Ligue-se a nós

REGIÕES

VIANA DO CASTELO: INICIATIVA CIVIL OFERECE EQUIPAMENTOS AO HOSPITAL

A Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, inicia hoje as comemorações dos seus 38 anos oferecendo equipamentos, no valor de mais de 11 mil euros, a vários serviços daquela unidade hospitalar.

Online há

em

A Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, inicia hoje as comemorações dos seus 38 anos oferecendo equipamentos, no valor de mais de 11 mil euros, a vários serviços daquela unidade hospitalar.

“Oferecemos um total de 38 televisores, no valor de cerca de 6.500 euros, contribuindo para o bem-estar dos doentes internados nos serviços de Medicina, Cirurgia, Ortopedia, Neurologia, Cuidados Intensivos e Intermédios Polivalentes. Ao serviço de Imuno-Hemoterapia foram oferecidos cerca de 4.500 euros em aparelhos para o serviço de sangue”, disse hoje à Lusa o presidente da Liga dos Amigos do hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura.

A Liga, formalmente constituída em 1981, tem na promoção da dádiva de sangue e no apoio direto aos doentes as suas principais áreas de atividade.

O médico especialista em Medicina Interna, já reformado, antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo e fundador da Liga, acrescentou terem ainda sido entregues ao serviço de Imuno-Hemoterapia “uma placa de arrefecimento do sangue e o respetivo cesto de transporte e, ainda, um selador de mesa ‘Weld T’ para os sistemas de colheita”.

Durante este ano, segundo dados revelados pela Liga, “o hospital recebeu 6.094 dádivas de sangue, das quais 4.548 doadas no serviço de sangue e 1.546 colhidas nas brigadas externas”.

A sessão comemorativa dos 38 anos daquela entidade está marcada para o dia 30, “com a homenagem a dadores de sangue, voluntários e beneméritos, cujas contribuições permitiram a aquisição dos equipamentos já oferecidos ao hospital e de outros que vão ser entregues na sessão a diferentes serviços hospitalares”.

“Ainda estamos a reunir verbas e pedidos dos serviços, mas seguramente vamos oferecer os televisores suficientes para que todas as enfermarias e isolamentos do hospital fiquem com um moderno televisor, substituindo os velhos caixotes”, destacou.

Em 38 anos de atividade, a Liga dos Amigos do Hospital ofereceu “múltiplos equipamentos técnicos aos serviços de Urgência, de Cirurgia, Medicina, Cardiologia, Pneumologia, Obstetrícia, Pediatria e Imuno-Hemoterapia”.

Em outubro, a Liga disse estar a investir “mais de 30 mil euros na ampliação do serviço de Radiologia para rentabilizar o novo mamógrafo digital com estereotaxia da unidade” que ofereceu ao hospital de Santa Luzia.

O novo equipamento, que custou 92.250 euros, “entrou em funcionamento em abril e realizou exames a mais de 600 mulheres, além de ter permitido intervenções que não eram viáveis com o equipamento que foi desativado”.

A Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM) é constituída por dois hospitais: Santa Luzia, em Viana do Castelo, e Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.

REGIÕES

LAMEGO: TRÊS VIATURAS ARDERAM DURANTE A MADRUGADA

Três carros arderam hoje de madrugada numa avenida da cidade de Lamego, não estando as causas ainda apuradas, disse à agência Lusa fonte do comando sub-regional do Douro.

Online há

em

Três carros arderam hoje de madrugada numa avenida da cidade de Lamego, não estando as causas ainda apuradas, disse à agência Lusa fonte do comando sub-regional do Douro.

A mesma fonte explicou que o alerta foi dado cerca das 06:00 e que “um carro ardeu na totalidade, outro parcialmente e o terceiro um pouco”, na Avenida 05 de outubro.

Deslocaram-se ao local duas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Lamego (distrito de Viseu), com dez operacionais, e a PSP, acrescentou.

