Connect with us

REGIÕES

VINHAIS CAPITAL DA CASTANHA DE 10 A 12 DE NOVEMBRO

Arranca hoje mais uma edição de evento “Rural Castanea”, que fará de Vinhais a Capital da Castanha.

Notícia publicada há

em

Arranca hoje mais uma edição de evento “Rural Castanea”, que fará de Vinhais a Capital da Castanha. Com fortes raízes tradicionais ligadas à produção agrícola da castanha, este evento – tal como nas edições anteriores – pretende promover a castanha enquanto produto alimentar de excelência.

O certame vai permitir ao longo de três dias um programa vasto e diversificado, como as Jornadas Técnicas/Sessões de Esclarecimento, o Magusto no Maior Assador de Castanhas do Mundo (Recorde do Guiness Book), os vários concursos (Mel, Castanha, Comilões de Castanha, Doçaria com Castanha, Cabra Preta de Montesinho), chegas de touros de raça mirandesa, passeios pedestres, Raid TT, passeio BTT, entre outros.

Vinhais é um dos maiores produtores de castanha de Portugal e junto com Bragança, a Terra Fria Transmontana, são responsáveis por dois terços da produção nacional, 80% da qual está concentrada na região de Trás-os-Montes.

As cerca de 10 mil toneladas anuais de Vinhais equivalem a uma facturação “entre 15 a 20 milhões de euros”, fazendo da castanha o produto com maior peso económico, apesar de ser o fumeiro o ex-líbris deste concelho, em pleno Parque Natural de Montesinho.

O grosso da produção é exportado para Itália. A campanha deste ano ainda é uma incógnita, segundo o dirigente. O verão seco atrasou o desenvolvimento da castanha em duas semanas e só quando começarem a cair dos ouriços é que será possível ter a percepção se, apesar das adversidades, o fruto vingou.

Vinhais convida para um fim-de-semana dedicado à castanha, costumes e tradições de Trás-os-Montes, e claro com a presença da melhor gastronomia da região.

Fica aqui o programa:

Partilhe já com os amigos:

OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
COMENTÁRIOS AQUI

DEIXAR O MEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

AS MAIS LIDAS