimento da RECIVALONGO, que aqui reproduzimos integralmente.

ESCLARECIMENTO ENVIADO PELA RECIVALONGO

Perante o alarme social causado pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo na comunicação social, a Recivalongo informa que:

  • As declarações do Presidente da Câmara Municipal de Valongo são falsas, como poderão confirmar todas as entidades licenciadoras e fiscalizadoras a quem a Recivalongo vem prestando informação de forma regular, proativa e adequada.
  • A Recivalongo nunca efetuou nem prevê realizar qualquer descarga de lixiviados para o meio hídrico. Por incapacidade das Águas de Valongo, a Recivalongo tem desde 2017 um contrato com as Águas do Norte para o tratamento de lixiviados. Para evitar a acumulação de lixiviados no aterro do Sobrado, estes têm sido deslocados via camiões até ao destino de tratamento, nas Águas do Norte, pelo que as acusações feitas pela autarquia de Valongo não fazem qualquer sentido.
  • De igual modo, a multa referida pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo está neste momento em fase de contestação por parte da Recivalongo uma vez que os fundamentos que a originam são falsos. Não só é falso que a Recivalongo tenha feito tal descarga, como o Presidente falta à verdade quando diz que a multa diz respeito a uma descarga para a ribeira de Vilar, contradizendo o próprio auto da Câmara Municipal, que refere descarga para o colector municipal.
  • A Recivalongo tem prestado toda a colaboração e informação no âmbito da Comissão de Acompanhamento constituída pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Câmara de Valongo.
  • A Recivalongo repudia as falsas declarações prestadas pelo autarca de Valongo, tendo já tomado as medidas necessárias do ponto de vista jurídico para proteger o bom nome da empresa.
  • A Recivalongo trata os resíduos de mais de 1.000 empresas da região desde 2012 e está devidamente licenciada para o exercício das suas atividades cumprindo com todos os requisitos legais e normativos. Os seus sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental encontram-se igualmente certificados. Adicionalmente, a empresa foi alvo de mais de 20 ações de fiscalização em 2019, tendo demonstrado a total conformidade em todas as vistorias.
  • A Recivalongo obedece às melhores práticas da sua atividade, contribuindo para a Economia Circular. A empresa manterá a transparência e cooperação que têm caracterizado o seu relacionamento com o Governo e as entidades licenciadoras e fiscalizadoras. A Recivalongo reitera o seu compromisso com a comunidade local ouvindo as opiniões genuínas da população e cumprindo escrupulosamente com todos os requisitos legais e normativos.

3 reações em “VALONGO: RECIVALONGO ‘RESPONDE’ À AUTARQUIA EM COMUNICADO

  1. Sem entrar em avançados comentários , sinto-me incomodado com tanta boa gente preocupado com algo que lhe pouco diz respeito, quanto ao ambiente e no que e sua obrigação de contribuírem para a limpeza e ambiente nada fazem. Com isto digo os cidadãos deste concelho estão mal habituados, senão vejam todos os dias na Rua Rodrigues de Freitas entre a Farmácia Confiança e a entrada para o prédio 1446 os habitantes colocam os seus lixos mal condicionados logo a saída dos prédios, durante todo o dia e fins de semana. Será com estas atitudes pessoas que merecem melhor ambiente.
    Muito perto existem locais próprios……………. bem visíveis e limpos. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.