LER MAIS

REGIÕES

MAIA: ATUAL E EX-PRESIDENTE DA CÂMARA JULGADOS EM OUTUBRO POR PECULATO

O atual presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, o seu antecessor, Bragança Fernandes, e outros quatro arguidos começam a ser julgados em 17 de outubro, pelo crime de peculato, num processo de “apropriação indevida de dinheiros”.

Online há

em

O atual presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, o seu antecessor, Bragança Fernandes, e outros quatro arguidos começam a ser julgados em 17 de outubro, pelo crime de peculato, num processo de “apropriação indevida de dinheiros”.

Fonte judicial disse hoje à agência Lusa que o início do julgamento está marcado para as 09:30 no Tribunal de Matosinhos, no distrito do Porto, onde está deslocalizado o Juízo Central Criminal de Vila do Conde.

A acusação do Ministério Público (MP) sustenta que cinco dos seis arguidos, incluindo o ex-presidente da autarquia, Bragança Fernandes, e o atual vereador Hernâni Ribeiro, terão apresentado 433 despesas aos serviços municipalizados através de um alegado esquema fraudulento de pagamento de faturas.

Quanto ao atual presidente da Câmara de Maia, António Silva Tiago, que, em outubro de 2017, sucedeu a Bragança Fernandes, vai também ser julgado neste processo por peculato, à semelhança dos restantes arguidos, mas por ter autorizado o pagamento de algumas das faturas em causa.

O MP defende que Bragança Fernandes, presidente do município de 2002 a outubro de 2017 e atual presidente da Assembleia Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, vereador no atual executivo, os antigos vereadores Ana Vieira de Carvalho e Manuel Nogueira dos Santos e Albertino da Silva, ex-diretor delegado do SMEAS – Serviços Municipalizados de Eletricidade, Água e Saneamento, apresentaram, entre 2013 e 2018, 433 faturas relativas a despesas com refeições e aquisição de equipamento informático, totalizando quase 53 mil euros.

“Foram autorizadas 433 despesas com refeições, correspondendo 233 a refeições ocorridas em sextas-feiras (predominantemente jantares), dias de fim de semana e feriados, em restaurantes de nível ou custos elevados, e invocando-se o pagamento de refeições a entidades também elas recebedoras de despesas de representação”, frisa o MP.

Os arguidos requereram a abertura de instrução, mas o Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos pronunciou (decidiu levar a julgamento) todos os arguidos nos exatos termos da acusação do MP, adiantou anteriormente à Lusa fonte judicial.

A acusação indica que os arguidos obtiveram “proveitos monetários, económicos e de material informático que não lhes era devido, e que lhes era acessível através das funções que desempenhavam na estrutura do SMEAS e no esquema fraudulento de pagamento de faturas não devidas” por si instituído.

“Os membros do Conselho de Administração [do SMEAS], os arguidos Bragança Fernandes, Hernâni Ribeiro, Ana Vieira de Carvalho, Nogueira dos Santos e Silva Tiago, que assinavam, isolada ou em conjunto, a respetiva ‘ordem de pagamento’ tinham conhecimento sobre o conteúdo do mesmo, bem como tinham a faculdade de confrontar a fatura e os bens nela descritos, bem como o seu justificativo, pelo que é nessas condições que assumem a autorização do pagamento da mesma”, diz o MP.

A acusação aponta também falhas na forma como os arguidos faziam a gestão do SMEAS, “que passava pela adoção de procedimentos de controlo e ‘compliance’ perfeitamente anódinos ou inexistentes”.

“Os arguidos, em conjugação de esforços e em execução de plano por todos arquitetado, de comum acordo, permitiram que os membros do Conselho de Administração do SMEAS e o seu diretor delegado fizessem suas quantias pertencentes ao SMEAS, correspondentes a refeições que deveriam ter sido por si suportadas”, no valor de quase 53 mil euros, refere o MP.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS