RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

VILA REAL: REDUÇÃO DE 3% DA CRIMINALIDADE EM 2018

O comandante distrital da PSP de Vila Real disse hoje que, em 2018, foram registadas 1.189 ocorrências criminais na área de intervenção desta polícia, o que representa uma diminuição de 2,9% relativamente a 2017.

O superintendente Vítor Barros Soares fez hoje, em Chaves, um balanço da atividade desta polícia, durante as comemorações do 136.º aniversário do Comando Distrital.

De acordo com o responsável, durante o ano passado, foram registadas pelo comando de Vila Real 1.189 ocorrências criminais, o que disse representar “uma ínfima percentagem de 0,7% das ocorrências verificadas a nível nacional”.

São maioritariamente, acrescentou, crimes contra o património, seguidos pelos crimes contra as pessoas e crimes contra a vida em sociedade.

No ano passado, a PSP contabilizou 673 ocorrências criminais em Vila Real e 516 ocorrências em Chaves.

“Desta análise, concluímos que, a criminalidade geral em 2018, registou uma diminuição de 2,9%, comparada com o período homólogo de 2017”, salientou.

O comandante adiantou que, já no primeiro trimestre de 2019, “a criminalidade geral verifica uma estabilização, facto que se repete na criminalidade violenta e grave”.

Em 2018, foram efetuadas 593 operações de visibilidade policial e 1.123 operações de fiscalização de trânsito e foram detidas 181 pessoas.

Neste período, a PSP controlou 43.750 veículos por radar, levantou 596 autos de contraordenação por excesso de velocidade, submeteu 8.911condutores ao teste de alcoolemia e levantou 136 autos de contraordenação por excesso de álcool.

Vítor Barros disse ainda que, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a polícia apreendeu 428 doses de droga e elaborou 35 autos de ocorrência por consumo.

Relativamente à atividade de fiscalização de armas e explosivos, foram efetuadas 16 fiscalizações a armeiros e 97 a locais de consumo de explosivos (nomeadamente pedreiras, obras de construção civil e explorações agrícolas), tendo sido elaborados 19 autos de notícia por contraordenação.

O objetivo destas ações é “precaver que esta matéria explosiva e seus componentes não sejam desviados para fins diferentes a que se destinam”.

De acordo com o responsável, foram transferidas para o departamento de armas e explosivos da direção nacional da PSP 554 armas e 634 munições.

O comandante, no seu discurso, mostrou-se preocupado com “determinados tipos de delitos e de comportamentos antissociais que visam diretamente o cidadão e, como tal, fortemente influenciadores do sentimento de segurança da população”.

Nesse sentido, destacou a aposta no policiamento de proximidade e de visibilidade e referiu que, em 2018, foram realizadas 548 ações nas escolas e ainda 51 direcionadas para o comércio seguro.

A festa de aniversário incluiu uma exposição de meios da PSP no Largo das Freiras, patente ao público hoje, em Chaves, e a 5.ª edição da caminhada solidária que se vai realizar no sábado e é organizada em conjunto com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

GOVERNO LANÇA PROJETO “MULTIBANCO + PERTO” PARA COMBATER INFOEXCLUSÃO

Rádio Regional

MACEDO DE CAVALEIROS: SUSPEITO DE TENTAR MATAR DOIS HOMENS FOI DETIDO

Rádio Regional

JOÃO BARROSO TOMA POSSE COMO REITOR DA UTAD NO DIA 20 DE JULHO

Rádio Regional

SEGURO: “O JORNALISMO REGIONAL É UM PILAR DA DEMOCRACIA”

Rádio Regional

GNR JÁ DETEVE 134 PESSOAS POR CRIME DE INCÊNDIO

Rádio Regional

UEFA ACUSA FIFA DE VIOLAR REGRAS AO ANULAR EXPULSÃO DE BALOGUN

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.